A implantação do SIM e de um sistema de Metrô Leve (VLT) na Região Metropolitana da Baixada Santista faz parte do Expansão SP, plano em que o Governo do Estado está investindo R$ 21 bilhões até o final de 2010 com o objetivo de ampliar, modernizar e integrar a rede de transporte público nas três regiões metropolitanas.
O objetivo é reestruturar o sistema de transporte público na Baixada Santista com a racionalização de linhas de ônibus. Esse sistema consiste num tronco de transporte de média capacidade, a ser operado pelo Metrô Leve, integrado com linhas de ônibus municipais, intermunicipais e ciclovias. Sua infraestrutura compreende terminais de transporte, estações de transferência, pontos de parada e ciclovias. Todos os espaços contarão com total acessibilidade.
Foi desenvolvido para atender ao crescimento projetado da demanda na RMBS, em função do conjunto de investimentos previstos para a região, que se constitui em polo turístico e de negócios portuários e petrolíferos.
Ônibus
Os ônibus intermunicipais, que farão parte do SIM, serão integrados aos 11 quilômetros de Metrô Leve, proporcionando mobilidade à população de toda a Região Metropolitana da Baixada Santista (Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Peruíbe, Bertioga, Cubatão, Mongaguá e Itanhaém).
Benefícios
O transporte de média capacidade do tipo VLT oferece inúmeros benefícios às cidades, como:
- Transporte moderno, com melhores condições de conforto.
- Redução das poluições sonora e do ar.
- Redução dos congestionamentos.
- Redução dos tempos de viagem.
- Requalificação do entorno da faixa ferroviária.
- Maior atratividade para os usuários.
- Investimento com alta rentabilidade socioeconômica.
- Impacto energético: 2,6 vezes menos energia que os ônibus e 5,4 vezes menos que o automóvel.
- Maior eficiência no uso do espaço urbano.
- Eliminação da barreira física representada pela faixa ferroviária.
Operação do Metrô Leve (VLT)
O Metrô Leve opera de forma integrada à cidade e elimina os obstáculos oferecidos pelo sistema das linhas férreas tradicionais. Ele não requer muros para segregar suas vias e seu tempo de interrupção do tráfego urbano, durante a passagem de um veículo (entre 9 e 10 segundos), é bem menor em relação a um trem.
Os semáforos das vias do Metrô Leve serão controlados eletronicamente. Permanecerão abertos para o trânsito, fechando apenas quando o VLT se aproxima do cruzamento, reduzindo congestionamentos em horários de pico.
O tempo de parada do VLT nas estações é de 20 segundos, suficiente para o embarque e desembarque, considerando a demanda estimada.
PRORROGAÇÃO DE CONSULTA PÚBLICA
CONCORRÊNCIA Nº 003/2010
O Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, neste ato representada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A., comunica que fica prorrogado o prazo para a CONSULTA PÚBLICA das informações e documentos relacionados à Minuta do Edital de Concorrência Pública Internacional nº 003/2010, que será realizada com a finalidade de ampliar, modernizar e melhorar a qualidade dos serviços públicos de transporte urbano coletivo intermunicipal prestados na Região Metropolitana da Baixada Santista, até o dia 28/05/2010.
A Minuta do Edital, do Contrato e outros Anexos continuarão disponíveis para consulta no sítio www.emtu.sp.gov.br ou no Departamento de Compras e Contratos, na Rua 15 de Novembro nº244 - 5º andar – São Paulo, Capital, no horário das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00, mediante pagamento de R$ 10,00 para aquisição da versão gravada em CD.
Os comentários e sugestões deverão ser encaminhados à EMTU/SP até a data limite da consulta, identificados de forma completa e serão recebidos, exclusivamente, das seguintes formas: endereçados ao e-mail pppsimrmbs@emtu.sp.gov.br, transmitidos ao Fac-símile nº (011) 3113-4760 ou endereçados ao Departamento de Compras e Contratos, na Rua 15 de Novembro nº244 - 5º andar – São Paulo, Capital.
Fonte: EMTU
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