Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ônibus convoca candidatas em Garanhuns, no agreste pernambucano

ter, 31/08/10 por Daniel Targueta

As candidatas do agreste pernambucano que sonham em ser o novo rosto das passarelas logo apareceram quando o ônibus do Menina Fantástica chegou a Garanhuns. Elas estavam curiosas e cheias de sonhos. “É um sonho desde criança. Na minha família, sempre me falavam que eu tinha jeito para ser modelo”, disse uma jovem.

Veja dicas para arrasar no ‘make-up’ nas seletivas do concurso

Na seletiva de Pernambuco, que acontece neste sábado (4) no Recife, cinco vão se classificar para a semifinal do concurso, que acontece em outubro no Rio de Janeiro e em São Paulo. No dia da avaliação, a candidata à Menina Fantástica precisa se ligar em alguns detalhes no visual. Nada de ir montada com look pesado!

“A gente aconselha que elas não exagerem na produção. Pode usar uma roupa bem ajustada no corpo e uma maquiagem leve e bem natural”, recomenda uma das assistentes da caravana Fantástica.

Quem não conseguir se inscrever nos ônibus do concurso pode enviar sua ficha pelos Correios (leia o regulamento e faça o download da ficha de inscrição) ou comparecer diretamente ao local da seletiva. A avaliação desta semana será realizada no Colégio Salesiano, no Recife (Rua Dom Bosco, 551 – Boa Vista). Pode participar quem tem entre 16 e 25 anos.

Fonte:http://especiais.fantastico.globo.com/meninafantastica2010/2010/08/31/onibus-convoca-candidatas-em-garanhuns-no-agreste-pernambucano/

Ônibus Biblioteca estaciona em Sertãozinho

Além de leitura, o projeto também oferece oficinas teatrais, encontro com autores, entre outros

29/08/2010


Sertãozinho recebe a partir desta segunda-feira (30) até 18 de setembro um ônibus literário itinerante, que funciona das 10h às 17h e oferece acesso gratuito a mais de 1.500 livros.

Além dos serviços convencionais de uma biblioteca, o projeto também inclui outras atividades como oficinas de teatro e fantoches, hora do conto, encontro com autores, entre outros.

O projeto foi criado em 2005, e já passou 240 cidades de 19 estados brasileiros, atendendo mais de 300 mil pessoas, além das 25 mil durante a 21ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo. Atualmente, dois ônibus viajam todo o país na companhia dos personagens mundialmente conhecidos de Mauricio de Sousa, que atraem crianças e adultos para a experiência da leitura.

Para maior comodidade dos visitantes, o ônibus também conta com adaptações especiais como telão, computadores, TV, além de acesso para deficientes físicos e visuais, com cadeiras de rodas e livros em braile.

Todas as atividades são gratuitas. O projeto é mantido pela Viação Itapemirim.


Confira os locais que serão visitados pelo ônibus:

De 30/08 a 04/09 - Praça 21 de Abril - Entre a Rua Barão do Rio Branco e Rua Antônio Furlan, Centro.

De 06 a 11/09 – Praça da Alvorada - Entre a Rua Edmundo Teixeira e Rua José de Melo Lima, no Bairro Alvorada.

De 13 a 18/09 - Praça Tenente Isaias Ferreira - Entre a Rua Manoel Vitorini, Rua Tenente Carvalho e Rua Floriano Teixeira, Distrito Cruz das Pontes.

Fonte:
http://eptv.globo.com/lazerecultura/NOT,0,0,312751,Onibus+Biblioteca+estaciona+em+Sertaozinho.aspx

Luciano Agra eleogia empresas por anteciparem renovação de frota de ônibus

31/08/10

Da Redação com Ascom

Foto: Montagem/Paraibaonline

Os treze novos ônibus, todos especiais, que as empresas de transportes coletivos de João Pessoa apresentaram, na manhã desta segunda-feira (30), já estarão circulando na cidade a partir desta terça-feira. Na cerimônia de entrega dos veículos, realizada no anel interno da Lagoa, o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra elogiou o compromisso dos empresários do setor que se anteciparam em cumprir a Lei no quesito acessibilidade e renovação anual da frota. Para Mário Tourinho, diretor executivo da Associação das Empresas de Transporte Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), o reconhecimento do prefeito é o resultado de um trabalho de melhoria contínua das empresas.

Entusiasmado com a evolução pela qual o transporte público de João Pessoa está passando, o prefeito Luciano Agra elogiou a capacidade de gestão das empresas de transporte da Capital e anunciou que novas melhorias deverão ser implantadas. “Mal pensamos em colocar mais ônibus com alta capacidade de acessibilidade e as empresas se anteciparam em agregar novas unidades à frota. E vamos mais além, estamos contando com uma cooperação internacional para fazer um estudo de reestruturação do sistema de transportes públicos de passageiros e, provavelmente, a introdução de um sistema diferenciado de alta capacidade”, afirmou o prefeito. Mário lembrou, neste aspecto, que o sistema local já disponibiliza veículos de alta capacidade, com a introdução dos três ônibus articulados.

O elogio foi recebido com satisfação pelos empresários presentes na solenidade de entrega dos novos ônibus. “Estamos com mais de 120 veículos adaptados, cerca de 30% da frota com a potencialidade de realizar 36 mil viagens por mês, para uma demanda que naturalmente não exigiria tanto. O percentual de ônibus dotados dessas adaptações exigidas pela Lei de Trânsito seria de apenas de 3%. Mesmo assim vamos avançando e o resultado disso é inserir João Pessoa no cenário nacional como uma das capitais que mais se destaca no item acessibilidade e sistema referência em se tratando de transporte público”, afirmou Mário Tourinho. O diretor executivo da AETC lembrou, ainda, que João Pessoa tem uma das frotas mais novas do país, com média de 3,6 anos. “Temos a frota mais nova do que a cidade de Curitiba, considerada referência de transporte público mundial, que possui 5,4 anos de média”, destacou Mário.

E quem termina por colher os frutos de ações em conjunto como estas entre poder público e iniciativa privada é o próprio consumidor que é, diretamente, beneficiado com as melhorias, como é o caso de Reginaldo Faustino da Silva, portador de deficiência e usuário constante dos ônibus da capital. “Utilizo ônibus adaptados desde o primeiro a ser implementado. Antigamente, eu precisava entrar por trás do ônibus, tinha que dobrar a cadeira e precisa contar com a ajuda das pessoas para subir nos ônibus, tudo isso mudou. Hoje, tenho liberdade e autonomia para me locomover”, afirmou o usuário.

Fonte:http://www.paraibaonline.com.br/noticia.php?id=757782

sábado, 28 de agosto de 2010

Prefeitura Municipal de João Pessoa entregará mais 13 ônibus adaptados para a população

PMJP entregará mais 13 ônibus adaptados para a população
Da Redação com Secom/JP - 28/08/10

Foto:Secom/JP

Na próxima segunda-feira (30), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), entrega á população mais 13 ônibus acessíveis que vão atender pessoas portadoras de necessidades especiais, entre elas, os cadeirantes e deficientes visuais. A entrega será feita pelo prefeito Luciano Agra, às 10h, no Parque Sólon de Lucena (Lagoa).

Nos últimos oito meses, a PMJP quase triplicou o número de veículos acessíveis, passando de 42 em dezembro do ano passado para 128 neste mês de agosto, um crescimento de 67%. Dos 445 ônibus circulando diariamente na cidade, 28,7% são adaptados. Na atual gestão, a frota de veículos adaptados cresceu mais de 18 vezes.

Em 2005, a cidade contava com apenas sete veículos (1,7% da frota) dotados de mecanismos que facilitam o transporte de pessoas com necessidades especiais. Atualmente, a Capital conta com uma frota de ônibus dois anos mais nova que a média nacional, que é de 5,5 anos. Em João Pessoa a média é de 3,2 anos.

Os ônibus que serão entregues nesta segunda-feira (30) são adaptados com elevadores, para permitir o fácil acesso a cadeirantes. As portas são mais largas (medem um metro e 10 centímetros, enquanto que os ônibus convencionais têm apenas 90 centímetros), contam com cadeiras diferenciadas, mais largas, destinadas a mulheres grávidas e pessoas obesas, corrimãos especiais para deficientes visuais, sinal de parada com escrita em Braile e um dispositivo que só possibilita a partida após as portas estarem completamente fechadas. Além disso, os veículos são zero quilômetro, possuem novo design e motorização eletrônica que causa menos poluição.

"Quem sai ganhando com esta renovação da frota é a população pessoense, pois além de contar com ônibus novos e mais confortáveis, que dispõem de recursos que facilitam o transporte, agridem menos ao meio ambiente. Buscamos esta melhora contínua do Sistema de Transporte Público de João Pessoa, com o Terminal de Integração, com a Integração Temporal, Integração nos bairros e a Integração Metropolitana, além do Passe Legal, mas também investimos na qualidade dos ônibus", afirmou a superintendente da STTrans, Laura Farias.

A renovação da frota faz parte do programa de melhoria do sistema de transporte urbano e é possível a partir de um Termo de Compromisso firmado pelas empresas de transporte junto à STTrans. "A mobilidade urbana e o transporte público de qualidade são grandes objetivos seguidos pela STTrans. Ao longo destes cinco anos, a frota de veículos acessíveis cresceu muito e nossa meta é que ela cresça ainda mais", assegurou Laura Farias.

Fonte:http://www.paraibaonline.com.br/noticia.php?id=757175

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Varginha recebe 6 novos ônibus adaptados

06 de Agosto de 2010

A empresa de transportes AUTOTRANS anunciou nesta quinta-feira a compra de 6 ônibus 0 km que serão incorporados à frota do município.

novo_AUTOTRANS-10

O anúncio foi feito pelo diretor da empresa, Robson Lessa, num evento na praça Getúlio Vargas, na tarde desta quinta-feira, 05 de agosto.

O prefeito Eduardo “Corujinha” participou do evento, e parabenizou a empresa pela iniciativa. "O contrato entre prefeitura e empresa de transporte do município prevê a renovação da frota. A empresa AUTOTRANS está cumprindo rogorosamente as cláusulas deste contrato e, constantemente tem melhorado a qualidade dos serviços prestados no município. principalmente no que diz respeito à acessibildade. Só posso parabenizar o compromisso da AUTOTRANS com o usuário de transporte público de Varginha." Também participaram do evento o Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Flávio Prado; o Chefe do Departamento de Trânsito, Eduardo Sepini e o presidente do CODEVA, Luiz Carlos Bruziguessi,

De acordo com informações do diretor da empresa, os novos ônibus começam a circular na próxima segunda-feira, 09 de agosto. Ainda de acordo com Robson Lessa, os veículos chegam com inovações.

“São veículos com menor emissão de poluentes, tem sistema Anjo da Guarda (que não permite que o veículo se movimente com as portas abertas ou elevador acionado), espaço reservado para deficientes com cão guia, elevador para embarque de cadeirantes e pessoas com severas dificuldades de locomoção, piso antiderrapante, poltronas acolchoadas, circuito interno de filmagem e bilhetagem eletrônica”, destacou o diretor da AUTOTRANS.

Com esta aquisição, a frota da empresa AUTOTRANS passa a ter 27% de seus veículos acessíveis, obedecendo às normas da ABNT – Agência Brasileira de Normas Técnicas.

Os bairros que serão atendidos com os novos veículos acessíveis são: Santa Maria, Cidade Nova, São Sebastião, Vargem, Barcelona, Bom Pastor, Canaã, Mont Serrat, Centenário, Damasco, Sion, Park Rinaldo I, Park Rinaldo II e Jardim Áurea. Os demais bairros já possuem este atendimento desde o ano de 2008, quando os veículos acessíveis começaram a ser adquiridos pela empresa.

novo_AUTOTRANS-02

novo_AUTOTRANS-32

novo_AUTOTRANS-41

Empresa Oceânica, apresenta Novos Ônibus

TRANSPORTE COLETIVO: Empresa Oceânica, apresenta Novos Ônibus da linha Integração que liga os municípios de Pontal do Paraná e Matinhos. |

agosto 27, 2010

São quatro veículos novos, marca Mercedes Benz, modelo OF 1418.

São quatro veículos novos, marca Mercedes Benz, modelo OF 1418.

Este é um projeto recentemente lançado pela fábrica, e oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e conforto no mercado brasileiro.

Este é um projeto recentemente lançado pela fábrica, e oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e conforto no mercado brasileiro.

PREFEITO GIMENES CONFERE O ELEVADOR DE ACESSIBILIDADE QUE VAI MELHORAR A VIDA DOS USUÁRIOS CADEIRANTES

Este é um projeto recentemente lançado pela fábrica, e oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e conforto no mercado brasileiro.

A grande novidade fica por conta de que estes veículos estão adequados a questão da acessibilidade, o que envolve o transporte de cadeirantes, obesos e deficientes visuais, inclusive acompanhados de cão guia.

Segurança também é um dos itens que chamam a atenção, por exemplo um sistema chamado de “anjo da guarda” não permite que as portas sejam abertas com o ônibus em movimento, ou que o mesmo arranque enquanto as portas não fecharem.

Os ônibus irão rodar em alguns horários da linha Integração que liga os municípios de Pontal do Paraná e Matinhos.

A Oceânica está investido no que há de melhor em termos de transporte, por acreditar no crescimento do nosso litoral, mas principalmente, por entender que esta é uma forma de agradecer o carinho com que a população de Pontal do Paraná e Matinhos acolhe a empresa e seus colaboradores, disse Thell Adur, administrador da Empresa Oceânica Sul Transportes Ltda

O Conselho do Idoso também se fez representar para a Agradecer o atendimento de uma antiga reivindicação, que solicitava a adequação da frota, de maneira a favorecer os Idosos, e cadeirantes. Já o Prefeito Gimenes disse que as melhorias vem atender o compromisso firmado para a evolução no atendimento visando conforto e segurança dos usuários do transporte coletivo de Pontal do Paraná.

prefeito Gimenes foi de passageiro, mas ele não tinha vale transporte...

Drª. Virgínia, procuradora do municipio também foi dar uma espiadinha...

prefeito Gimenes acompanhado de assesseros, diretores da empresa e membros do conselho municipal de transporte coletivo

piloto oficial da empresa testa o sitema de acessibilidade dos novos ônibus

nova frota foi exposta na frente do paço municipal de Pontal do Paraná


O Secretario Volnei Costa experimentou o banco do cobrador, pois na vida tudo é passageiro, menos o motorista e o cobra...

Fonte:http://folhapontal.wordpress.com/2010/08/27/transporte-coletivo-empresa-oceanica-apresenta-novos-onibus-da-linha-integracao-que-liga-os-municipios-de-pontal-do-parana-e-matinhos/


REDETV - O Último Passageiro estreia neste domingo

O sonho de todo estudante pode se tornar realidade em O Último Passageiro

Fabiana Rolfini/RedeTVi

Wayne Camargo/RedeTV!
Neste domingo (29), a RedeTV! apresenta mais uma novidade em sua grade de programação.

Sob o comando de Mario Frias e direção de Cezar Scarpato, estreia às 20h, O Último Passageiro, versão brasileira do formato internacional da Endemol (The Last Passenger), sucesso em cinco países (Grécia, Chile, Turquia, Vietnã e Argentina).

No game show, três escolas se enfrentam em uma disputa cheia de adrenalina, onde estudantes testam seus conhecimentos, hablidades e memória, em busca de um grande prêmio: a tão sonhada viagem de formatura.

Nesta quarta-feira (25), foi realizada no Centro de Televisão Digital (CTD) da RedeTV! a coletiva de lançamento do programa e algumas novidades sobre a atração foram reveladas. "O Último Passageiro inaugura o maior estúdio da emissora, de 1.500 m²", declarou a superintendente Artística da RedeTV!, Mônica Pimentel.

Ainda de acordo com Mônica, não há dúvidas de que a atração será um sucesso. "O programa marca a diversificação e fortalecimento da grade da RedeTV!, aos domingos", afirmou.

Empolgado com a estreia, o apresentador Mario Frias comentou a importância do novo desafio em sua vida profissional. "O projeto é a união de toda minha experiência, em 15 anos de carreira", ressaltou. "Estou muito feliz e emocionado com tudo o que já realizamos nas gravações", garantiu.

Repleto de provas radicais, o game show traz diferenciais nunca vistos na TV, como adiantou o diretor Cezar Scarpato. "Os alunos chegam no estúdio já com suas malas, prontos para sair do estúdio no ônibus, rumo a um resort, um dos prêmios da atração", contou.

Se depender do empenho e carinho que toda equipe envolvida no projeto tem com o programa, O Último Passageiro será mais um marco na história de sucesso da RedeTV!.

O programa

Três times. Três líderes. Três ônibus. Um estúdio transformado em terminal rodoviário de onde apenas uma equipe sairá vencedora.

Na disputa, cada equipe contará com 20 alunos do último ano do ensino médio. A competição começa. Os líderes tomam seus lugares nos ônibus, enquanto cada participante luta para garantir o embarque. O trabalho em equipe é fundamental na disputa das provas e a cada ponto marcado, um competidor garante seu lugar no ônibus.

A escola que lotar o ônibus primeiro terá a chance de tentar dar partida rumo à festa dos campeões. Para isso, terá que escolher entre duas chaves, sendo que apenas uma ligará o veículo. Se fizerem a escolha errada, as chances dos times oponentes aumentam, tornando a competição emocionante até o último segundo.

As provas

QUEM RESPONDE?

O apresentador faz perguntas de conhecimento geral para alunos, erguidos por um cabo a uma altura de sete metros, que escolhem responder ou passar a pergunta para um adversário. A cada acerto, o competidor desce um nível e vence o primeiro que chegar à base.

MEMOPÉ

Sobre uma plataforma com quadrados que acendem ao serem pisados, o competidor deve acertar a cor de seu time e memorizar o caminho até o final da prova.

DISCO BABY

Uma música fora de rotação toca, assim que o aluno começa a correr sobre um disco. Quanto mais rápido ele corre, mais fácil fica para identificar a canção.

A RODA

Sobre uma roda erguida a quarenta metros, o aluno deve dar o maior número de voltas, sendo que a cada volta, a velocidade da roda aumenta.

ESTEIRA

O participante tem que responder perguntas de conhecimento geral sobre uma esteira rolante, que é o último obstáculo até o embarque.

ESPUMA

O competidor deve identificar rostos de personalidades cobertos por espuma.

GOL DE PLACA

O aluno deve fazer um gol de cabeça, com uma bola flutuante.

O prêmio

Para comemorar a vitória, os estudantes deixam o estúdio de ônibus e vão direto para a Festa dos Campeões, em um resort, no interior de São Paulo, onde serão recebidos com um luau. E, no final do ano, ganham a tão esperada viagem de formatura. As escolas poderão escolher entre três destinos: Fortaleza (CE), Porto Seguro (BA) ou Florianópolis (SC).

Fonte: REDETV

http://www.redetv.com.br/oultimopassageiro/


Mercedes dobra vendas de microônibus

O mercado absorveu mais de 1.600 unidades

Marca teve alta de 100% nas vendas

De janeiro a julho deste ano, a Mercedes-Benz atingiu 100% de crescimento no comércio de microônibus no mercado nacional. No período, os clientes da montadora absorveram aproximadamente 1.600 unidades, praticamente o dobro do verificado em 2009.


Para a marca alemã, tal desempenho de deve às ações criadas visando aproximar empresa e cliente, como a demonstração realizada em Recife (PE), em parceria com o concessionário Rodobens.

"Esse ótimo desempenho é fruto da maior aproximação da nossa marca com clientes do setor, como os pequenos transportadores permissionários das grandes cidades e os de fretamento", afirma Gilson Mansur, diretor de Vendas de Veículos Comerciais da Mercedes-Benz do Brasil.

De acordo com Mansur, os pequenos transportadores de passageiros estão se profissionalizando cada vez mais, o que permite que atuem como permissionários dos sistemas de transporte das grandes cidades na complementação de linhas convencionais, fazendo a ligação bairro a bairro.

"Nosso objetivo é entender o que esse cliente necessita e oferecer a ele as soluções mais eficientes, que os ajude a prestar um serviço de qualidade e que também assegurem rentabilidade aos seus negócios", diz o executivo.

Fonte:Webtranspo - Foto: Divulgação - 27 de Agosto de 2010

http://www.webtranspo.com.br/passageiros/19423-mercedes-benz-dobra-vendas-microonibus-

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mais 12 ônibus adaptados passam a circular em Jundiaí nesta quinta-feira (26)

Fonte: Prefeitura Municipal de Jundiaí


26/08/2010
José Aparecido dos Santos

Os ônibus novos já estão circulando nos bairros
Dando sequência ao trabalho de ampliação e renovação do transporte coletivo da cidade, o prefeito Miguel Haddad e o secretário de Transportes, Roberto Salvador Scaringella, entregaram nesta quinta-feira (26), às 9 horas, no estacionamento do Paço, mais 12 ônibus novos, com acessibilidade universal (adaptados para o transporte de pessoas com deficiências). Atualmente, a frota de Jundiaí soma 285 veículos, com idade média de 3,7 anos, sendo considerada uma das mais novas do Estado. Também estavam presentes representantes das empresas concessionárias.
Os carros novos vão atender as seguintes regiões: linha 571 (Terminal Hortolândia – Jardim das Tulipas), linha 918 (Terminal Central – Vila Rami), linha 720 (Terminal Central – São Camilo), linha 961 (Terminal Cecap – Vila Arens), linha 986 (Terminal Cecap – Rami), linha 968 (Terminal Cecap – Rami) e linha 504 (Terminal Vila Arens – Jardim Santa Gertrudes).

http://www.jundiai.sp.gov.br

José Aparecido dos Santos

Miguel Haddad e Scaringella, durante a apresentação dos novos carros

José Aparecido dos Santos

A frota de ônibus de Jundiaí é uma das mais novas do Estado

Brasília recebe o 1º IRIZAR PB

25/08/2010


A empresa Santa Marta-MOBI de Brasília, recebeu na semana passada o 1º IRIZAR PB de Brasília.

O ônibus está montado com chassis VW e carroceria PB de 13m de comprimento. A carroceria está equipada com duas portas uma na dianteira e outra no centro junto ao WC, DVD com 01 monitor de LCD 22” e dois de LCD 15”, mais uma geladeira no frontal e outra na traseira. Ar condicionado climatizado com calefação de teto e controle independentes de temperatura para cabine do condutor e salão dos passageiros. A Mobi a partir de agora conta com um ônibus de ponta para oferecer um serviço de extrema qualidade e segurança a seus Clientes.

Fonte:Irizar
http://www.irizar.com.br/

Santos-Interessados podem agendar passeio turístico na Zona Noroeste neste sábado

De A Tribuna On-line



Neste sábado, o passeio turístico na Zona Noroeste vai contar novamente com 72 lugares, em três micro-ônibus, em função do sucesso de sua estreia. No percurso de cerca de três horas, os passageiros conhecem o Jardim Botânico Chico Mendes e o Engenho de São Jorge dos Erasmos, destaques da região que completa neste domingo seu 34º aniversário.

Os micro-ônibus partirão às 10h do Laboratório de Controle Ambiental, instalado no Posto 3, no Gonzaga. Com monitoria de guia da Secretaria de Turismo, os veículos seguem pelo Canal 1 e Morro da Nova Cintra até a Caneleira. A primeira parada é no Botânico, parque que tem 90 mil m² e acervo vivo com mais de 300 espécies vegetais.

A parada seguinte é no engenho, construído em 1534 e hoje em ruínas. Um dos primeiros do País, chegou a ser responsável pela produção de cana para exportação, além de rapadura e aguardente quando foi adquirido pela família Schetz, da Antuérpia, na Bélgica. O local funcionou até o século 18, sendo o único da região que resistiu ao tempo.

A passagem da linha turística custa R$ 10,00. Os interessados podem fazer a reserva neste sábado, a partir das 8h, pelo telefone 3284-4375, ou pessoalmente no Posto de Informações Turísticas, que funciona temporariamente no Posto 3. Mais informações pelo Disk Tour 0800-173887.


Fonte: Jornal A Tribuna Santos

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=52810&idDepartamento=5&idCategoria=0

Mongaguá recebe segundo ônibus adaptado para cadeirantes

25 de agosto de 2010

De A Tribuna On-line


Créditos: Divulgação

Mongaguá recebeu nesta semana o segundo ônibus adaptado para receber cadeirantes. Os coletivos são exigência do chefe do Executivo.

”Por enquanto temos dois ônibus, mas aos poucos iremos trocar toda a frota”, afirmou o gerente da Viação Beira Mar/Marchiori, Paulo César Gomes da Silva.

Segundo o gerente da empresa de transporte coletivo, os veículos farão as linhas Regina Maria e Loty, das 8 às 20 horas. A frota é composta por 23 ônibus, sendo que 16 estão em operação e o restante fica de reserva.

“Em menos de dois meses, esse é o segundo ônibus adaptado da Cidade. É mais uma conquista para a sociedade. Todos devem ser tratados como iguais”, afirmou o prefeito Paulo Wiazowski Filho.

Fonte: Jornal A Tribuna Santos

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=52590&idDepartamento=5&idCategoria=8

Santos-Setur agenda passeio no bonde turístico para grupos

26 de agosto de 2010

De A Tribuna On-line


Créditos: Divulgação/Prefeitura

A Secretaria de Turismo de Santos (Setur) agenda passeios de grupos de no mínimo 15 e no máximo 43 pessoas interessadas em conhecer o Centro Histórico no bonde turístico.

O passeio tem duração de 45 minutos e monitoria de guia de turismo da Setur. O local de embarque, para grupos, é na Estação do Valongo, ao lado da Igreja do Valongo.

Os passeios agendados são feitos somente de terça a sexta, em três horários: às 10h para os não-pagantes, e às 11h30 e 12h30, para os pagantes.

Crianças menores de 5 anos, guias de turismo que estejam acompanhando turistas e grupos organizados de alunos e professores de escolas públicas de Santos estão isentos da taxa de R$ 5,00.

A meia-entrada, por R$ 2,50, pode ser solicitada para crianças de 6 a 12 anos, maiores de 60 anos, professores e estudantes com carteira de identificação.

O telefone para agendamento é o 3201-8000, de segunda a sexta, das 9 às 12h e das 14 às 17h.


Fonte: Jornal A Tribuna Santos
http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=52693&idDepartamento=5&idCategoria=2

Prefeitura de São José divulga empresa vencedora da licitação para o transporte urbano

25/08/2010




Empresa vencedora da licitação deve iniciar a operação a partir de 2011
A Prefeitura de São José dos Campos publicou nesta quarta-feira (25) a homologação da empresa de ônibus Viação Saens Peña, do Rio de Janeiro, como vencedora da licitação do transporte coletivo na cidade.

Essa é a primeira etapa de um processo formal que deve ser cumprido para que a empresa possa iniciar a operação a partir de janeiro de 2011.

A nova empresa irá operar 29 linhas nas regiões norte, oeste, sul e leste da cidade, por aproximadamente dez anos. Serão 131 veículos novos na cor azul - todos preparados com elevadores para transportar cadeirantes.

Fonte:http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=78535

Recife - Ônibus serão fiscalizados por GPS

Passageiros vão ter informações sobre os horários dos coletivos nas paradas e nos terminais integrados


A maior reclamação dos usuários do transporte por ônibus é a espera. Não saber a que hora o ônibus vai chegar, além de causar uma certa angústia é também perda de tempo. Uma pesquisa divulgada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE), apontou que 45% dos usuários do sistema reclamam da demora. Pelo menos parte desse problema pode estar mais perto do fim. O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano iniciou o processo licitatório para o desenvolvimento de um software que vai monitorar o sistema de transporte por meio de GPS e dispor com precisão do horário de chegada e partida dos coletivos. A previsão é de que, a partir de outubro, tenha início o monitoramento das linhas.


Terminal Integrado da Caxangá já dispõe de quatro painéis eletrônicos. Foto: Andre Marins/Esp.DP/D.A Press.
A fiscalização em tempo real será feita por uma central de controle via internet na sede do Grande Recife. As informações colhidas pelo software vão alimentar os painéis que serão instalados nos terminais integrados e nas estações dos corredores exclusivos do Transporte Rápido por Ônibus (TRO) e enfim chegar aos usuários. Para isso toda a frota precisará estar equipada com GPS. Atualmente 53% da frota dispõe do equipamento.

De acordo com a diretora de operações do Grande Recife, Taciana Ferreira, a prioridade será equipar os terminais integrados. "Vamos priorizar inicialmente cinco terminais: da PE-15, Pelópidas da Silveira, Macaxeira, Camaragibe e Santa Joana. O restante será equipado com a consolidação do sistema", disse. A estimativa, segundo Taciana Ferreira, é que a partir de 2011 os usuários comecem a dispor das informações. Além dos terminais, as estações fechadas dos corredores exclusivos do TRO vão receber os painéis. "São monitores de LCD e precisam ter um espaço seguro para a instalação. As estações fechadas e os terminais integrais dão essa condição", afirmou.

O monitoramento das linhas vai ajudar também em questões de desvios de itinerários ou engarrafamentos por protestos nas vias ou acidentes. "No caso de um engarrafamento, por exemplo, a gente tem como precisar se será mais rápido acionar outro ônibus para atender aos usuários que estão na outra ponta esperando", explicou Taciana Ferreira. O controle irá possibilitar o gerenciamento das linhas seja liberando mais veículos para as ruas ou reduzindo a quantidade se não existir demanda.

Caxangá - O sistema que será instalado nos terminais integrais é semelhante ao que existe no Terminal Integrado da Caxangá. Reformado pela Prefeitura do Recife, ele foi equipado com quatro painéis digitais. Pelo terminal circulam diariamente sete linhas integradas e uma frota de 41 ônibus que realizam 508 viagens por dia. O investimento no sistema foi de R$ 100 mil. Mas atende apenas as linhas daquele terminal.

Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/08/26/urbana1_0.asp

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Bahia-Projeto amplia benefícios aos usuários de ônibus


Terça-feira, 24/08/2010

Salvador - Passageiros de ônibus coletivos de Salvador poderão escolher em que ônibus desejam seguir viagem, caso o coletivo em que estejam quebre ou, por qualquer outro motivo, fiquem impedidos de continuar o itinerário. Esse benefício é proposto pelo vereador Alcindo da Anunciação (PSL) através do Projeto de Lei nº 253/10.

Com a medida, todos os ônibus que passarem pelo local onde houver um outro parado, impedido de seguir viagem, ficarão obrigados a acolher o passageiro do veículo quebrado, caso este queira usá-lo para seguir viagem.

O vereador Alcindo explica que, além do desconforto, a interrupção do itinerário pode atrapalhar as atividades dos cidadãos, como atrasar os trabalhadores e estudantes, a realização de exames, consultas, pagamentos e serviços diversos.

Como ainda não há legislação que discipline essa questão, muitos passageiros ficam na rua à espera de uma solução e, “a depender do local onde o veículo esteja parado, podem ficar expostos aos riscos provocados pela falta de segurança pública”, justifica.

Fonte:http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2010/08/24/Bahia/Projeto_amplia_beneficios_aos_usu.shtml

Mato Grosso-Empresários do transporte intermunicipal recebem orientações sobre o cronotacógraforosso-


SUZI BONFIM
Ascom/Ager-MT

Empresários que atuam no Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros em Mato Grosso recebem orientações do Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq) sobre a fiscalização do cronotacógrafo ou simplesmente tacógrafo, como é mais conhecido o equipamento que registra velocidade, tempo e distância percorrida por veículos de passageiros com mais de dez lugares. A reunião foi realizada, na manhã desta terça-feira (24.08), na Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Ager-MT) em função do convênio firmado entre as duas instituições para fazer cumprir a determinação da lei, no setor. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que todos os veículos de transporte de carga e de passageiros têm que ter o cronotacógrafo instalado.

Em Mato Grosso, o Imeq está verificando e, por enquanto, apenas orientando o setor sobre a necessidade de adequação do veículo, antes de aplicar qualquer penalidade. O diretor de Fiscalização do Imeq, Renê Rodrigues, disse que os veículos têm que instalar o cronotacógrafo em uma oficina mecânica cadastrada pelo instituto como Posto de Selagem. “O Imeq irá fazer então, os testes (ensaios metrológicos) para avaliar o funcionamento do equipamento e emitir o certificado provisório do veículo que tem três meses de validade”, explicou.

