Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Curitiba - Terminais de ônibus recebem paraciclos para reforçar integração dos meios de transporte

15/03/2015 14:26:00

principal

O primeiro de uma série de paraciclos que serão instalados nos terminais de transporte coletivo de Curitiba foi entregue pelo prefeito Gustavo Fruet no terminal do Pinheirinho, na manhã deste domingo (15). A ação integra as comemorações de aniversário de 322 anos da capital paranaense.
Até o final de julho, todos os terminais de ônibus devem ter o equipamento instalado, ou o número ampliado. Um cronograma para a instalação dos equipamentos foi determinado pela Urbs e o próximo terminal a ser contemplado é o Boa Vista. Além do Pinheirinho, os terminais do Boqueirão e Bairro Alto também já receberam os paraciclos.
Nos terminais Hauer e Centenário, o número de vagas dos paraciclos existentes será ampliado.
A instalação de paraciclos nesses locais é mais uma medida de incentivo ao uso da bicicleta, que reforça a proposta de integração entre modais de transporte.
"O objetivo é incentivar a integração e o compartilhamento. Com a implantação dos paraciclos, as pessoas vão até os terminais de bicicleta para pegar o ônibus. Dessa forma, queremos dar mais segurança para essas pessoas, além de incentivar que outros usuários possam adotar esta forma de transporte. Todos os terminais terão os paraciclos que complementam o projeto de integração entre modais e de compartilhamento dos espaços do sistema viário", disse Fruet.

Segundo o prefeito, a atual gestão da Prefeitura prioriza investimento em transporte coletivo e bicicleta. "Esta gestão optou por dar prioridade para o transporte coletivo, aumentando o número de faixas exclusivas, oferecendo um menor tempo de deslocamento entre origem e destino, revertendo em mais tempo para as pessoas", complementou.

Paraciclo
A necessidade de implantação dos paraciclos foi identificada pela Urbs após observar o uso, por parte de ciclistas, das grades que circundam os terminais para fixar suas bicicletas. Até mesmo no Terminal Hauer, que possui paraciclos, essa prática foi percebida porque as vagas para estacionar as bicicletas são insuficientes.

"É uma das metas da gestão Gustavo Fruet a melhoria da mobilidade e a integração entre modais. Os paraciclos pretendem integrar os dois modais: bicicleta e ônibus. A previsão é para que todos os terminais tenham esses equipamentos devidamente instalados e operacionais até o final de julho", explicou o presidente da URBS, Roberto Gregório da Silva Júnior.

O professor Jonas Airton Miecznikowske é um dos entusiastas do uso da bicileta como modal de transporte. Ele acredita que a instalação de paraciclos nos terminais vem a beneficiar e incentivar o uso de outros modais diferentes do carro. "Acho importante que a Prefeitura pense em formas alternativas ao uso do carro porque está dificil de transitar devido ao número excessivo de veículos na rua. Comecei a usar a bicileta há 10 anos e mudei a minha vida. Estou satisfeito, com melhor qualidade de vida. Esse planejamento de Curitiba vai estimular outras pessoas a mudar seu modo de transporte", avaliou.

A implantação dos paraciclos não gerou custos adicionais à Prefeitura, pois é resultado de uma parceria com a empresa responsável pela manutenção dos terminais de ônibus em Curitiba.

Segundo Gregório, em breve, a integração entre os modais bicicleta e ônibus será fortalecida com a implantação de bicicletários nos terminais de ônibus, com um mínimo de 50 vagas em cada um deles.

Fonte: Prefeitura de Curitiba
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/terminais-de-onibus-recebem-paraciclos-para-reforcar-integracao-dos-meios-de-transporte/35794

Nenhum comentário:

Postar um comentário