SEG, 28 DE NOVEMBRO DE 2011 13:29
Linha 2012 visa economia e mobilidade urbana
Nova Série F é mais potente e econômica
A Scania apresentou a nova linha mundial de motores para ônibus, que são enquadrados nas normatizações Euro 3, 4, 5 e 6. Além disso, a fabricante ainda demonstrou uma nova versão do chassi da Série F para o mercado brasileiro, que possui propulsores adequados às exigências do Proconve P7. Este novo produto é indicado para operações urbanas e rodoviárias de média e curta distância.
Wilson Pereira, gerente executivo, de Vendas de Ônibus da marca, ressaltou que as atribuições da nova versão da série F são ideais para o mercado nacional. “Até por conta dos futuros eventos esportivos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, existe a perspectiva de uma grande demanda por veículos alimentadores. Na verdade os veículos com motorização dianteira ainda representam a grande fatia do transporte urbano de passageiros, respondendo mais de 90% de participação no segmento”, declarou.
A marca passa a oferecer um portfólio com motores de nove a 13 litros, que substituem os oferecidos atualmente de nove, 11 e 12 litros. Os propulsores da Série K terão potência de 240 a 400 cavalos. Já os chassis da Série F, que podem receber carrocerias de 12,6 a 13,2 metros na configuração 4x2, contam com motores dianteiros de nove litros, cinco cilindros e potência de 250 ou 310 cavalos.
Na comparação com os propulsores antigos de nove litros, os novos são 5% mais potentes, 9% mais fortes em relação ao torque e permitem uma economia de até 7%. Outro benefício das mudanças na série F é que, com o avanço do motor em 160 mm, o veículo ganha mais espaço interno para a circulação de passageiros.
Empresa foca nas oportunidades com os investimentos em mobilidade urbana.
Mobilidade Urbana:
De olho em um nicho de mercado que está em efervescência pela a proximidade dos eventos esportivos, a fabricante também apresentou o projeto “Mobilidade Urbana: Soluções Scania”, que tem como o objetivo oferecer a todo o País o portfólio da marca para aplicações em sistemas BRT (Bus Rapid Transit) e BRS (Bus Rapid Services).
A marca tem a perspectiva de conversar com o poder público de diversos municípios para oferecer a solução de transporte
mais adequada. Este trabalho já rendeu frutos à marca que, recentemente, vendeu 200 unidades do chassi K 230 4x2 para o Grupo Breda, que os utilizará no sistema BRS, a ser implantado no Rio de Janeiro.
Cláudio Senna Frederico, consultor internacional de infraestrutura e planejamento estratégico em trânsito urbano, contratado pela marca, salientou a necessidade de se analisar e projetar as ações. “É importante ressaltar que, para realizar investimentos em infraestrutura na malha de transporte urbano, é preciso ter planejamento, veículos adequados e reorganização operacional, tudo isso visando um serviço mais rápido, eficiente e seguro para passageiros. E com esse novo portfólio de chassi, a Scania oferece soluções mais completas em mobilidade urbana”, explica.
Fonte:
WEBTRANSPO / FOTO: DIVULGAÇÃO
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