Na fiscalização da Ager-MT, o cronotacógrafo é mais uma ferramenta que será averiguada para assegurar qualidade e conformidade do setor de transporte intermunicipal. “A Agência está colaborando com o Imeq no processo de orientação dos empresários do setor para que esta adequação aconteça e os veículos tenham a ferramenta que assegura mais segurança aos usuários”, disse o diretor de Transportes da Ager-MT, Marco Danilo do Prado. Participaram ainda da reunião, representantes da União Transportes e Turismo Ltda do Sindicato das Empresas de Transporte (Setromat), da Associação das Empresas do Transporte Turístico e Alternativo Intermunicipal (Attai) e das secretarias de Transporte de Várzea Gande e de Cuiabá.


Fonte: SECOM-MT
Visite o website: www.secom.mt.gov.br

CET descarta subsídios ao transporte coletivo em Santos


Rafael Motta



Créditos: Luigi Bongiovanni
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos descartou a hipótese de conceder subsídios ao transporte coletivo municipal, para reduzir a atual tarifa de R$ 2,50, uma das mais caras do Estado.

A decisão contraria a tese de técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Governo Federal. Para os estudiosos, subsidiar os preços ajudaria a atrair mais passageiros.

Conforme o estudo Efeitos da Variação da Tarifa e da Renda da População sobre a Demanda de Transporte Público Coletivo Urbano no Brasil, publicado pelo Ipea em dezembro do ano passado, cerca de 20% da tarifa de ônibus em São Paulo (R$ 2,70) é custeada pela Prefeitura.

Se o mesmo percentual fosse aplicado ao preço cobrado em Santos, a Administração despenderia em torno de R$ 25,7 milhões anuais, o equivalente a 1,8% da arrecadação municipal prevista para este ano (R$ 1 bilhão 393 milhões).

Leia a matéria completa na edição desta quarta-feira, em A Tribuna.


Fonte: Jornal a Tribuna Santos
http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=52437&idDepartamento=5&idCategoria=2

Manaus quer estatal do Transporte

Entrave inicial pode ser o modelo de tarifas

Prefeitura pretende realizar licitação em um mês

Com aprovação do Ministério das Cidades, Manaus pode ser o primeiro município brasileiro a ter uma empresa estatal de transporte urbano. A medida, que custaria aproximadamente R$ 200 milhões, provenientes do programa Pró-Transporte, surge como uma solução para os atuais problemas causados pelas empresas privadas, consideradas deficitárias pela população.


De acordo com a prefeitura, o foco da nova empresa é preencher a deficiência de qualidade nos serviços prestados com relação à modernização e ampliação da frota e cumprimento de horários, com o intuito de evitar transtornos no período da Copa do Mundo, quando a cidade receberá milhares de turistas.

No entanto, a regulação da empresa poderá funcionar em parceria entre o poder público e privado, criando um sistema misto, mas com maior participação do município.

“A criação dessa empresa não significa dizer que o transporte público será todo estatizado, faremos um sistema misto, mas é importante que o município tenha uma companhia para evitar o caos, até para ser uma espécie de reguladora”, explicou Amazonino Mendes, prefeito da cidade.

De acordo com o chefe do executivo, a prefeitura local pretende realizar uma nova licitação para o transporte coletivo no prazo de um mês, mas está enfrentando problemas pela falta de interesse de outras empresas, além daquelas que já operam no atual sistema.

“O que inibe uma maior participação é a desconfiança com relação à tarifa. As empresas temem interferência do judiciário e isso pode complicar. São fatores psicológicos que afastam os investidores”, declara Mendes, frisando que na falta de interessados, a prefeitura suprirá a lacuna com ônibus estatais.

Segundo o prefeito, a cidade busca um modelo ideal que sustente a qualidade de maneira permanente. “Queremos evitar o colapso. O transporte coletivo e o sistema viário serão as maiores preocupações da prefeitura inclusive para o período após a realização dos jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014”.

BRT

O prefeito esclareceu que a licitação para a empresa estatal não se confunde com a implantação do (BRT) Bus Rapid Transit, que consiste na construção de corredores exclusivos ligando a zona leste ao Centro de Manaus, orçado em R$ 630 milhões.

“Nosso planejamento é adquirir ônibus articulados e bi-articulados visando o BRT que vai atender a Copa de 2014”, disse Amazonino, se referindo ao projeto, que deverá ser implantado na cidade, ligando a Zona Leste ao Centro.

Fonte: Webtranspo
http://www.webtranspo.com.br/passageiros/19356-manaus-pode-ganhar-estatal-do-transporte

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Um dos mais caros do País, transporte público em Santos ainda apresenta problemas

Da Redação

23 de agosto de 2010


Créditos: Fernanda Luz

Viviane Pereira e Dario Palhares

O transporte público em Santos é um dos mais caros do País e chega a superar ­ em preço, não em qualidade ­ dezenas de grandes cidades da Europa, das Américas e da Ásia. A tarifa de ônibus, de R$ 2,50, é maior que as de capitais nacionais como Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília, deixa para trás as de Moscou, Pequim, Seul, Shangai, Varsóvia, Istambul, Praga, México e até mesmo as de metrópoles com sistemas de transporte modelares. É o caso de Bogotá, na Colômbia, cujo TransMilenio, baseado em grandes corredores de ônibus, é referência internacional no setor.

Na pesquisa internacional Prices and Earnings ­ A comparison of purchasing power around the world (Preços e Rendas ­ Uma comparação do poder de compra ao redor do Mundo), realizada a cada três anos pelo banco suíço UBS, Santos ocuparia em março de 2009, quando foi realizado o último levantamento, o 40º posto entre 73 municípios dos cinco continentes, com uma tarifa equivalente à época a US$ 1,04 (R$ 2,40, convertidos por uma taxa de 2,3). Desde então, foi "ultrapassada" no ranking nacional por São Paulo (42ª colocada na listagem do UBS), onde as distâncias médias percorridas são bem superiores.

"Deve ser por causa da maresia", brinca o engenheiro Lúcio Gregori, ex-secretário de Transportes de São Paulo, referindo-se à tarifa de Santos. Para ele, o alto custo do transporte público é um problema que afeta não apenas o município da Baixada Santista, mas todo o País. É consequência, observa, da forma como o setor é encarado. "No Brasil, o transporte coletivo é tratado como business, e não como serviço público", constata. O negócio, assinala Gregori, é dos mais rentáveis. "Não tem erro: as empresas ganham concessões por 25, 30 anos, e passageiro, claro, nunca vai faltar, porque sempre haverá pessoas querendo se locomover. Ganhase tanto dinheiro com transporte público no País que empresas de ônibus acabam se tornando companhias aéreas, como no caso da Gol".

Os sem-ônibus

Nos últimos 15 anos, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as tarifas de ônibus subiram 60% acimada inflação. Com essa elevação, muita gente ficou à margem do sistema de transporte público. De acordo com o Ipea, cerca de 37 milhões de brasileiros deixam semanalmente de pegar ônibus por não terem dinheiro para a passagem.

