Os coletivos farão a linha Canasvieiras-Centro a partir da próxima segunda-feira -
Divulgação / Arquivo Pessoal
Novo sistema de transporte promete trazer economia e
agilidade aos usuários
Joyce Santos | joyce.santos@diario.com.br
Ônibus especiais, semelhantes aos usados em Curitiba, circularão no trânsito de Florianópolis. Os três coletivos farão a linha Canasvieiras-Centro a partir da próxima segunda-feira.
Nesta quinta-feira de manhã uma cerimônia na Associação Catarinense de Medicina, com a presença do prefeito de Florianópolis, entre outras autoridades, marcará a apresentação dos veículos produzidos no Brasil. Os ônibus futuramente irão integrar o sistema BRT (da sigla em inglês Trânsito Rápido de Ônibus), com vias exclusivas, que deverá proporcionar mais agilidade e economia aos usuários. O modelo do sistema de transporte está em fase de licitação.
A primeira etapa de elaboração do projeto já foi concluída, assim como a segunda fase que apurou critérios técnicos e a terceira, para definir o valor do projeto, deverá ser definida até a próxima semana. O Secretário de transportes de Florianópolis, João Batista Nunes, prevê o prazo de seis meses para conclusão total da primeira etapa para implantação do sistema BRT que priorizará a linha Centro-Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
— A empresa vencedora do processo licitatório será responsável pelas pesquisas de fluxo, roteiro, e também impactos sociais e econômicos. Ela verificará as interferências que deverão acontecer na rua Lauro Linhares na Trindade, assim como Avenida Madre Benvenuta, entre outras possibilidades.
Nunes garante que não haverá problemas para o ônibus circular nas ruas da cidade. Maior do que os ônibus que circulam na cidade, o modelo Viale da empresa Marcopolo é o primeiro da marca a chegar no Brasil. Moderno e confortável, o veículo apresenta diferenciais, como por exemplo, espaço para bicicleta. O projeto original foi apresentado no dia 30 de junho de 2011, no Seminário de Mobilidade Urbana na Capital. Na data, o BRT de Florianópolis seria implantado em três linhas que sairiam do Centro para UFSC, outro para o Aeroporto Hercílio Luz e Continente.
Fonte: Clicrbs
Nenhum comentário:
Postar um comentário