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sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Curitiba terá R$ 5 bilhões para mobilidade, o maior investimento da história

29/10/2013 16:24:00

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Curitiba aplicará nos próximos anos R$ 5,2 bilhões em obras voltadas para a melhoria do transporte coletivo e da mobilidade. É o maior investimento da história da capital e faz parte do projeto de transformar Curitiba numa cidade efetivamente multimodal. Os recursos vão custear a implantação do metrô e de mais três projetos: a conclusão do corredor de transporte da Linha Verde, a revitalização da Linha Inter 2 e o aumento da capacidade das canaletas de ônibus.
O investimento foi anunciado nesta terça-feira, em Curitiba, (29) pela presidenta Dilma Roussef e pelo prefeito Gustavo Fruet, em solenidade que teve também a presença da vice-prefeita Mirian Gonçalves, do governador Beto Richa, além de ministros, secretários municipais e estaduais, senador, deputados, prefeitos de municípios da Região Metropolitana e vereadores, entre outras autoridades.
O anúncio marca o início de um período de retomada do planejamento e da qualidade do sistema de transporte da capital. O valor anunciado inclui recursos do governo federal, do Município e do Estado. Além de finalmente ganhar sua primeira linha de metrô, Curitiba ampliará de 80 para 148 quilômetros a rede de canaletas e faixas exclusivas para ônibus, reforçando a prioridade para o transporte coletivo.
A presidenta Dilma Roussef destacou que a destinação dos recursos foi facllitada pelo fato de a Prefeitura de Curitiba ter um projeto encaminhado, por meio do Procedimento de Manifestação de Interesse aberto em maio. “Isso significa que o prefeito estava adiantado, que tinha elementos, que a obra não só é factível, como vai começar”, afirmou. “Uma cidade cresce, muda, é um organismo vivo, e exige do poder público novo planejamento. Isso requer esforços unificados das três esferas de governo, sem levar em conta questões partidárias, mas o interesse da população”, disse.
“O futuro de Curitiba como cidade multimodal começa a ser escrito hoje”, disse o prefeito Gustavo Fruet, lembrando que os projetos aprovados  integram o ônibus a outros modais, como o metrô e a bicicleta. “É o maior aporte de recursos que a cidade já recebeu. Um dia histórico para Curitiba, que graças à união de esforços realiza um sonho antigo.”
Metrô
 
A maior parte dos recursos será aplicada na implantação da primeira fase do metrô curitibano, que terá 17,6 quilômetros, com 14 estações entre a Cidade Industrial e o Cabral (o projeto prevê mais 4,4 quilômetros até o terminal de Santa Cândida, com duas estações no trecho, numa segunda fase).
O governo federal investirá R$ 1,8 bilhão na primeira fase do projeto, com recursos do Orçamento Geral da União. A Prefeitura entrará com R$ 700 milhões e o Estado com mais R$ 700 milhões – valores a serem financiados pela União, provavelmente via BNDES. A iniciativa privada deverá aportar R$ 1,365 bilhão.
A presidenta destacou que, além de colocar recursos do Orçamento Geral da União, o governo federal vai financiar a parcela do Município e a do Estado no projeto do metrô, “em condições absolutamente diferenciadas”. Os recursos deverão ser pagos em 30 anos, com cinco anos de carência, e correção pela TJLP mais 2,5% ao ano.
A meta da Prefeitura é lançar os editais – tanto do metrô quanto das outras obras – até o início do ano que vem.
O prefeito Gustavo Fruet lembrou que a implantação do metrô em Curitiba é discutida desde 1969, quando a equipe do então prefeito Omar Sabbag realizou o primeiro estudo sobre o modal. “Foram décadas de sonho e planos frustrados, que agora temos a alegria de encerrar com a concretização desse projeto, numa parceria com o governo federal e o estadual”, disse Fruet. O prefeito agradeceu à presidenta Dilma, à equipe técnica da Prefeitura e ao governador pela parceria.
Ele lembrou que a revisão do projeto do metrô foi uma das primeiras medidas da sua gestão. A equipe encarregada do trabalho encontrou várias inconsistências no projeto anterior e terminou por recomendar a abertura de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para selecionar propostas de aprimoramento do projeto, de forma a torná-lo viável do ponto de vista técnico e financeiro.
Vencedora do PMI, a Triunfo Participações propôs uma série de adequações, entre as quais a extensão da primeira fase (prevista anteriormente para terminar na Rua das Flores) até o terminal do Cabral.
Outras obras
Além dos recursos para o metrô, a presidenta Dilma anunciou a liberação de R$ 408 milhões para três outros projetos propostos pela Prefeitura para sistemas de média capacidade, visando colocar Curitiba em um novo patamar na área da mobilidade: a conclusão da Linha Verde, transformando o antigo trecho urbano da BR-116 em uma via de integração metropolitana; a revitalização da Linha Inter 2, que tem uma das maiores demandas do sistema de transporte coletivo da cidade; e o aumento da capacidade e da velocidade dos chamados BRTs (corredores exclusivos de transporte).
A expectativa da Prefeitura é complementar esse investimento com recursos próprios, elevando o total para algo em torno de R$ 640 milhões.
Os investimentos ampliarão em 85% a rede de canaletas e faixas exclusivas para ônibus em Curitiba, que atualmente é de 80 quilômetros. Com a execução dos três projetos, serão mais 68 quilômetros de canaletas, além da readequação de 28 quilômetros (projeto BRT).
“Curitiba foi modelo para o mundo com muitas inovações nas últimas décadas e os investimentos que anunciamos hoje recolocam a cidade na vanguarda na área de mobilidade urbana”, disse o ministro das cidades, Aguinaldo Ribeiro.
O governador Beto Richa destacou a necessidade de investimentos permanentes em mobilidade. “É preciso investir em novos modais, em integração e tecnologia, e hoje um grande avanço é garantido, por meio da união entre diferentes esferas de governo”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

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