05/09/2014 08:46:11
Em homenagem ao centenário do nascimento de Lupicínio Rodrigues, ocorre neste sábado, 6, a primeira edição do projeto Caminhos do Lupi, iniciativa da Carris que apresenta a história do artista através daquilo que a Companhia conhece melhor: os trajetos desenhados pelas ruas de Porto Alegre. Caminhos do Lupi é um passeio turístico e cultural gratuito, realizado em ônibus da Carris, que apresenta a história de Lupicínio Rodrigues em sintonia com o cotidiano social da cidade na primeira metade do século XX.
Ao embarcar nesta breve viagem, de aproximadamente duas horas, os participantes aprenderão sobre os locais que foram importantes na vida de Lupi. O projeto terá quatro edições, realizadas às tardes de sábado de setembro, 6, 13, 20 e 27, a partir das 15h, com saída do Largo Zumbi dos Palmares (Epatur). As inscrições estão abertas pelos fones 3289-2168 e 3289-2164.
O caminho – Serão visitados o Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues (Teatro Renascença), a av. Venâncio Aires, próximo ao antigo Cine Garibaldi (Lupicínio trabalhou como vendedor de pastéis e balas em frente ao cinema), a rua João Alfredo, em frente ao Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (antiga rua da Margem, onde ocorriam desfiles populares de Carnaval), a avenida João Pessoa (local onde ficava a antiga garagem dos bondes da Carris, onde foi aprendiz de mecânico, e o Sétimo Batalhão de Caçadores, onde o compositor serviu como voluntário), o Campus Central da Ufrgs (por um breve período, Lupicínio trabalhou como bedel da Faculdade de Direito da universidade), o Parque Moinhos de Vento (onde ficava o Estádio da Baixada, antiga sede do Grêmio), a rua Professor Freitas de Castro (antiga Cabo da Rocha, onde situavam-se os antigos bordéis de Porto Alegre) e o Mercado Público de Porto Alegre (tradicional reduto boêmio da Capital, no qual Lupi era figura constante).
Roda de Lupi – O encerramento ocorrerá em evento musical com roda de samba na Travessa dos Venezianos, bairro Cidade Baixa, um dos berços do Carnaval de Porto Alegre. Nesses encontros, comandados por diferentes músicos em semanas alternadas, sucessos de Lupicínio Rodrigues como Nervos de aço, Vingança, Esses moços e Cadeira Vazia serão relembrados no palco. Nos dias 6 e 20, quem comanda o show é o grupo Tô Dboa e, nas datas 13 e 27, é a vez de Um Toque de MPB subir ao palco. O Quilombo do Areal da Baronesa realizará a venda de artesanato, comidas e bebidas no local. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
Vida do compositor - Era 16 de setembro de 1914. Em um dia de chuva com enchente na região da Ilhota, antiga comunidade que se estendia pelos lados da avenida Erico Verissimo, nascia Lupicínio Rodrigues. Compositor e cantor, Lupi viria a ser um dos mais notórios artistas e boêmios de Porto Alegre, eternizado no imaginário popular como “o poeta da dor-de-cotovelo”.
Assim como a Carris, Lupicínio Rodrigues é parte da identidade porto-alegrense. A Companhia e Lupicínio encontraram-se na década de 1920, quando o então menino foi aprendiz de mecânico nas oficinas da empresa de transporte.
O que: Caminhos do Lupi
Datas: 6, 13, 20 e 27 de setembro
Hora: 15h
Duração: 2h
Embarque no Largo Zumbi dos Palmares (Epatur)
Encerramento com roda de samba na Travessa dos Venezianos, bairro Cidade Baixa
Passeio turístico gratuito
Inscrições por telefone. Ligue e agende pelos números 3289-2168 e 3289-2164.
Texto de: Fernanda Leal
Edição de: Andrea Brasil
Fonte: Portal PMPA
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=172206&CARRIS+PERCORRE+OS+CAMINHOS+DO+LUPI
Nenhum comentário:
Postar um comentário