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domingo, 25 de julho de 2010

Novo Terminal Rodoviário de Brasília é inaugurado e pretende dar mais segurança e conforto

25/07/2010


A partir de zero hora deste domingo (25), começou a operar a nova rodoviária interestadual. Construída com base na sustentabilidade, o prédio irá otimizar o consumo de energia e água. Investimento em tecnologia faz do lugar um dos mais modernos do país, semelhante a um aeroporto

BRASÍLIA [ ABN NEWS ] - A partir de zerou deste domingo (25), entrou em operação o Terminal Rodoviário de Brasília, uma das mais modernas estações de embarque e desembarque interestadual do Brasil. Situada às margens da Via Epia, próxima à Estação Shopping do Metrô, são 20 mil m² de área construída com base nos conceitos da arquitetura sustentável. Para garantir mais segurança e conforto aos 140 mil passageiros que devem passar pelo local mensalmente, o consórcio responsável pela obra investiu num sistema operacional semelhante ao dos aeroportos brasileiros e não economizou em tecnologia.

Diferentemente da Rodoferroviária, que será totalmente desativada com a inauguração da nova plataforma, os acompanhantes dos passageiros não terão mais acesso ao local de embarque. Quem seguir viagem para outro estado deverá retirar nos guichês das empresas um ticket que permitirá a entrada no local onde os ônibus estarão estacionados. Amigos e parentes poderão assistir à partida por trás de uma barreira de vidros transparentes.

O isolamento, segundo o gerente do terminal, Antonino Alibrando, irá proporcionar mais segurança e agilidade. “A acomodação de bagagens ficará mais organizada e permitirá que as empresas cumpram mais facilmente os horários, sem falar que a diminuição do fluxo de pessoas irá evitar acidentes no local por onde transitam os veículos”, detalha o gerente.

Painéis eletrônicos passam a informar a previsão de chegada e partidas das viagens, dando mais tranqüilidade para quem tem de esperar. Câmeras inteligentes foram instaladas estrategicamente para garantir a segurança dentro e fora do terminal, principalmente daqueles que circulam pela rampa que liga o metrô à rodoviária. Os dois estacionamentos – um público e outro pago – também estarão bem vigiados.

Para evitar transtornos no caso de reformas e obras, o projeto arquitetônico previu um corredor subterrâneo que abriga toda a estrutura elétrica e hidráulica da construção. Sendo assim, a manutenção será realizada de forma a não atrapalhar o dia-a-dia dos passageiros e funcionários da estação.

O prédio foi projetado para favorecer a iluminação natural, de modo que, ao longo de dia, quase não será necessário acender os interruptores de luz. A ideia rendeu ao projeto o título eficiência energética, concedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). No Brasil, a nova rodoviária é um dos 11 edifícios que possuem essa classificação.

O telhado, formado pela estrutura metálica de 10 mil m², irá captar toda a água da chuva, que será armazenada e utilizada para a irrigação dos jardins que enfeitam o local.

O centro comercial é composto por dez lojas, entre elas livraria, lanchonetes, bijuteria e farmácia. O local também dispõe de banheiros gratuitos, fraldário, chuveiros para banho, bicicletário, carrinhos para transporte e serviços como o da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Polícia Militar e da Assistência Social.

Além de amplo espaço e boa circulação de ar, dois paineis gigantes com imagens de Brasília ornamentam o lugar, dando uma noção da beleza da cidade, principalmente àqueles que desembarcam na capital federal pela primeira vez.

Linhas de ônibus fazem integração entre nova e velha rodoviária interestadual

O DFTrans já colocou em teste dois itinerários que ligam as duas plataformas de embarque. Medida foi tomada para amenizar os transtornos àqueles que forem pegos de surpresa com as mudanças.

Até que a população do DF e os passageiros em trânsito se adaptem às mudanças, o GDF e as empresas operadoras lançam mão de medidas para amenizar transtornos causados àqueles que forem pegos de surpresa com as alterações. A primeira delas foi a implantação de duas linhas de ônibus que farão a ligação com a Rodoferroviária. A outra medida consiste em agilizar a troca dos antigos bilhetes, que agora passam a ser eletrônicos e terão novas informações referentes ao embarque.

O DFTrans começou a testar os novos itinerários no início do mês. Uma das rotas faz o trajeto Nova Rodoviária/Estação Shopping do Metrô/Fórum/Terminal da Asa Sul/Rodoviária do Plano Piloto, passando pela W3. A outra vai operar no modelo circular entre a Rodoferroviária e o novo terminal de embarque. A condução irá passar pela Candangolândia.

Os passageiros que já compraram seus bilhetes podem estranhar o procedimento no momento do embarque, já que haverá novos portões de entrada e despache de bagagem. No entanto, será fácil resolver o problema. Para adquirir o novo ticket basta se dirigir ao balcão das empresas de ônibus, no mesmo dia da viagem, e requisitar o cartão de acesso eletrônico.

De acordo com a administração da Rodoviária Interestadual de Brasília, o primeiro ônibus a deixar o terminal partiu às 0h10 deste domingo com destino a Feira de Santana, Bahia.

Iniciativa privada - A obra custou cerca de R$ 55 milhões ao consórcio Novo Terminal, formado pelas empresas Socicam, que administra terminais rodoviários em outros estados brasileiros, a JCGontijo Engenharia S/A e Construtora Artec Ltda. Um termo de concessão de 30 anos foi firmado entre governo e empresas. Ao longo desse período, o GDF não terá ônus com manutenção e funcionamento do local e ainda receberá uma parte dos lucros arrecadado pela receita do terminal.

Com mais de 20 mil m² de área construída, a nova rodoviária de Brasília irá atender cerca de 140 mil passageiros mensalmente. Foram construídas 25 plataformas de embarque, 60 bilheterias e sete plataformas de desembarque. Estão instaladas 46 empresas de ônibus. O investimento feito pelo consórcio responsável pela obra foi de aproximadamente R$ 55 milhões.

Bem diferente da Rodoferroviária, a nova rdoviária terá tecnologia de ponta. Os passageiros encontrarão painéis eletrônicos com informações sobre partidas e chegadas, além de bilheterias personalizadas. Para a comodidade do usuário, o local oferece um centro comercial composto por 10 lojas, como lanchonetes, farmácias, conveniências e quiosques com opções de compras.

Fonte:ABNNEWS
http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=62418

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