O litoral do Paraná será o principal destino de quem viajará de ônibus, saindo da Rodoviária de Curitiba, entre esta quinta-feira (26) até terça-feira (31). Dos 130 mil embarques previstos até o fim do ano, aproximadamente 53 mil são para o litoral do estado, ou 41% dos passageiros.
Com o grande movimento, a recomendação para quem vai viajar de ônibus é que saia de casa mais cedo, tenha os documentos em mãos e, se possível, utilize o transporte coletivo.
Confira algumas dicas para viajar com tranquilidade:
Bloqueios- A Secretaria de Trânsito (Setran) fará um trabalho especial para orientar o fluxo do tráfego de veículos na região do rodoferroviária de Curitiba. As operações referentes ao tráfego de ônibus de viagem, ônibus do transporte e veículos normais acontecem entre as 17h e 2 horas da manhã nos dias 27 e 30 de dezembro; e entre as 5 horas da manhã e meia-noite dos dias 28 de dezembro e 1º e 5 de janeiro. Confira Aqui as modificações.
Passagem - Planeje sua viagem com antecedência. Sempre que possível, compre também o bilhete de volta. Isso ajuda as empresas a planejar o atendimento e evitar filas. Várias empresas vendem passagem pela internet.
Horários – Os horários e a relação das empresas rodoviárias, com telefone e endereços estão disponíveis no site. Entre em www.urbs.curitiba.pr.gov.br clique em Comunidade e em seguida em Rodoferroviária.
Bagagem - Organize sua bagagem para que você tenha menos volumes para carregar. Quanto mais bagagem, mais cuidado você deverá ter para não perder nenhum volume esse locomover. Como em qualquer outro lugar, tenha cuidado com seus pertences, bolsas e carteiras.
Transporte - Se possível, use o transporte coletivo para chegar à rodoviária. Na frente do terminal param os expressos Centenário/Campo Comprido e Pinhais/Rui Barbosa. O sistema integrado permite acesso a estas linhas a partir de diferentes terminais ou mudando de ônibus em estações tubo.
Veículos particulares só poderão parar na frente da rodoviária para desembarque do passageiro. O motorista só poderá ajudar a descarregar as malas não podendo deixar o carro parado.
Tempo – Chegue com antecedência para evitar transtornos. Lembre que nesta época o movimento de passageiros é grande e que todos os serviços da rodoviária estão concentrados em um único bloco, no da frente. Chegue com pelo menos meia hora antes da viagem.
Agilize – Todos os embarques são feitos pelas catracas que estão sinalizadas e visíveis à distância. Chegue na catraca com a passagem e documento em mãos, evitando formação de fila. Lembre-se que outros passageiros também têm hora para embarcar. Fiscais da Urbs estarão ao lado de cada catraca para ajudar o passageiro e agilizar a entrada.
Crianças - Atenção para os documentos exigidos. Não será permitido embarque sem apresentação da documentação obrigatória. Informe-se: Vara da Infância e da Juventude, na Avenida Iguaçu, 750, fone (41) 3223 4672. Atendimento das 12h às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
Achados e Perdidos - O serviço funciona na Administração, no piso superior da Rodoviária. Os objetos encontrados são guardados por até 90 dias e, se não procurados, são encaminhados à Fundação de Ação Social. Documentos são encaminhados, semanalmente, ao setor de achados e perdidos dos Correios. Os Correios atendem pelo telefone gratuito 0800-5700100.
Fundação de Ação Social – Funciona na ala ferroviária, onde fica a Casa do Regresso. Atendimento de segunda a sábado e feriados, das 8h às 18h. Telefones: (41) 3320-3151 e (41) 3321-2705.
Avisos / utilidade pública - Funciona na Administração da Rodoviária, no piso superior. Atende todos os dias, das 6h à meia-noite. Telefones: (41) 3320-3045 e 3320-3023.
Transporte de animais – Antes de embarcar, consulte a empresa de ônibus. Cada empresa segue regras próprias sobre o transporte de animais. Informações também podem ser obtidas com a área de Sanidade Animal, do Ministério da Agricultura, pelos telefones 41 - 3361-4080; 3361-3974, ou 3361-4085.
Fiscalização – As linhas interestaduais são fiscalizadas pela Agência Nacional de Transporte terrestre (ANTT), telefone 41-3320-3024. As linhas intermunicipais, pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), telefone (41) -3320-3040. Ambos funcionam no piso superior da Rodoviária e atendem em horário comercial.
Polícia Militar - Posto de atendimento 24 horas, no piso superior
Bancos – Na Rodoviária há caixas automáticos do Banco 24 Horas e do Itaú. Ficam no térreo.
Estacionamentos - Acesso pela Avenida Affonso Camargo. Na primeira entrada de veículos, acesso para o estacionamento da frente, que funciona 24 horas. Na segunda entrada de veículos (a que dá acesso ao bloco dos fundos) fica o estacionamento dos fundos, que funciona das 6h às 23h30.
O estacionamento custa R$ 4 por meia hora e R$ 5 a primeira hora. A partir da primeira hora, há fração de 15 minutos a R$ 1,25. A partir de cinco horas é contada diária que custa R$ 20,00.
Táxis
Até 6 de janeiro, os táxis ocuparão com exclusividade toda a área dos fundos da rodoferroviária (ala estadual em reformas) após a trincheira, para embarque de passageiros. Também haverá táxis disponíveis para embarque de passageiros no ponto do Mercado Municipal.
Ainda na parte dos fundos da rodoferroviária, mas antes da trincheira, os táxis terão uma faixa exclusiva de circulação separada por cones, entre as 17 horas e 2 horas da manhã dos dias 27 e 30 de dezembro e 1º e 5 de janeiro; entre as 5 horas da manhã e meia-noite no dia 28 de dezembro; e entre as 5 horas da manhã e meio-dia dos dias 26 de dezembro e 2 e 6 de janeiro.
Os demais veículos não terão acesso à área após a trincheira dos fundos da rodoferroviária, mas poderão circular na região antes da trincheira para desembarque de passageiros, devendo seguir pela passarela para sair do local.
Embarque e desembarque
Até 6 de janeiro, todos os desembarques de passageiros serão feitos exclusivamente no bloco novo, que fica ao lado da ala estadual bloqueada para reforma, com oito plataformas, enquanto as 24 plataformas da ala interestadual, da frente, já reformada, serão utilizadas exclusivamente para embarques.
Durante todo o período de movimento fiscais da Urbs e agentes da Setran rientarão os passageiros e demais usuários, auxiliados por faixas estrategicamente espalhadas nas ruas próximas e em volta do terminal.
Fonte: Prefeitura de Curitiba
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