Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 25 de maio de 2014

VLT -Trecho 2 modificado

Segundo trecho do VLT tem novo traçado para preservar vias

Leonardo Costas
Enquanto ocorrem as obras do primeiro trecho do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), Terminal Barreiros – Porto, o traçado da segunda parte (Conselheiro Nébias – Valongo) está concluído. Inicialmente previsto para circular nas duas pistas da Avenida Conselheiro Nébias, a composição utilizará outras vias, tanto em direção ao Centro, quanto no sentido oposto.
No novo trajeto, o trem sai da Avenida Francisco Glicério, entra na Rua Campos Melo e continua até virar à esquerda na Rua João Pessoa.

Depois, seguirá até a Rua São Bento e iniciará o retorno, passando pelas ruas Amador Bueno, Constituição, Luís de Camões e três quadras da Avenida Conselheiro Nébias, até acessar novamente a Avenida Francisco Glicério, para, posteriormente, continuar viagem até São Vicente. De acordo com a secretária adjunta de gabinete da Prefeitura de Santos, Débora Blanco, a mudança era necessária para preservar uma das mais importantes vias da Cidade.


“A Conselheiro Nébias é uma avenida consagrada com prestação de serviços na área de educação, saúde e preserva pontos residenciais. No primeiro projeto conceitual, ela ficaria com uma faixa do VLT e outra para o fluxo. Se ampliássemos o tamanho da caixa de rolamento, teríamos desapropriação nas duas bordas”, comenta.
 
Tanto Executivo santista quantoa Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), segundo ela, estão convencidos de que encontraram o melhor trajeto. “Com isso, haverá revitalização de áreas importantes, como a do Mercado Municipal, e de vias que precisariam de melhorias”.
 
DETALHES
 
Se o traçado está pronto, ainda faltam ser definidos alguns detalhes como, por exemplo, a exata localização das estações, pontos de desapropriação e das subestações de energia, que ainda dependem de entendimentos finais entre a EMTU/ SP e a Prefeitura de Santos.
 
O segundo trecho terá oito quilômetros e doze estações. Três delas devem ser construídas ao longo da Rua Campos Melo, que terá a calçada ampliada, uma faixa para o VLT e duas para o trânsito. Não será permitido estacionar. Ao ingressar na Rua João Pessoa, a composição circulará do lado esquerdo, junto à calçada e à ciclovia que estão emconstrução.Outras três faixas serão destinadas para carros e motos. Ônibus não passarão mais pela via. “Conseguimos conservar a Rua General Câmara e manter o circuito do bonde sem grandes impactos”, complementa Blanco.
 
Na Rua São Bento, começa o percurso de volta. Depois, o trem passa por dentro da Praça dos Andradas e chega na Rua Amador Bueno, onde terão duas faixas, uma para rolamento e outra para o VLT. O mesmo formato será adotado na Rua Constituição. Na Rua Luís de Camões (próximo à sede da Capitania dos Portos de São Paulo), o equipamento vai para o canteiro central da Avenida Conselheiro Nébias.
 
 


Divulgação e Postagem: João Manoel (Equipe Litoralbus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário