Atenta às tendências da mobilidade urbana do Brasil, a MAN
Latin America destacou em seu estande na 9ª edição de FetransRio, no Rio de
Janeiro, o novo integrante da família Volksbus, o chassi 17.260 OD. A empresa
expôs também o ônibus híbrido MAN Lion´s City, modelo importado da Alemanha. Disponível
na Europa, este ônibus já foi apresentado pela MAN na Rio+20, conferência sobre
desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado em junho deste ano também no Rio de
Janeiro.
Segundo a montadora, o chassi 17.260 OD é o único com motor
dianteiro de seis cilindros do mercado que não necessita de Arla 32. É que o
propulsor MAN DO8, com seis cilindros e 260 cvde potência, utiliza o sistema
EGR (Recirculação de Gases de Exaustão) de póstratamento de emissões que
dispensa o uso da ureia. Esta tecnologia, que atende à norma Euro 5 do Proconve
P7, só é utilizada no mercado brasileiro pela MAN. “Para atendermos à
legislação, não bastaria trabalharmos apenas na mudança de motores da linha
Volksbus. Fomos além, e desenvolvemos uma linha totalmente renovada, com uma
série de evoluções tecnológicas que agregam ainda mais valor à família
Volksbus”, afirmou Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.
Outra característica que a montadora destaca neste novo
chassi VW 17.260 OD é o sistema de freio motor EVB (Exhaust Valve Brake), que
proporciona maior poder de frenagem, garantindo segurança e redução nos custos
de manutenção.
Segundo a MAN, o novo VW 17.260 OD é uma excelente opção
para os frotistas em um mercado cada vez mais competitivo. A motorização
favorece o uso deste veículo em operações de fretamento, pois a grande maioria dos
ônibus é equipada com sistema de ar-condicionado e outros recursos que utilizam
parte da potência do motor. O veículo também pode ser utilizado em operações
urbanas para o transporte de uma grande quantidade de passageiros, em vias com
más condições e em locais com topografia acidentada, que exigem mais potência e
torque elevado do motor.
Híbrido – Ao lado do novo chassi a montadora exibe também o
ônibus híbrido Lion’s City, que já está sendo operado em várias cidades
europeias como serviço regular. Para a
partida utiliza somente energia elétrica, o que elimina a produção de fumaça e
diminui o barulho. Segundo a MAN, a tecnologia do Lion’s City híbrido marca um
grande passo na proteção ambiental, uma vez que vem equipado com uma série de
itens que colaboram para uma menor emissão de poluentes. Seu motor, por
exemplo, é capaz de economizar cerca de 10 mil litros de diesel, com isso a
produção de CO2 é reduzida em até 26 toneladas no período de um ano.
Enquanto nos ônibus convencionais a energia de frenagem é
transformada em calor, este modelo híbrido economiza essa energia em
ultracapacitadores e ganha energia de propulsão para seus dois motores de
tração elétrica. Os consumidores de energia secundários, como o
ar-condicionado, são operados eletricamente e alimentados pelo sistema de
armazenamento de energia no teto do veículo.
Na parada, o ônibus híbrido não tem emissões de gás de
escape e, portanto, pode começar a marcha de maneira elétrica com muito pouco
ruído. Esse pacote de tecnologia, segundo a MAN, torna o Lion’s City híbrido a
escolha mais eficiente em emissões de CO2 e a melhor opção tecnológica para o
tráfego urbano.
A MAN destaca também que o Lion’s City híbrido possui um sistema de “gestão de
energia inteligente”, que desliga o motor automaticamente quando o veículo está
parado e o liga novamente apenas quando for necessário, emitindo assim, menos
poluentes.
A energia elétrica é gerada com a frenagem do veículo e
utilizada na partida, a partir do mesmo conceito de recuperação da energia
cinética (KERS) utilizado nos carros da Fórmula 1. Com os estudos sobre mais
esse veículo de baixo carbono, a montadora amplia o seu portfólio de veículos
sustentáveis e se prepara para o futuro do transporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário