Marôa Pozzebom, da Agência Brasília
Iniciativa do GDF permite que alunos da rede pública de ensino coloquem créditos no cartão do Passe Livre sem necessidade de ir a posto de atendimento do DFTrans
PLANALTINA (8/4/13) - Os estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal estão perto de se livrar da obrigação de ir a um posto do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). Batizado de Carga Embarcada, o novo sistema desenvolvido pelo GDF e instituído pela autarquia permite fazer automaticamente a recarga de créditos dentro dos ônibus. Para isso, basta passar o cartão no validador instalado no veículo. Cerca de 27 mil alunos, o equivalente a 15% dos 180 mil estudantes de escolas públicas, já estão cadastrados no novo sistema. A previsão é que a troca de cartões seja concluída até outubro deste ano.
"Já são 115 escolas atualizadas. O objetivo do governador Agnelo Queiroz é simplificar, racionalizar e proporcionar conforto a todos os alunos do DF. Além disso, essa medida diminui os custos para as famílias e garante educação para todos", destacou o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella, durante o lançamento do sistema, no Centro Educacional 1, em Planaltina, onde toda a rede oficial de ensino já foi contemplada.
Para evitar que os alunos se desloquem até os postos de atendimento, as escolas recolhem os cartões. Eles são atualizados durante o horário das aulas e nos postos móveis do DFTrans. O estudante só precisará ir até um posto em caso de mudança de endereço ou troca e inclusão de novas linhas de ônibus. "Todos os meses, as escolas informarão por via eletrônica ao Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) a relação dos alunos matriculados. Esses estudantes continuarão recebendo o benefício normalmente. Os créditos necessários para o deslocamento serão gerados na primeira viagem após a atualização", completou Campanella.
"O meu cartão foi atualizado nessa semana enquanto eu assistia às aulas. Gostei muito dessa mudança, porque, geralmente, nós temos estágio e outras atividades extracurriculares. A recarga mensal sempre tomava um período do dia", ressaltou a estudante Bruna Silva, 15. A segunda etapa do projeto prevê a implantação da Carga Embarcada para instituições privadas e a instalação de um posto SBA em cada cidade. Ainda não há data prevista para essa ação.
Balanço - Em 2012, o sistema foi instalado como projeto-piloto. Além das unidades de ensino de Planaltina, os cartões já foram substituídos em 47 escolas da área rural, com 7 mil beneficiados. Na área urbana, o benefício já alcançou 1,5 mil estudantes de quatro escolas de Ceilândia, Cruzeiro e Planaltina. A atualização está em fase final em todos os campi da Universidade de Brasília (UnB) e nas escolas públicas de Sobradinho e Brazlândia. Somente na UnB, já são 5 mil cadastrados - 22% dos beneficiados pelo Passe Livre Estudantil (PLE) na universidade.
A gratuidade de transporte para alunos do ensino público é garantida pela Lei nº 4.462, de 13 de janeiro de 2010. Atualmente, o GDF destina R$ 7 milhões mensais para custear o PLE.
Fonte: Agência Brasília - GDF
Nenhum comentário:
Postar um comentário