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terça-feira, 2 de outubro de 2012

FetransRio é plataforma para ônibus inéditos

Sem a concorrência dos antigos salões paulistas, a FetransRio vem se firmando como um evento especial para a indústria de ônibus no Brasil. Em sua 9ª edição, a feira realizada pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus) promete ir mais além, revelando inéditos lançamentos no mercado de chassis e carrocerias. Mais de 150 expositores, 100 ônibus e 10 mil visitantes são aguardados nos 20 mil m² de exposição durante os dias 3, 4 e de outubro, no Centro de Convenções do Riocentro, no Rio de Janeiro. Um sinal de que o mercado vive um bom momento. Motorgerais selecionou as principais novidades da feira. Confira:

Agrale

A marca aproveita a presença na feira para expor o MA 17.0, seu primeiro motor dianteiro para o segmento de 17 polegadas – principal mercado para ônibus no Brasil, representando mais de 40% das vendas. “Desenvolvemos um produto robusto, no qual aplicamos tecnologias que garantem ao nosso cliente e usuário ganhos de desempenho, com menores custos operacional e de aquisição”, afirma o gerente de vendas de veículos da Agrale, Silvan Poloni. Equipado com o motor 7.2 MWM MaxxForce, seis cilindros, de 225 cv (cavalos) de potência, o modelo é ideal para aplicações urbanas. O câmbio é o Eaton FSO manual de seis velocidades. Admitindo carrocerias de até 12,50 metros de comprimento, o MA 17.0 é dotado também de direção hidráulica, suspensão com molas semielípticas na dianteira e traseira, e distância entre-eixos de 5,96m. Outra novidade da Agrale é o chassi para micro-ônibus MA 10.0 em nova versão de 4,80m de entre-eixos com o eixo dianteiro reposicionado. O objetivo da marca ao reformular o modelo foi ampliar o espaço interno no salão de passageiros e a visibilidade do motorista. Com motor 4.8 MWM de 165 cv, a nova versão é indicada para aplicações rodoviárias e de fretamento. A versão com entre-eixos de 4,50m permanece focada no uso urbano.

Iveco

A exemplo da Agrale, a marca italiana lança sua ofensiva para os ônibus de 17 polegadas com o 17E25. Testado exaustivamente por empresas das regiões Sul e Nordeste do país ao longo dos últimos anos, o chassi é um antigo projeto da Iveco, que somente agora ganhará vida, já adequado ao padrão anti-poluentes Euro 5. Paralelamente será lançado um novo modelo de micro-ônibus maior que o CityClass, além de ser exposto um protótipo movido a Gás Natural Veicular (GNV) encarroçado pela empresa Unvi.

Marcopolo Audace 800

O sucesso da família de rodoviários Geração 7 motivou a encarroçadora gaúcha a apostar em um novo ônibus intermediário. Posicionado entre o Ideale 770 e o Viaggio G7 900, o Audace 800 vem preencher uma lacuna cada vez mais exigente: a de fretamentos. Para isso, é disponível sob dois dos chassis de motor dianteiro mais comercializados, o Mercedes-Benz OF-1721 Euro V, em três variações de comprimento (11,50m para 45 passageiros, 12,10m e 12,70m, com ou sem sanitário), além do Volksbus 17.230 OD (11,30m, 12,10m e 12,63m). No estilo e salão de passageiros, vários detalhes herdados do G7. Curiosamente, o modelo foi lançado antes na China, onde é chamado de Audade 900.


Irizar i6

Satisfeita com o sucesso de vendas do Pb, um dos modelos mais luxuosos do mercado, a marca espanhola decidiu trazer para o país o recém-lançado i6. O rodoviário, assim como o Audace 800 da Marcopolo, será uma nova opção intermediária entre o Century e o Pb. A silhueta do ônibus é inconfundível. Faróis, para-brisa, vidros laterais e a chamativa “corcunda”            no teto foram nitidamente inspiradas no Pb, até então último lançamento da Irizar. Na traseira, as lanternas são mais afuniladas. O modelo já é vendido em diversos mercados da América Latina.




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