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sábado, 21 de maio de 2011

Internautas defendem melhora no transporte coletivo antes da implantação de novo corredor de ônibus

Quinta-feira, 19 de maio de 2011 - 15h30
Papo com editor


De A Tribuna On-line

Créditos: Paulo Freitas

A implantação de um corredor de ônibus na Rua João Pessoa, no Centro de Santos, despertou nos usuários uma série de dúvidas. Entre os internautas de A TribunaOn-Line, há quem condene o novo sistema, mas há também quem o aprove, mas com certas ressalvas.

Este é o caso da internauta Fabíola, que questiona, não apenas a qualidade do transporte coletivo, como também os preços “abusivos” cobrados pelo serviço na Cidade. Segundo ela, é mais vantajoso andar de moto do que pegar um ônibus na Cidade. 

“Não basta apenas tentar fazer com que os motoristas não tirem seus carros da garagem. É cômodo e por mais que seja complicado, vai continuar. A solução seria melhorar o inevitável e não dificultar”, comentou. 

Assim como Fabíola, o internauta Werter também cobra mais qualidade no transporte coletivo. “Espero que melhore o fluxo de veículos na João Pessoa, mas espero que melhore, principalmente, a qualidade dos coletivos”, diz. 

Para o internauta Alexandre Abreu, a implantação do novo sistema em um dos maiores conglomerados de trânsito de Santos também é válida, desde que haja respeito entre os motoristas dos coletivos. 

“O que vejo todos os dias são ônibus ocupando duas e até três faixas da avenida. Os carros serão multados caso utilizem o corredor, mas será que os ônibus também serão? Precisa ter a cooperação de todos e a fiscalização da CET. Todos precisam ser civilizados”. 

”Alguns esquecem que é necessária a colaboração de todos para que projetos, por mais simples que sejam, dêem certo”, argumenta Nilda Santos. 

Como vai funcionar

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) pretende implantar o corredor na Rua João Pessoa nos mesmos moldes do sistema que vigora na Avenida Ana Costa desde o segundo semestre de 2009. Nos horários de grande fluxo, das 6 às 9 horas e das 17 às 20 horas, a faixa será exclusiva para ônibus. Porém, a CET ainda não descarta a possibilidade do corredor funcionar durante todo o dia. 
 
Canal 2

Antes da Rua João Pessoa, também no segundo semestre, a CET promete implantar o corredor de ônibus na Avenida Bernardino de Campos (Canal 2). A instalação, porém, será de acordo com o que vigora na Avenida Conselheiro Nébias desde o mês passado: o fluxo de veículos é permitido, mas com preferência para os ônibus.

A pista exclusiva no Canal 2 funcionará somente no sentido Centro/Praia, das 17 às 20 horas, mas ainda sem a determinação do início e fim do percurso. Segundo a CET, oito mil pessoas de 11 linhas de ônibus cinco municipais, cinco intermunicipais e uma seletiva) utilizam essa via no horário da tarde.  

Ainda segundo o órgão que controla o trânsito na Cidade, desde que os corredores de ônibus foram implementados, o tempo gasto no trajeto das linhas municipais e intermunicipais diminuiu entre 20% e 30% nos períodos de funcionamento. 

Carvalho

Além dos corredores na Bernardino de Campos e na João Pessoa, a Rua Carvalho de Mendonça também passará por uma transformação em seu tráfego. 

Até junho, a via terá estacionamento regulamentado no lado direito, das 9 às 18 horas, e proibição para estacionar na faixa da esquerda, das 7 às 20 horas. 

Pesquisa mostra insatisfação dos usuários 

Em pesquisa divulgada na última terça-feira pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), quatro das cinco empresas de transporte intermunicipal que atuam na Baixada Santista tiveram avaliação abaixo da média no Índice de Qualidade do Cliente (IQC), um dos fatores avaliados pelo Índice de Qualidade do Transporte (IQT). 

De acordo com o relatório da EMTU, a Breda foi a única que atingiu nota 6,10. Receberam nota inferior as empresas Translitoral (5,42), Intersul (4,96), Piracicabana (4,5) e Bertioga (4,07). 

Entre as principais queixas apontadas pelos usuários estão a frequência e intervalos, a lotação dos veículos, além do valor da tarifa. Ao todo, foram ouvidos 2.088 passageiros.

Na região, as cinco permissionárias são responsáveis por 60 linhas em 496 ônibus. Por mês, são transportados aproximadamente 5,2 milhões de passageiros. 

Fonte: Jornal A Tribuna Santos

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