29/10/2013 16:42:08
A Câmara Temática de mobilidade urbana, reunida nesta terça, 29, tratou do sistema Bus Rapid Transit (BRTs). O coordenador do Projeto do Sistema BRT na EPTC, o engenheiro Luiz Cláudio Ribeiro, explicou o que é o sistema BRT que deixará um grande legado para a cidade de Porto Alegre.
Segundo Luiz, a cidade de Porto Alegre foi contemplada com obras de mobilidade urbana, incluindo o BRT. O sistema, que está entre os projetos prioritários para a Copa do Mundo, embora sua previsão de conclusão seja para 2015, visa reduzir o número de linhas de ônibus - fazendo uma integração entre as mesmas - diminuir o custo da passagem do transporte coletivo, garantir maior acessibilidade aos usuários, cumprimento de horários, reduzir o tempo de viagem entre outros.
Além de contar com um elevado sistema de tecnologia WIFI, GPS, telas de LCD, anúncios, bilhetagem, anexos, sensores e chips, o sistema BRT também garante maior conforto, qualidade e segurança durante as viagens. As obras dos BRTs nas avenidas Padre Cacique, João Pessoa, Protásio Alves e Bento Gonçalves são uma prioridade para o transporte coletivo, permitindo o uso de uma faixa exclusiva para circulação dos ônibus, que terá capacidade para 190 pessoas.
BRT e Legado
A cidade de Porto Alegre vem se mobilizando para receber o megaevento esportivo que é a Copa do Mundo de 2014. Em termos de legado, os corredores de ônibus são um dos principais que o BRT vai deixar para a cidade. Luiz Cláudio também apresentou o Projeto BRT para Zona Sul e Extremo Sul de Porto Alegre, duas regiões que sofrem com a baixa demanda de ônibus. Com a integração das linhas do Sistema BRT, os usuários que residem nessas áreas poderão fazer uma viagem, sentido Centro/Bairro e vice-versa, mais rápida e de menor custo.
Texto de: Jéssica Teles (estagiária / Secopa) Supervisão: João Carlos Machado Filho
Edição de: Caren Mello
Fonte: Portal PMPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário