domingo, 21 de agosto de 2011.
Seis carros chamados de “micrão”, que adotam rotina diferenciada, estão circulando pela parte alta da cidade há uma semana
Alysson Braga
ESTAGIÁRIO
ALYSSON BRAGA
IPATINGA – Embora muitos ainda não tenham percebido, os ônibus da Autotrans chamados de “micrão” estão abrindo caminho para a implantação gradativa de um novo sistema do transporte coletivo local. São veículos maiores que os microônibus e menores que os ônibus convencionais. O modelo de ônibus, que comporta 32 pessoas sentadas e possui elevador, permite aos usuários entrar pela porta da frente. A porta traseira é substituída por outra que fica no meio do carro.
De acordo com o coordenador de Tráfego da Autotrans, Marcos Fernandes, a segunda tentativa de implantar o sistema de entrar pela porta dianteira em todos os ônibus da empresa deverá ser feita em breve. Na primeira tentativa, principalmente porque a população não parecia devidamente informada, o processo foi tumultuado e acabou tendo que ser revisto. Agora, o coordenador informou que ainda não há data definida porque o processo está dependendo de uma negociação com a Prefeitura Municipal de Ipatinga. “A Univale já implantou este sistema em Ipatinga. Acredito que não vai demorar muito para a Autotrans também adotar”, adiantou. Contudo, Fernandes crê que dessa vez a população deva aceitar bem a medida, porque já está ciente e “tudo está sendo mais bem preparado”.
Nota da PMI
Por meio de nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ipatinga informou que está ainda analisando a possibilidade de mudar o embarque para a porta dianteira e que não há previsão para isso acontecer. A preocupação da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) é não causar transtorno no embarque e desembarque de passageiros.
O que os usuários acham da mudança
Maciane Ferreira Duarte Galvão, 56, aposentada
“Preciso pegar ônibus às vezes. Não sabia dessa troca dos ônibus, mas sou a favor da mudança de colocar para entrar pela porta da frente. Acho que é mais seguro porque o motorista vê quem está entrando. Tudo que é novo é difícil de adaptar, mas acho que se não tentar não tem como saber se vai dar certo”.
Vinícius Castro, 16, estudante
“Na minha opinião não tem diferença nenhuma. Mas o fato é que o povo está acostumado a entrar pela porta traseira. Entrar pela porta da frente causa muita confusão porque o espaço é pequeno. Se for implantado o sistema de entrar pela porta dianteira em todos os ônibus acho que o transporte público vai atrasar mais ainda”.
Maria Lúcia Rodrigues, 63, diarista
“Utilizo o transporte público de segunda a sexta e sou contra a mudança de colocar para entrar pela porta dianteira. Eu já entro pela porta da frente por causa da idade, mas acho difícil o povo aceitar. Já vi esses novos ônibus circulando. Em Governador Valadares as pessoas entram pela porta da frente e saem pela porta traseira, e dá muito certo”.
Lucas Castro, 19, estudante
“Utilizo o ônibus de segunda a sexta. Acho que deveriam fazer uma enquete com o povo para saber o que prevalece. Pode até ser que colocar para entrar pela porta da frente em todos os ônibus dê certo. A Univale adotou esse sistema e ninguém reclamou. Assim acho mais seguro, em caso de assalto, por exemplo”.
Jandira de Olinda de Freitas, 60, aposentada
“Acho que vai dar certo sim, porque é mais seguro. É necessário tentar. As pessoas reclamam se o ônibus está muito cheio, reclamam de tudo. Quem desce pela porta da frente às vezes atravessa a rua com pressa, sendo muito perigoso. Melhor descer pela porta de trás”.
Sônia de Oliveira Meireles, 47
“Sou contra entrar pela porta da frente porque é o local do ônibus que mais tumultua, já que há muitos idosos, além de eu não achar mais seguro. Mas tudo é uma questão de hábito, os usuários precisam se acostumar e o trocador e o motorista também. Quase tudo do que é novidade em Ipatinga as pessoas rejeitam, mas a mudança tem que permanecer durante um tempo para se acostumar”.
Os números
das linhas dos
novos ônibus
031
050
060
090
902 A
930
Fonte: JVA On Line
http://www.jornalvaledoaco.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=92741
Nenhum comentário:
Postar um comentário