Essa é mais uma das ações da Prefeitura de Fortaleza para estimular a ocupação cidadã no Centro
A Praça da Estação passou a ser novamente utilizada pelos coletivos
(Foto: Igor de Melo)
Desde o último sábado (4/5), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) iniciou a reocupação da Praça Castro Carreiro, mais conhecida como Praça da Estação, com a reativação dos terminais de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo. Essa é mais uma das ações da Prefeitura de Fortaleza para estimular a ocupação cidadã no Centro, a exemplo do que já ocorre no Passeio Público.
Com a finalização das obras do Metrô de Fortaleza, que durante um período bloquearam o acesso de algumas vias do Centro, e com a saída dos ambulantes da praça, trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria Regional do Centro e Secretaria de Segurança Cidadã, a área passou a ser novamente utilizada pelos coletivos. O espaço conta com cinco baias e vinte e quatro abrigos de concreto, estruturas que irão oferecer mais conforto aos usuários do serviço.
Além das oito linhas do transporte regular e do transporte metropolitano que já utilizavam o terminal antes das intervenções do Metrofor, a Etufor informa que as linhas 220 – Av. Sargento Hermínio, 108 – Santa Maria/Bezerra de Menezes, 201 – Bezerra de Menezes/Bairro Ellery, 206 – Padre Andrade e 240 – Quintinho Cunha/Centro também retornaram a utilizar a praça. Além disso, as linhas 905 – Meireles/Centro, 906 – Caça e Pesca/Serviluz/Centro, 907 – Castelo Encantado/Centro e 061 – Linha Central passaram a realizar o transbordo de passageiros no local, ampliando a rota de atendimento para os usuários do Centro. A Etufor esclarece que nenhum dos pontos de paradas que estavam sendo utilizados foram desativados, o objetivo da ação é apenas ampliar o atendimento.
A praça também passa a contar com um espaço reservado para receber ônibus de turismo, solucionando uma demanda antiga do setor, que antes tinha dificuldade em levar turistas para conhecer a região central da Cidade. Placas indicando as linhas que passam em cada parada foram instaladas para facilitar o embarque dos passageiros e fiscais da Etufor estão orientando a população nos primeiros dias após a alteração.
A Praça Castro Carreiro fica localizada em frente à Estação Ferroviária João Felipe, no quadrilátero formado pelas ruas Dr. João Moreira, 24 de Maio, Castro e Silva e Gen. Sampaio.
Linhas que antes da obra utilizavam a praça
220 – Av. Sargento Hermínio
108 – Santa Maria/Bezerra de Menezes
201 – Bezerra de Menezes/Bairro Ellery
206 – Padre Andrade
240 – Quintinho Cunha/Centro
Linhas que deixaram de utilizar a praça durante a obra do metrô
011 – Circular 1
101 – Beira Rio
102 – Vila Santo Antônio/ N. S. das Graças
110 – Vila do Mar/Centro
111 – Jardim Iracema
112 – Álvaro Weyne/Centro
114 – Cj. Nova Assunção/Francisco Sá
115 – Jardim Guanabara/Francisco Sá.
Linhas que pela primeira vez utilizam a praça
905 – Meireles/Centro
906 – Caça e Pesca/Serviluz/Centro
907 – Castelo Encantado/Centro
061 – Linha Central
Fonte: Prefeitura de Fortaleza
Nenhum comentário:
Postar um comentário