Publicado em 06/06/2013 18:16:54 |
A programação do 3º Congresso sobre Melhores Práticas de Sistemas Integrados de Transporte e BRT na América Latina foi aberta nesta quinta-feira, dia 6, em Belo Horizonte com a rodada de palestras, no hotel Ouro Minas, no bairro Palmares, e teve início com o convidado especial Jaime Lerner, urbanista e arquiteto brasileiro idealizador do sistema do Transporte Rápido por Ônibus, ou Bus Rapid Transit (BRT), cujo projeto inspirou outros modelos pelo mundo, inclusive o da capital mineira. O prefeito Marcio Lacerda acompanhou a primeira parte da programação do congresso, que contou também com a palestra do diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor César. O evento, que reúne autoridades, gestores públicos e representantes de empresas de vários países, tem como meta promover uma discussão relevante em torno do assunto. A primeira edição do congresso, realizada em 2011, aconteceu em Guayaquil, no Equador, e a segunda, no ano passado, na cidade de León, no México. A programação de hoje, último dia de atividades do evento, inclui, no painel de encerramento, a participação dos prefeitos Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, e Gustavo Fruet, de Curitiba, cidades que já experimentam o sistema de transporte integrado.
Ontem, Jaime Lerner falou sobre qualidade do transporte público. “Essa questão se resolve com a integração das modalidades de transporte”, assegurou. Para ele, a forma como o automóvel particular é utilizado no Brasil já é vista como ultrapassada. “O uso do carro vai mudar. Será no futuro usado para viagens, lazer, mas para itinerários de rotina é necessário que as cidades proporcionem a qualidade do transporte público. Tenho certeza que Belo Horizonte será um grande exemplo”, completa. Lerner já foi prefeito de Curitiba três vezes e governador do Paraná em duas ocasiões, sendo o responsável pela implantação pioneira do BRT na capital paranaense na década de 1970. Hoje, 156 cidades no mundo usam esse modelo de transporte. O BRT é tratado como alternativa de sucesso em função do seu baixo custo de implantação quando comparado ao do metrô. O prefeito Marcio Lacerda ressaltou a importância da capital mineira receber o congresso internacional. “A cooperação de Belo Horizonte com outros países e com outras agências de desenvolvimento já acontece há alguns anos e nós aprendemos muito nesse processo de troca de experiências. Hospedar este congresso é um reconhecimento da atuação de Belo Horizonte no processo de desenvolvimento no transporte de qualidade na América Latina”, explicou. Marcio adiantou que está prevista para o primeiro trimestre de 2014 a operação do sistema integrado na capital, sendo que será possível iniciar os testes ainda no fim deste ano. Ele também participou da cerimônia oficial de abertura do evento, realizado na noite de terça, dia 4, na sede da Prefeitura, no Centro. Feira Além da programação, que inclui reuniões, visitas técnicas, palestras e sessões interativas, entre outras iniciativas, uma feira comercial que reúne empresas de soluções tecnológicas aplicadas ao transporte coletivo, fornecedores, fabricantes, representantes e comerciantes de equipamentos, insumos, máquinas, tecnologia e serviços de consultoria para troca de experiências e venda de produtos e serviços acontece no local. Ao todo, 22 expositores se concentram nos 2 mil m² da área interna do hotel que sedia o evento.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte
|
Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.
sexta-feira, 7 de junho de 2013
Belo Horizonte sedia congresso internacional sobre transporte público
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário