Fotos: Sidnei Barros/PMG
O prefeito Sebastião Almeida apresentou na manhã desta terça-feira, dia 22, mais 25 ônibus com portas dos dois lados, que circularão nos bairros do Lavras, Santa Paula, São João e Fortaleza, e serão operados pela Empresa de Ônibus Vila Galvão. “Quanto mais ônibus, menor o tempo de espera das pessoas nos pontos. Nosso compromisso é ampliar a frota de ônibus e aprimorar o sistema de transportes em Guarulhos”, afirmou o prefeito.
Almeida lembrou que a Prefeitura realizou uma série de iniciativas para reestruturar o setor ao longo dos últimos anos, entre elas a implantação do Bilhete Único, que gerou mais economia aos usuários, e a construção de modernos terminais de ônibus nos Pimentas, no São João, no Terminal Rodoviário do Cecap, além das parcerias com o Estado no Taboão e no Cecap.
O próximo passo, segundo o prefeito, é dar continuidade à implantação de faixas exclusivas, a exemplo das que já foram feitas nas avenidas Monteiro Lobato, Eduardo Froner e Emílio Ribas. Ele também destacou o Plano de Mobilidade Urbana de Guarulhos, que prevê corredores exclusivos em vias importantes da cidade, e que aguarda financiamento do Governo Federal.
“Nesse sentido, os ônibus com portas dos dois lados serão muito importantes. Podemos ter melhoria no tráfego em ruas estreitas”, afirmou Almeida. A partir de agora, a cidade terá 50 ônibus zero quilômetro com portas dos dois lados trafegando no município. No início do mês, o prefeito já havia entregado 25 veículos que estão sendo operados pela Empresa de Ônibus Guarulhos nas linhas 275 – Cocaia/ Shopping Internacional - e 281 – Continental/Shopping – via Cemeg. Os veículos da Vila Galvão irão operar as linhas 433 - Terminal São João/Vila Galvão (via Anel Viário) e 453 - Terminal São João/Centro (via Tiradentes).
Os ônibus com portas dos dois lados são maiores, com 13,20 metros de extensão, e vêm equipados com quatro câmeras, lixeiras, GPS, elevador para deficientes e painéis laterais eletrônicos para informar os itinerários. O investimento total na compra dos 50 veículos foi de R$ 13 milhões.
Com a inclusão desses novos carros, Guarulhos passa a ter 985 ônibus nas ruas e mantém a frota mais nova do Estado de São Paulo - com menos de um ano e nove meses. Além disso, 95% dos veículos são adaptados às pessoas com deficiência física. O diesel usado nos ônibus é padrão Euro V, menos poluente que o combustível usado no passado.
Fonte: Prefeitura de Guarulhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário