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segunda-feira, 26 de março de 2012

Expresso Maringá testa ônibus híbrido Volvo em São José dos Campos


Empresa realizará testes com veículo durante uma semana em São José dos Campos 

A empresa Expresso Maringá, um dos três operadores de transporte coletivo urbano de São José dos Campos, testará um ônibus híbrido da Volvo durante uma semana. São José dos Campos, a 100 quilômetros da capital São Paulo, será uma das poucas cidades brasileiras a testar o avançado ônibus da marca – Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro tiveram o veículo rodando por suas ruas e avenidas em 2010, antes do Grupo Volvo decidir produzí-lo em seu complexo industrial localizado em Curitiba, no Paraná. As primeiras unidades saem da linha de produção no segundo semestre deste ano.



A apresentação do híbrido - e de um ônibus articulado da marca (B340M), com capacidade para mais de 170 passageiros - será feita às 9 horas desta sexta-feira 23, em um evento no Parque Tecnológico São José dos Campos, situado no quilômetro 137,8 da rodovia Presidente Dutra. Durante a manhã, técnicos da Prefeitura de São José dos Campos apresentarão o “Projeto Corredores” do transporte coletivo da cidade.

“São José dos Campos é conhecida nacionalmente por ser um polo urbano que aglutina empresas de alta tecnologia. Essa vocação tecnológica é uma excelente combinação com os veículos da Volvo, que são o que há de melhor e mais avançado em veículos comerciais”, diz Luis Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

Menos emissões e ruídos

A tecnologia híbrida da Volvo é revolucionária, pois permite uma economia de combustível (diesel) de até 35% e ainda reduz as emissões de gases poluentes entre 80 e 90%, na comparação com os veículos Euro3. “Além disso, traz outro grande benefício: o ônibus da Volvo emite muito menos ruídos que os veículos convencionais”, complementa Euclides Castro, gerente de vendas de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.

O ônibus que a Expresso Maringá testará em São José dos Campos tem dois motores: um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. “O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens”, observa Amaury Tartari, representante regional de vendas da Volvo em São Paulo.


Maior capacidade de transporte

O B340M com carroceria Neobus que será testado por cerca de um mês em São José dos Campos é um veículo usado largamente nos chamados BRTs (Bus Rapid Transit), sigla em inglês para os chamados sistemas organizados de transporte coletivo urbano, a exemplo do que existe em Curitiba.

Os BRTs usam corredores exclusivos para ônibus, onde o tráfego de outros veículos é proibido. As canaletas exclusivas para os ônibus permitem maior velocidade aos ônibus, garantindo que o passageiro chegue ao seu destino mais rapidamente e não perca tempo no trânsito ou em congestionamentos.

Com apenas um motorista e dividido por uma articulação, o B340M proporciona maior capacidade de transporte e menos emissões de poluentes para as cidades e mais conforto para os passageiros.

No mesmo evento, engenheiros da Volvo vão fazer uma apresentação sobre um sistema inteligente de gestão de transporte (ITS, na sigla em inglês) da marca. O ITS4mobility é a plataforma ITS da Volvo que fornece funcionalidades de controle de tráfego para os operadores e informações em tempo real aos passageiros. 


Divulgação

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