A
Agrale, empresa fabricante de chassis para ônibus, caminhões,
utilitários, tratores e motores estacionários, apresentou na
Transpúblico 2013 a sua linha de chassis com motorização frontal para
Micro, Midibus e Ônibus. O principal destaque da empresa é o novo
chassi de 17 toneladas, o MA 17.0, o mais novo lançamento, destinado às
aplicações urbanas e de fretamento. Para a Agrale é uma nova etapa que
se inicia com a entrada no segmento mais representativo do transporte de
passageiros. A comercialização começa a partir deste mês de julho. Os
outros destaques são os modelos MA 10.0, o mais robusto da categoria de
micro, agora com freios ABS de série, e o MA 15.0, consagrado produto da
categoria de Midibus.
O
Agrale MA 17.0 passa a ser o modelo de maior capacidade de carga
produzido pela marca. Um dos modelos apresentados na Transpúblico 2013
tem configuração padrão SPTrans, para aplicação nas linhas urbanas da
Grande São Paulo.
O
MA 17.0 fortalecerá ainda mais a marca no segmento de transporte de
passageiros, pois permitirá participar do segmento que representa mais
de 40% das vendas totais de chassis no Brasil e é muito disputado por
todos os fabricantes.
O
chassi MA 17.0 tem como principais características a robustez e uma
mecânica validada pelo mercado brasileiro. Admite carrocerias de até
12.500mm comprimento e foi projetado para atender as condições mais
severas de trânsito urbano e de lotação. Equipado com motor MWM de 6
cilindros, 225 cv de potência e torque de 861 Nm, permite retomadas em
baixo regime de rotação, o que é ideal para uso em situações de trânsito
urbano congestionado. O modelo possui transmissão Eaton FS mecânica de
seis marchas, suspensão com molas semielípticas na dianteira e traseira,
direção hidráulica, entre-eixos de 5.950 mm, na versão “standard”, e
PBT de 17.500 kg (técnico).
Outro
destaque da empresa é o chassi MA 10.0, que apresenta todas as inovações
e melhorias introduzidas na linha de chassis para micro-ônibus Euro V.
O
chassi Agrale MA 10.0 em
sua nova versão de 4.800mm de entre-eixos foi projetado para maximizar o
aproveitamento da carroceria e aumentar o espaço interno, permitindo
carrocerias de até 9.300 mm de comprimento. Esta versão é indicada em
aplicações rodoviárias e de fretamento. Já a versão com entre-eixos de
4.500mm é indicada em aplicações urbanas severas, permitindo carrocerias
de até 8.900 mm de comprimento, com PBT de 10.000 kg. A motorização MWM
de 165 cv garante elevado desempenho. Para maior conforto dos
passageiros é oferecido também, como opcional, a Suspensão traseira
totalmente pneumática.
No segmento
de ônibus médios, a Agrale mostra o chassi Agrale MA 15.0, veículo
perfeito para o conceito de midibus, que permite transportar maior
número de passageiros ,com mais conforto e segurança do que o
micro-ônibus. Também garante maior agilidade no trânsito urbano que os
ônibus convencionais. Indicado para aplicações
urbanas ou intermunicipais de curtas e médias distâncias, o chassi MA
15.0 é equipado com motor MWM, com potência de 190 cv. O modelo tem PBT
15.000 kg, distância entre-eixos de 4.300 mm a 5.250 mm e caixa de
transmissão EATON de seis velocidades.
Maior
fabricante brasileira de chassis leves e líder no segmento há 15 anos, a
Agrale possui uma gama diversificada de veículos de 8 a 17 mil kg de
PBT, com diversos modelos que atendem as mais variadas demandas
existentes no mercado. Além dos modelos apresentados na Transpúblico a
empresa oferece outras opções de chassis com motorização traseira, piso
baixo, suspensão pneumática e transmissão automática. A família completa
de chassis Agrale é composta pelos modelos MA 8.7, MA 9.2, MA 10.0, MA
12.0, MA 15.0 e, a partir de agora, o MA 17.0, com motorização
dianteira. Os modelos com motorização traseira são o MT 12.0 LE, o MT
15.0 LE e o
MT 17.0, todos com piso baixo.
Fonte:www.agrale.com.br
Claiton Reis
Simões Filho - Ba
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