O prefeito João Paulo Papa (PMDB) e a EMTU descartam a volta dos cobradores nos ônibus municipais e intermunicipais. Para o chefe do Executivo, o sistema de bilhetagem eletrônica é um sucesso, pois só 20% dos passageiros pagam pelo serviço com dinheiro. Porém, admite que é pequeno o número de estabelecimentos que vendem cartões transporte: 42.
“A nossa meta é que todos usem os cartões pré-pagos. É um caminho natural e que vai muito bem. O fim do dinheiro nos ônibus dará maior agilidade no tempo de viagem, eficiência e segurança”, destaca.
Papa afirma que a CET-Santos e a Piracicabana analisam estratégias para ampliar os locais de comercialização dos bilhetes eletrônicos.
“A Prefeitura estuda a possibilidade de os permissionários das bancas cadastradas também atuarem como posto de venda dos cartões”, cogita.
Na avaliação de Papa, um debate oportuno na sociedade seria sobre a proibição do pagamento da passagem com dinheiro nos coletivos a partir de uma determinada data.
“Não vou decidir nada de forma unilateral. A Câmara Municipal é um bom fórum para se fazer essa discussão”, opina.
A Piracicabana explica que 80% dos usuários usam cartão nos ônibus intermunicipais. São 64 pontos de venda de bilhetes na região. “A empresa busca, com o órgão gestor de sistema, a ampliação desses postos”, informa.
Texto: Sandro Thadeu
Nenhum comentário:
Postar um comentário