Com a redução do número de passageiros, as margens de lucro das concessionárias tendem a cair, levando a novos aumentosde tarifas.Surge, portanto, um círculo vicioso, que tem como outra consequência a deterioração do trânsito em cidades de 50 a 500 mil habitantes, caso de Santos. Ou seja, os cidadãos acabam optando por condução própria, ignorando os ônibus e outros modais. A solução do problema, na avaliação do Ipea, é muito simples: os governos devem subsidiar o transporte coletivo.

Gregori é um defensor do subsídio público, e dos mais radicais. Quando esteve à frente da Secretaria de Transportes de São Paulo, na gestão de Luiza Erundina, ele elaborou a proposta da tarifa zero, que não entrou em vigor. Na opinião do engenheiro, o transporte deveria ser pago apenas com base nos tributos recolhidos pela população, a exemplo do que ocorre nas áreas da saúde e educação públicas. "O ideal seria uma elevação constante do subsídio até chegar a 100% dos gastos com transporte", sugere.

A proposta é viável economicamente? Gregori garante que sim, e cita como exemplo bem- sucedido de tarifa zero iniciativa realizada na cidade belga de Hasselt, com cerca de 300 mil habitantes. Em 1996, o sistema local transportava diariamente 360 mil passageiros - contagem que, evidentemente, incluía os moradores que realizavam mais de uma viagem por dia. Após a instituição da gratuidade, em 1997, o total passou para 1,4 milhão e em 2008 alcançou a marca de 4,1 milhões.

Segundo Gregori, o reflexo no tráfego de Hasselt, com a redução da quantidade de veículos, permitiu economizar em obras que serviriam de paliativo para melhorar o trânsito. "Eles economizaram muito. Deixaram, por exemplo, de construir um anel viário".


Fonte: Jornal A Tribuna Santos

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=52060&idDepartamento=5&idCategoria=0

domingo, 22 de agosto de 2010

Ônibus da caravana Menina Fantástica-Próxima parada da caravana é no Rio de Janeiro

22/08/10 por Daniel Targueta

Ônibus da caravana Menina Fantástica percorrem o estado do Rio

Ônibus da caravana Menina Fantástica percorrem o estado do Rio

A caravana Menina Fantástica, que busca a nova representante da beleza brasileira para o mundo da moda, parte rumo à Cidade Maravilhosa. Depois de passar pelo Sul, Centro-Oeste e Minas Gerais, chegou a vez de visitar o Rio de Janeiro.

Ao todo, 22 cidades serão visitadas pelos ônibus do concurso, que vão receber candidatas dispostas a seguir carreira no mundo da moda. Pode se inscrever quem tem entre 16 e 25 anos. Além disso, dois municípios do Espírito Santo serão visitados durante a semana: Vitória e Vila Velha.

A etapa seletiva do Rio de Janeiro será realizada no próximo sábado (28), na Zona Sul carioca. O local já foi definido: é o ginásio do Botafogo (Av. Wenceslau Brás, 72 – Botafogo – Rio de Janeiro). Os portões estarão abertos das 13h às 16h. Veja no mapa a seguir como chegar ao local:

A seguir, confira o roteiro detalhado das cidades que vão ser visitadas pela caravana Menina Fantástica durante esta semana:

SÁBADO (21)

Resende (RJ): Na Praça das Águas, durante todo o dia (das 10h às 17h)
Três Rios (RJ):
Na Praça São Sebastião, em frente à prefeitura, durante todo o dia (das 10h às 17h)

DOMINGO (22)

Volta Redonda (RJ): Das 10h às 12h na Vila Santa Cecília (Praça Brasil – Centro Comercial de Volta Redonda)
Barra Mansa (RJ): Das 14h às 17h na Avenida Joaquim Leite – Centro de Barra Mansa
Petrópolis (RJ): Na Praça da Liberdade, das 10h às 12h; e na Praça Dom Pedro, no Museu Imperial, das 14 às 17h

SEGUNDA-FEIRA (23)

Rio de Janeiro (RJ): Local a definir
Barra do Piraí (RJ):
Local a definir
Vassouras (RJ):
Das 14h às 17h na Praça Principal, na Rua Barão de Capivari, em frente à Câmara Municipal
Duque de Caxias (RJ):
Local a definir

TERÇA-FEIRA (24)

Niterói (RJ): No Shopping Bay Market (Rua Visconde do Rio Branco, 360) das 10h às 17h
Paraíba do Sul (RJ): Durante todo o dia na Praça Marques de São João Marcos – Jardim Velho – Centro
Magé (RJ): Local a definir
São Gonçalo (RJ):
Local a definir

QUARTA-FEIRA (25)

Rio de Janeiro (RJ): Na Praça Afonso Pena, na Tijuca, durante todo o dia
Areal (RJ): Local a definir
Teresópolis (RJ):
Das 14h às 17h na Praça Olímpica
Rio Bonito (RJ): Local a definir
Itaboraí (RJ):
Das 14h às 17 h na Praça Marechal Floriano Peixoto, em frente à Prefeitura de Itaboraí

QUINTA-FEIRA (26)

Rio de Janeiro (RJ): Das 10h às 17h na Praça do Lido, em Copacabana
Campos dos Goytacazes (RJ):
Local a definir
Silva Jardim (RJ):
Das 10h às 12h na Prefeitura Municipal
Casimiro de Abreu (RJ): Local a definir

SEXTA-FEIRA (27)

Rio de Janeiro (RJ): Local a definir
Vitória (ES):
Local a definir
Vila Velha (ES):
Local a definir
Rio das Ostras (RJ):
Das 10h às 12h na Praça José Pereira Câmera,no Centro de Rio das Ostras
Macaé (RJ):
Das 14h às 17h na Praça Washinton Luiz, no Centro de Macaé

SÁBADO (28)

DIA DE ETAPA SELETIVA NO RIO DE JANEIRO: Ginásio do Botafogo (Av. Wenceslau Brás, 72 – Botafogo – Rio de Janeiro). Os portões estarão abertos das 13h às 16h

Os ônibus seguem viagem para o Recife, local da sétima seletiva do Menina Fantástica 2010.


