Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

São Paulo - Catraca dupla diminui tempo de embarques de ônibus em 38%



Imagem do post
César Ogata/Secom

A Prefeitura vem monitorando ônibus de nove linhas da cidade que passaram a contar com duas catracas, sendo uma para passageiros que pagam tarifa em dinheiro e outra para usuários do Bilhete Único. Em média, tempo de embarque caiu 38%


A implantação de uma segunda catraca em ônibus da cidade tem diminuído em até 38% o tempo de embarque dos usuários dos veículos que contam com o equipamento extra. No sistema, que vem sendo testado em 73 ônibus e será gradativamente ampliado pela Prefeitura, as pessoas que usam o Bilhete Único e Vale-Transporte podem utilizar a catraca do lado direito, que não tem a necessidade do auxílio do cartão de bordo do cobrador. Já o equipamento da esquerda fica reservado a quem paga a passagem com dinheiro ou com cartões Idoso e Deficiente, que precisam da validação do cobrador.

Atualmente, nove linhas de ônibus das zonas Norte, Sul, Sudeste e Oeste já contam com a catraca dupla e a SPTrans vem fazendo a instalação do segundo equipamento em veículos de maior capacidade como articulados e biarticulados.

O custo médio da instalação da segunda catraca gira em torno de R$ 6 mil, incluindo o validador eletrônico e a melhoria é paga pela própria empresa dona do veículo. Para que a adaptação seja possível, o veículo perde um assento duplo e um simples. O projeto piloto com os testes foi inciado em 2011.

“Sem as duas catracas, tem que ficar esperando quem vai pagar com dinheiro, as pessoas acharem o bilhete na bolsa ou até quem espera o troco. Com as duas catracas dá para entrar mais fácil e não fica aquela fila de gente esperando para entrar fora do ônibus”, afirmou a dona de casa Maria Aparecida Silva Santos, 54, que utiliza a linha 108/10 Jardim Celeste – Parque Dom Pedro.

“Melhorou bem. É claro que ainda faltam mais ônibus para ficar melhor, mas não fica mais aquele tumulto na porta na hora de entrar. Antes, tinha mais empurra-empurra, porque a fila não andava e depois que todos entravam no ônibus, chegava no outro ponto, ainda tinha gente tentando passar a catraca e travava tudo”, disse Maria de Fátima Pereira, 59, moradora da Vila Moraes que usa a linha do Jardim Celeste há 14 anos para trabalho.

Linhas que contam com catraca dupla
5108/10 Jd. Celeste - Term. Pq. D. Pedro II
5109/41 São Mateus - Metrô Tamanduateí
9501/10 Terminal Vila Nova Cachoeirinha – Paissandu
707A/10 Jd. Ângela - Metrô Praça da Árvore
8012/10 Metrô Butantã - Cidade Universitária
8022/10 Metrô Butantã - Cidade Universitária
106A/10 Metrô Santana - Itaim Bibi
175T/10 Metrô Santana - Metrô Jabaquara
8700/10 Terminal Campo Limpo - Praça Ramos de Azevedo

Fotos
Cesar Ogata / SECOM

Foto 1 – Ônibus com duas catracas diminuem em 38% o tempo de embarque

Foto 2 – Catraca da lado direito serve para usuários de Bilhete Único e Vale Transporte

Foto 3 – Catraca do lado esquerdo para usuários que pagam com dinheiro e precisam de validação


Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário