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quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Rio-pretense verá poucas mudanças no novo transporte coletivo

São José do Rio Preto, 30 de Outubro, 2011 - 1:50


Elton Rodrigues



Thomaz Vita Neto
Novos ônibus da Circular Santa Luzia que entrarão em operação na 4ª: todos serão monitorados e dotados de rampa de acessibilidade



Os usuários de ônibus urbanos de Rio Preto verão poucas mudanças na próxima quarta-feira, primeiro dia do novo sistema de transporte coletivo. O sistema entra em funcionamento sem atender o previsto no edital. Os miniterminais e os corredores de ônibus, apostas para suprir a necessidade do usuário e agilizar as viagens, ainda não têm previsão para sair do papel. E, por hora, as rotas originais serão mantidas. 


Enquanto o sistema não muda por completo, os rio-pretenses ainda terão de lidar com a demora dos coletivos e lotação em determinados itinerários e horários. Na estreia do novo modelo, as novidades serão o monitoramento dos coletivos - o que permitirá maior controle dos veículos e segurança dos passageiros - e acessibilidade em todos os ônibus. Todos deverão ser monitorados por uma central. Os trajetos não serão alterados, porém ocorrerá a divisão de linhas. Vinte passam a ser operadas pela Expresso Itamarati e 35 pela Circular Santa Luzia. 

A Expresso Itamarati primeira levou o lote 2 por R$ 3,9 milhões, e investiu R$ 17,5 milhões na frota e equipamentos. A Santa Luzia ficou com o lote 1, por R$ 7,1 milhões, e fez investimentos de R$ 30 milhões. Os novos ônibus que entrarão em circulação são equipados com três câmeras de vídeo - uma na frente e duas nos corredores -, GPS que transmite a localização do circular e oferece opção de comunicação entre motoristas e central de monitoramento. Os coletivos também possuem rampa de acesso para deficientes físicos, que será operada pelo motorista. 

A Prefeitura afirma que, por enquanto, preferiu manter as rotas originais para não causar transtornos aos usuários. Por isso, mudança mesmo é a linha do Nova Esperança, bairro recém-inaugurado na região norte, que passa a fazer parte do conjunto de itinerários. O poder público diz querer esperar primeiro a população se acostumar com o novo modelo para avançar no processo.




Thomaz Vita Neto
A Expresso Itamarati levou o lote 2 do novo sistema de transporte por R$ 3,9 milhões e investiu R$ 17,5 milhões na frota e equipamentos
Mais ônibus

Para tentar evitar transtornos no serviço de transporte, 21 ônibus a mais que os 240 previstos na licitação estarão em circulação - 184 da Circular Santa Luzia e 77 da Itamarati. O edital prevê frota total de 240, sendo que 217 desses devem estar em circulação. A nova tarifa, que caiu de R$ 2,30 para R$ 2,10, entrou em vigor dia 26 do mês passado. A redução é subsidiada. A Prefeitura repassará às empresas R$ 12,7 milhões por ano. 


Já os quatro corredores de ônibus - sul, sudoeste, noroeste e nordeste - e os 12 miniterminais, ainda não tem previsão para ser construídos, isso porque dependem de verba do Ministério das Cidades, que ainda não foi disponibilizada. Os miniterminais, que serão instalados em bairros periféricos e formarão um círculo a partir do terminal central, vão custar R$ 19,4 milhões. E os corredores de ônibus vão consumir R$ 267,3 milhões. 

Ainda será construída uma via restrita para coletivos, que circundará a cidade por fora e terá 33 quilômetros de extensão. De acordo com a Prefeitura, que só se manifestou por meio da assessoria de comunicação, o investimento é necessário para viabilizar o projeto, conforme prevê o edital. E afirma que mesmo que a verba não venha da União, garantirá que as modificações sejam feitas.



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