Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Rio de Janeiro - Prefeitura vai acabar com a sobreposição de ônibus na Zona Sul

16/03/2015 18:34:00

A Prefeitura do Rio vai implementar um novo plano de racionalização da frota de ônibus na Zona Sul, a partir do segundo semestre.  A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) finaliza até junho a elaboração do plano, que vai acabar com a sobreposição das linhas, tirando de circulação 700 ônibus da região. A definição das linhas que saem do sistema está em fase de detalhamento.

Atualmente, são 123 linhas que reúnem aproximadamente dois mil ônibus. Desse total, 78 linhas serão eliminadas reduzindo 35% da frota. Com as alterações, a Zona Sul será atendida por 45 linhas, das quais 20 serão criadas especialmente para atender o novo modelo e 24 terão seus trajetos encurtados. A mudança será feita de forma gradativa durante o segundo semestre, substituindo as linhas atuais e informando os usuários das modificações. Não haverá mudanças no trânsito.


 
-  Existe hoje um excesso de oferta de ônibus na Zona Sul, com linhas sobrepostas e ocupação média baixa. Com um sistema mais simples de ser entendido, com uma quantidade de linhas menor, será possível otimizar a qualidade do serviço oferecido aos passageiros – explicou o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani.


Dois grandes corredores principais vão concentrar a maioria das linhas. São eles: Leblon, Ipanema, Copacabana e Centro, via Aterro do Flamengo; e São Conrado, Gávea, Jardim Botânico, Botafogo e Centro, via Praia do Flamengo. Serão criadas linhas integradoras para ligar os bairros da Zona Sul ao Maracanã e à Rodoviária Novo Rio via Lagoa e túneis Rebouças e Santa Bárbara. Também será criada uma linha circular dentro da Zona Sul para evitar o transbordo de passageiros cujo destino não dependa da passagem pelos corredores troncais.


A linha circular irá atender os bairros que ficam fora dos corredores principais, como Cosme Velho e Urca, além das orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon. Algumas regiões contarão com linhas alimentadoras, como Rocinha, Vidigal, Horto e Leme. As linhas que partem hoje da Rocinha ou do Vidigal serão mantidas, sem alterações. As que saem da Barra da Tijuca com destino ao Centro via Zona Sul terão trajetos encurtados, passando a circular apenas pelo trecho Barra-Zona Sul.


Haverá ainda ganho de tempo de viagem, já que com menos linhas sobrepostas no sistema e menos ônibus disputando passageiros nos pontos, os corredores BRS (Bus Rapid Service) vão fluir melhor. Onde não há BRS também haverá melhorias, porque menos coletivos estarão nas ruas. Essas mudanças vão beneficiar os usuários de táxis e carros particulares, que passam a contar com um trânsito mais fluido.


A prioridade do novo sistema é retirar da frota os ônibus que não são dotados de ar-condicionado. Aqueles que já estiverem equipados com a climatização e a acessibilidade requeridos pela legislação municipal, serão aproveitados.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=5249333
Imagens relacionadas:







Nenhum comentário:

Postar um comentário