Fonte:http://especiais.fantastico.globo.com/meninafantastica2010/2010/08/22/proxima-parada-da-caravana-e-no-rio-de-janeiro-veja-roteiro-dos-onibus/

Itaquá renova a frota de ônibus

Publicada em 22|08|10

Mais 53 veículos devem entram em circulação até o final deste mês e outros 20 são esperados até fim do ano
Jorge Moraes
Carreata: Armando passeou em um dos novos carros da frota que atenderá o transporte público
Natália Ramos
De Itaquá
A partir de amanhã, 57 ônibus novos passam a circular em Itaquá. A nova frota apresentada ontem pelo prefeito Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, deve complementar o serviço para atender uma demanda mensal acima de 1,5 milhão de passageiros em 23 itinerários. O investimento de R$ 11,5 milhões são provenientes da Julio Simões, que detém a concessão do transporte público na cidade.

Segundo o prefeito, até o fim de agosto mais 53 carros serão entregues e outros 20 até o fim do ano. Os 130 novos ônibus devem substituir a frota, que é de 2004. A renovação está prevista no contrato de concessão, o qual estipula a troca dos veículos a cada seis anos. A nova frota foi fabricada entre 2005 e 2010.
"Esta frota vai aumentar a capacidade do transporte uma vez que os novos carros serão somados a outros 91 ônibus, além de atender uma exigência dos munícipes que reclamavam da falta de elevadores para cadeirantes", acrescentou Armando.

Os antigos e novos veículos utilizam combustível com 2% de biodiesel na composição, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. Além de oferecer conforto e segurança aos passageiros, segundo Armando, os 91 ônibus que já compõem da frota serão reformados e adaptados aos passageiros com deficiência física.
O novo visual dos carros chamou a atenção ontem em desfile pelas ruas do centro. "É bom ônibus novo. Mas, a cidade deveria receber tamanho investimento também na educação", disse a professora Cleide Cruz, 32. Já a costureira Osana Pereira, 53, disse que, para completar a mudança, as ruas dos bairros mais afastados deveriam asfaltadas.

Fonte:http://www.diariodoaltotiete.com.br/materia.aspx?id=38752

Ônibus literário

Um ônibus está estacionado na 21ª Bienal do Livro, entre os dias 12 e 22 de agosto, com um acervo de mais de mil e quinhentos livros para todas as idades, além de atividades lúdicas, com entrada Catraca Livre.

O projeto é uma biblioteca circulante, estruturada em um ônibus adaptado e já atendeu mais de 300 mil pessoas, em 240 localidades de 19 estados do país, além de ter percorrido aproximadamente 134 mil quilômetros.

De carona na 21ª Bienal do livro

Seu objetivo é promover o incentivo à leitura e a disseminação da informação para os mais diversos públicos: adultos, jovens, crianças, moradores de centros urbanos, periferias e zonas rurais.

O projeto tem parceria com a Mauricio Produções, e os famosos personagens que viajam de carona ajudam conquistar crianças, jovens e adultos para a experiência da leitura.


Fonte:http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/08/onibus-literario/

Teresina ganha mais 20 ônibus dotados de acessibilidade


TERESINA 158 ANOSVinte ônibus coletivos padronizados foram entregues à população. Os veículos possuem plataforma elevatória para pessoas com dificuldade de locomoção e fazem parte do processo de renovação da frota da cidade. Até dezembro serão 40 veículos modernos que valorizam a acessibilidade circulando. A padronização é mais uma etapa do Plano Diretor de Transporte que está sendo implantado pela Prefeitura de Teresina.

A solenidade de entrega faz parte da comemoração do aniversário de 158 anos de Teresina. “A nossa cidade está crescendo e por isso precisamos adaptá-la para a chegada desse desenvolvimento”, disse o prefeito Elmano Férrer, que aproveitou a oportunidade para solicitar aos empresários da área de transportes públicos presentes que ampliem a quantidade de linhas e leve os transportes para os novos bairros que têm surgido em Teresina. “Tenho visitado muitas comunidade e é constante a solicitação da população para que os ônibus circulem próximo às suas casas”, enfatizou.

De acordo com o superintendente de Transportes e Trânsito, Ricardo Freitas, o processo de renovação da frota atende à Lei Federal da Acessibilidade. “Com a renovação da frota, até o final deste ano, 20% dos ônibus que circulam em Teresina estarão dotados de meios que garantam o direito de ir e vir das pessoas que possuam alguma dificuldade de locomoção”, destacou.

A padronização faz parte do projeto de integração das linhas de ônibus. “Estamos empenhados em melhorar a nossa frota, pois a cidade está crescendo e precisamos oferecer um bom serviço. No final do mês será lançado o vale eletrônico, que também ajudará nesse processo”, frisou o presidente do Sindicato dos Transportes Urbanos de Teresina, Herbert Miúra.

Padronização dos ônibus

Com a criação do SITT (Sistema de Transporte de Teresina) foi necessária a padronização dos veículos do transporte urbano coletivo de passageiros. Ter a mesma cor em todos os ônibus é uma medida prevista no Plano Diretor de Transportes como uma das etapas para a integração do sistema e já é realidade na maioria das capitais brasileiras.

Em Teresina a padronização foi estabelecida pela Lei Municipal nº 3946 de 16/12/2009 que especifica o layout determinando além da mesma tonalidade de verde, a logomarca da empresa, o número de identificação do veículo e a destinação das linhas em locais visíveis.

A decisão municipal reforça a lei federal que determina um padrão para os coletivos. De acordo com as normas, os letreiros de ônibus urbanos e rodoviários em todo o Brasil devem ter letras brancas ou amarelas e tamanho mínimo de 15 centímetros, para que possam ser identificados a uma distância de 50 metros.

Toda a frota de Teresina já está ganhando a nova padronagem. Além da cor verde, a logomarca do SITT, que faz uma alusão a Ponte João Isidoro França, e do número da linha, os ônibus trazem em destaque um número com cinco dígitos que reforça a identificação do veículo. Os dois primeiros correspondem ao registro da empresa junto a STRANS. Os três últimos se referem ao veículo para o controle interno da empresa.

Para facilitar a identificação pelos usuários até então acostumados a reconhecer as linhas de ônibus pela empresa, eles devem memorizar o número da linha que acompanha o nome do bairro de destino no letreiro luminoso. Essa numeração própria também deve ser exposta em placas de acrílico com dimensões 20 x 35 cm, dispostas no pára-brisa direito. A numeração ajuda a identificação da linha inclusive para analfabetos, já que é mais fácil memorizar a seqüência numérica. As placas terão cores diferenciadas para cada zona de Teresina, de acordo com a seguinte especificação:

Linhas da zona Norte - cor verde bandeira

Linhas da zona Sul - cor amarela

Linhas da zona Leste - cor vermelha

Linhas da zona Sudeste - cor azul

Linhas circulares - cor laranja

Linhas diametrais - cor cinza


Mais informações:
STRANS
Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito

Av. Pedro Freitas, 1227 – Bairro Vermelha
CEP 64.018-201 - Teresina-PI
0800 86 9009 / 3122 7600