Leandro Cipriano, da Agência Brasília
Foto: Mary Leal-20/06/2013
Goiás debate com governo do DF possibilidades para resolver falta de ônibus no Entorno
BRASÍLIA (20/6/13) – Representantes do governo de Goiás e da comunidade goiana se reuniram hoje com o GDF para saber detalhes da licitação em curso do transporte público do Distrito Federal, com o objetivo de seguir o exemplo para melhorar o transporte público no Entorno.
"O DF demostrou coragem ao fazer a licitação. Podemos ajustar a organização do sistema aqui dentro com a organização externa que Goiás mostrou ter disposição para fazer ao assumir esse compromisso", afirmou o secretário de Transportes, José Walter Vazquez.
A proposta do governo goiano é assinar um convênio, com a anuência do GDF, para estruturar um consórcio entre os municípios de gestão do transporte público no estado.
"Esse sistema de consórcio já funciona em outros estados, mas é preciso a aprovação nas assembleias do DF e de Goiás, o que leva tempo", destacou o secretário.
"O transporte deve ser uma prioridade no Entorno, e o momento para mudar a realidade deve ser agora", enfatizou o secretário de Governo de Goiás, André Clemente.
MEDIDAS - O GDF propôs uma reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com todos os órgãos envolvidos, maneira de resolver, a médio e curto prazo, a falta de ônibus no Entorno.
Previsto para o início da próxima semana, o encontro pretende discutir questões como a criação de um contrato emergencial para colocar mais coletivos na região.
Outra alternativa é a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para ampliar a oferta de transporte nos municípios próximos à capital do país.
Ainda de acordo com o secretário de Transportes do DF, a solução também passa pela construção de uma terceira pista na BR-040 - saída para a região Sudeste do país - como via preferencial para os ônibus do transporte público circularem com mais fluidez.
LICITAÇÃO – Pela primeira vez, o sistema de transporte público foi licitado no Distrito Federal, e os primeiros novos coletivos começam a chegar à capital federal na próxima semana, com 32 veículos apenas na Estrutural.
Ao assumir o controle do setor, o GDF não apenas conseguiu elaborar estudos para a melhoria do transporte como também passou a planejar sua modernização.
Fonte: Agência Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário