Sem a concorrência dos antigos salões paulistas, a FetransRio vem se
firmando como um evento especial para a indústria de ônibus no Brasil.
Em sua 9ª edição, a feira realizada pela Federação das Empresas de
Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) e a
Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus) promete ir mais
além, revelando inéditos lançamentos no mercado de chassis e
carrocerias. Mais de 150 expositores, 100 ônibus e 10 mil visitantes são
aguardados nos 20 mil m² de exposição durante os dias 3, 4 e de
outubro, no Centro de Convenções do Riocentro, no Rio de Janeiro. Um
sinal de que o mercado vive um bom momento. Motorgerais selecionou as
principais novidades da feira. Confira:
Agrale
A marca aproveita a presença na feira para expor o MA 17.0, seu
primeiro motor dianteiro para o segmento de 17 polegadas – principal
mercado para ônibus no Brasil, representando mais de 40% das vendas.
“Desenvolvemos um produto robusto, no qual aplicamos tecnologias que
garantem ao nosso cliente e usuário ganhos de desempenho, com menores
custos operacional e de aquisição”, afirma o gerente de vendas de
veículos da Agrale, Silvan Poloni. Equipado com o motor 7.2 MWM
MaxxForce, seis cilindros, de 225 cv (cavalos) de potência, o modelo é
ideal para aplicações urbanas. O câmbio é o Eaton FSO manual de seis
velocidades. Admitindo carrocerias de até 12,50 metros de comprimento, o
MA 17.0 é dotado também de direção hidráulica, suspensão com molas
semielípticas na dianteira e traseira, e distância entre-eixos de 5,96m.
Outra novidade da Agrale é o chassi para micro-ônibus MA 10.0 em nova
versão de 4,80m de entre-eixos com o eixo dianteiro reposicionado. O
objetivo da marca ao reformular o modelo foi ampliar o espaço interno no
salão de passageiros e a visibilidade do motorista. Com motor 4.8 MWM
de 165 cv, a nova versão é indicada para aplicações rodoviárias e de
fretamento. A versão com entre-eixos de 4,50m permanece focada no uso
urbano.
Iveco
A exemplo da Agrale, a marca italiana lança sua ofensiva para os ônibus
de 17 polegadas com o 17E25. Testado exaustivamente por empresas das
regiões Sul e Nordeste do país ao longo dos últimos anos, o chassi é um
antigo projeto da Iveco, que somente agora ganhará vida, já adequado ao
padrão anti-poluentes Euro 5. Paralelamente será lançado um novo modelo
de micro-ônibus maior que o CityClass, além de ser exposto um protótipo
movido a Gás Natural Veicular (GNV) encarroçado pela empresa Unvi.
Marcopolo Audace 800
O sucesso da família de rodoviários Geração 7 motivou a encarroçadora
gaúcha a apostar em um novo ônibus intermediário. Posicionado entre o
Ideale 770 e o Viaggio G7 900, o Audace 800 vem preencher uma lacuna
cada vez mais exigente: a de fretamentos. Para isso, é disponível sob
dois dos chassis de motor dianteiro mais comercializados, o
Mercedes-Benz OF-1721 Euro V, em três variações de comprimento (11,50m
para 45 passageiros, 12,10m e 12,70m, com ou sem sanitário), além do
Volksbus 17.230 OD (11,30m, 12,10m e 12,63m). No estilo e salão de
passageiros, vários detalhes herdados do G7. Curiosamente, o modelo foi
lançado antes na China, onde é chamado de Audade 900.
Irizar i6
Satisfeita com o sucesso de vendas do Pb, um dos modelos mais luxuosos
do mercado, a marca espanhola decidiu trazer para o país o recém-lançado
i6. O rodoviário, assim como o Audace 800 da Marcopolo, será uma nova
opção intermediária entre o Century e o Pb. A silhueta do ônibus é
inconfundível. Faróis, para-brisa, vidros laterais e a chamativa
“corcunda” no teto foram nitidamente inspiradas no Pb, até
então último lançamento da Irizar. Na traseira, as lanternas são mais
afuniladas. O modelo já é vendido em diversos mercados da América
Latina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário