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segunda-feira, 23 de maio de 2011

Santos lança movimento Faixa Viva para pedestres e motoristas

Foto de Marcelo Martins


De forma inédita na região, Santos conta a partir de agora com o movimento Faixa Viva, lançado nesta terça (10) pela prefeitura e CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que tem como bandeira a prioridade do pedestre nas faixas de travessia e símbolo o braço estendido. A iniciativa, educativa e sem aplicação de multa, pretende trazer mais harmonia ao trânsito e respeito na relação entre motoristas e pedestres. 

Apresentada para representantes das classes ligadas ao trânsito e transporte, o Faixa Viva é uma ação permanente, cujo objetivo é a mudança de hábitos por meio da conscientização dos munícipes. Parte do próprio Código de Trânsito Brasileiro, que no artigo 70 estabelece a preferência do pedestre numa faixa de travessia onde não há semáforos. 

"O Faixa Viva não é uma campanha, mas um movimento que resgata valores, como respeito e cortesia no trânsito, e que deve ser multiplicado espontaneamente para outras cidades da região, a partir da nova postura de motoristas e pedestres", disse o presidente da CET, Rogério Crantschaninov. 

Representando o prefeito, o vice-prefeito Carlos Teixeira Filho considera “fundamental o apoio da sociedade e a conscientização dos pedestres e motoristas para o sucesso do movimento”. A secretária de Comunicação Social, Rosana Major, acredita que, com a consolidação da Faixa Viva, 'Santos poderá ser conhecida no país como uma cidade que respeita os motoristas e pedestres'.

Nos próximos três meses, várias ações de divulgação serão veiculadas em jornais, rádios e tevês, além de cartazes dentro e fora dos ônibus e nas lotações. Após o lançamento oficial, no Parque Balneário Hotel, agentes da CET iniciaram a distribuição de 70 mil panfletos e mil luvas em formato de mão, para orientação de pedestres e motoristas, no Gonzaga. Pelo menos 35 mil adesivos e 500 adesivos de peito (bottons) serão entregues aos munícipes e 100 banners com a mensagem do movimento fixados nos centros de formação de condutores. 

Alunos da rede municipal também serão treinados para a travessia segura, assim como sociedades de bairros. Os participantes dos 10Km Tribuna FM/Unilus, domingo (15), receberão folhetos educativos da iniciativa com o kit da prova.

A campanha será estendida aos turistas. Para a temporada de verão está prevista a distribuição de folhetos informativos na travessia de balsas entre Santos e Guarujá e no pedágio da Imigrantes, com parceria da Dersa e Ecovias. A Porto Seguro também apoia o programa.

Demonstração no Gonzaga
Uma demonstração da Faixa Viva foi dada nesta terça no Gonzaga, na faixa de pedestres em frente ao Shopping Parque Balneário, onde espontaneamente os motoristas já dão a vez ao pedestre. Um grupo de atores caracterizados como Beatles solicitava a passagem aos veículos e atravessava sobre a faixa em fila, como John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison, na famosa capa do disco Abbey Road. 

O braço estendido é o símbolo do Faixa Viva. Para solicitar a travessia em faixa sem semáforo, o pedestre deve, ainda na calçada, estender o braço com a palma da mão virada para os veículos. A travessia só deve ser feita quando os carros pararem. Para os motoristas, a dica é agir como se o semáforo estivesse no sinal amarelo e acompanhar a movimentação dos outros veículos pelo retrovisor (veja detalhes abaixo).

O movimento Faixa Viva está de acordo com a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), que estabeleceu o período entre 2011 e 2020 como a "Década de Ação para Segurança Viária", visando à redução das mortes no trânsito em 50% num prazo de dez anos no mundo. Ele também se integra ao Movimento Santos pela Vida, que dissemina na cidade a cultura da paz.

Santos já vem reduzindo o número de vítimas fatais no trânsito. Em 2000, foram registradas 73 mortes. No ano passado, mesmo com o aumento da frota de veículos - no total são 272.139 - o índice caiu para 51. "Com o novo movimento, queremos diminuir ainda mais o número de acidentes", afirmou o presidente da CET. Desde dezembro, a empresa já revitalizou cerca de 7.500 faixas de segurança na cidade.

Experiências de sucesso
Iniciativas como o movimento Faixa Viva já obtiveram sucesso em outras cidades do país, como João Pessoa (PB) e Brasília. Para implantar o programa em Santos, a prefeitura e a CET vêm estudando as experiências bem-sucedidas na área há quatro anos.

Em 2007, o comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, Renato Azevedo, conduziu um workshop aos técnicos e dirigentes da companhia santista sobre a implantação do projeto em Brasília, onde a sinalização é respeitada há 14 anos.

Outro modelo foi João Pessoa, na Paraíba. Com características similares a Santos, como localização litorânea e potencial turístico, a cidade possui o Faixa Viva há seis anos. "Lá a população tem orgulho de respeitar a faixa de pedestres. Eles veem esse comportamento como um ato de cidadania", disse Ivson Teixeira, diretor de operações da CET.

Pedestres e motoristas aprovam mudança
Logo após a apresentação oficial, o movimento Faixa Viva ganhou a aprovação de pedestres e motoristas. A aposentada Rosa Domingues, moradora da Aparecida, afirmou que a iniciativa vai trazer benefícios para toda a população, “principalmente para idosos e crianças. Os motoristas vão nos respeitar mais". Ela disseque já faz sua parte atravessando sempre na faixa de segurança.

Presidente do Sindicato dos Taxistas de Santos, Luiz Antônio Guerra, garantiu que a campanha terá adesão da categoria, que vai participar de palestras sobre o tema. "Acredito que vai exigir uma mudança de comportamento e melhorar o trânsito para todos". O mesmo pensamento tem o presidente do Sindicato dos Motofrentistas, Paulo Cezar Barbosa. "A preferência do pedestre na faixa faz parte da lei de trânsito. Temos de respeitar a legislação e o próximo. Com isso, todos serão beneficiados".

Veja como a Faixa Viva funciona

Para os pedestres

- Localize a faixa de travessia mais próxima;
- Parar junto ao meio fio;
- Em vias de grande movimento, aguardar a aproximação de outras pessoas para realizar a travessia de forma conjunta;
- Estender o braço, solicitando a prioridade;
- Estabelecer contato visual com os motoristas que se aproximam, assegurando que eles o visualizaram;
- Iniciar a travessia somente quando os primeiros veículos já estiverem parados, e em ritmo normal;
- Observar a possível movimentação de motos ou bicicletas trafegando nos corredores entre veículos;
- Redobrar a atenção em ruas de mão dupla;
- Em vias dotadas de canteiro central, os procedimentos devem ser refeitos na segunda transposição;
- Nunca ‘fazer valer’ sua preferência na travessia. Na dúvida, não dê o primeiro passo.

Para os motoristas

- Redobrar a atenção ao se aproximar de faixas de travessia de pedestres sem semáforos;
- Ao avistar um pedestre solicitando a travessia, haja como se estivesse aproximando-se de um semáforo amarelo;
- Avalie as condições de segurança no seu entorno antes de conceder a prioridade;
- Caso perceba que outros veículos não visualizaram a solicitação do pedestre, acene com a palma da mão para que ele não inicie a travessia;
- Ao conceder passagem ao pedestre, acompanhe pelos espelhos retrovisores a movimentação dos demais veículos, intervindo com sinais de mão se achar necessário;
- Aguarde a completa travessia dos pedestres para colocar seu veículo em marcha.

Atualizado em 10/05/2011, às 17:50 






A ética em primeiro lugar! 
Fotografias de livre circulação, 
desde que conceda ao autor os devidos créditos. 

Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)

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