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quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Curitiba - Estação Rui Barbosa-Pinheirinho ganha piso novo

18/09/2013 15:18:00

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A Urbs iniciou nesta quarta-feira (18) a reforma do piso da estação tubo Rui Barbosa- Pinheirinho, na praça Rui Barbosa. A troca do assoalho será feita em etapas, um quadrante de cada vez, para permitir que a estação continue funcionando mesmo durante as obras, previstas para durar duas semanas.
O piso atual, que apresenta pontos de desgaste no tapete de borracha, será todo removido e substituído por um piso novo, o que vai garantir mais conforto aos usuários.
Os trechos em obras são delimitados por sinalização. A Urbs pede a compreensão dos usuários, uma vez que a desativação da estação representaria transtornos maiores. Fiscais da Urbs estarão no local orientando os usuários, especialmente nos horários de maior movimento.
A estação Pinheirinho, na Rui Barbosa, é uma das maiores da cidade, com três tubos de 20 módulos acoplados, formando uma área de circulação interna de 220 metros quadrados. Por esta estação passam, por dia, 6,7 mil usuários.
Manutenção
A troca do assoalho da Rui Barbosa – Pinheirinho é resultado da rotina de manutenção de estações, feita pela Urbs. Diariamente, 12 equipes formadas por técnicos e auxiliares, percorrem todo o sistema de transporte, verificando as condições das estações.
Munidos de um mini-almoxarifado, com todas as ferramentas e peças necessárias, eles fazem reparos diários, numa manutenção preventiva que evita problemas maiores. São vistoriados elevadores e portas de estações tubo, portas de isenção, escadas, iluminação, piso, vidraçaria interna, vedação inox, sistemas de ventilação, infiltrações em coberturas, linguetas e acabamentos em geral.  São 360 estações, em um total de 600 portas automáticas e 207 elevadores para acesso de cadeirantes.
Além da vistoria de rotina, as equipes são mobilizadas para reparo de problemas comunicados pelos fiscais da Urbs, motoristas e cobradores e usuários, através da central 156. Em média, são 45 chamados por mês para reparos em elevadores e 77 chamados para reparos em portas. Na maioria das vezes, são problemas menores, que permitem que o reparo seja feito imediatamente. Quando há necessidade de encomendar peças, pode ser necessário aguardar alguns dias, mas todos os comunicados são atendidos de imediato.
Das 12 equipes de manutenção, duas são especializadas em elevadores, garantindo o atendimento imediato sempre que verificado um problema. A Urbs mantém estoques de peças necessárias aos reparos mais comuns, possibilitando o conserto imediato.
Como os elevadores são feitos sob encomenda para Curitiba, algumas peças, inclusive importadas, precisam às vezes ser encomendadas, o que pode adiar a solução do problema por alguns dias. Na maioria das vezes, os problemas verificados em elevadores de estações são resultado de vandalismo.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

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