Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 23 de agosto de 2014

Santos - Projeto do Teleférico é apresentado aos moradores dos morros

12AGO

Dúvidas e questionamentos sobre a implantação do Sistema de Teleféricos nos morros da cidade foram dirimidas nesta segunda-feira (11) à noite pelo presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves, e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Gonçalves Lima Jr., durante reunião realizada no Centro Turístico, Esportivo e Cultural do Morro do São Bento. O encontro reuniu lideranças e moradores daquela região. Um vídeo foi exibido mostrando o funcionamento do sistema do modal.
Os moradores conheceram o projeto em detalhes. O teleférico fará um percurso de 4 km de extensão a uma velocidade de 17km/h, transportando 1000 passageiros/hora em cada sentido e cerca de 12 mil por dia. Serão 66 cabines (para oito pessoas) e cinco estações dotadas de completa infraestrutura: Valongo, São Bento, Vila Progresso, Nova Cintra e Caneleira. O tempo de viagem durará 15 minutos.
“O sistema vai agilizar o deslocamento dos moradores dos morros e será integrado a um pacote maior de obras de mobilidade urbana, do qual fazem parte também corredores de ônibus ligando o Centro Histórico à Zona Noroeste, uma ponte no Rio São Jorge entre São Manoel e Piratininga e um viaduto na Av. Martins Fontes, o que beneficiará cerca de 200 mil pessoas”, destacou o presidente da CET.
Licitação
A prefeitura, conforme ressaltou, deverá enviar documentos e o RAP (Relatório Ambiental Prévio) à Cetesb até setembro. “Após a aprovação das análises, vamos iniciar o processo licitatório. As obras deverão ter início até o final de 2016, com prazo de 24 meses para execução. O financiado será com verba do PAC Mobilidade Médias Cidades.
Já o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Gonçalves, salientou a clareza do projeto quanto às negociações com os moradores e a preservação do meio ambiente. “Realizaremos reuniões e já iniciamos as conversações com alguns moradores da área. Todos serão respeitados quanto aos seus direitos”.
Expectativa
Os moradores da Vila Progresso, Ozéias Silva (residente há 48 anos) e Maria das Graças Alves do Santos (há quase 30 anos) estão entusiasmados com o projeto. “Acho uma evolução para a comunidade dos morros, já que o teleférico vai permitir uma integração mais rápida com as demais regiões da cidade e outros benefícios”, disse Ozéias.
“Além do transporte e mais urbanização, o teleférico servirá como atração turística, já que a vista do morro sobre a cidade é linda”, completou Maria das Graças.
Fonte: Prefeitura de Santos
http://www.santos.sp.gov.br/noticia/909726/projeto-do-telef-rico-apresentado-aos-moradores-dos-morros

Nenhum comentário:

Postar um comentário