Até o fim de março, 120 ônibus biarticulados e dois terminais de transporte, ainda a serem escolhidos, receberão aparelhos de tevê para veiculação de notícias e informações de utilidade pública. Disponível atualmente em 46 ônibus, o serviço de mídia embarcada é, além de um espaço de informação, uma fonte de receita para o município. Sem qualquer custo para a Prefeitura, vai gerar recursos de publicidade que serão destinados obrigatoriamente à melhoria do sistema de transporte coletivo.
Até o início do ano, a novidade estava implantada em apenas cinco ônibus. Hoje, telas de LCD de 19 polegadas estão em toda a frota do Ligeirão Azul (26 ônibus) e em 20 biarticulados vermelhos das linhas Santa Cândida-Capão Raso e Centenário-Campo Comprido.
Para maior conforto dos passageiros, todas as mensagens são veiculadas sem áudio. A programação é dividida da seguinte forma: 40% do tempo para notícias, 15% para informações prestadas pela Prefeitura e 15% para informações prestadas pela Urbs. Com a mídia embarcada, se um determinado ônibus precisar mudar de rota ou não puder parar em uma estação, em função de acidente ou obra, por exemplo, o usuário será informado durante a viagem.
A mídia embarcada abre espaço também para veiculação de utilidade pública, informando por exemplo, sobre campanhas de vacinação, previsão de tempo, ruas em obras etc.
Até o início do ano, a novidade estava implantada em apenas cinco ônibus. Hoje, telas de LCD de 19 polegadas estão em toda a frota do Ligeirão Azul (26 ônibus) e em 20 biarticulados vermelhos das linhas Santa Cândida-Capão Raso e Centenário-Campo Comprido.
Para maior conforto dos passageiros, todas as mensagens são veiculadas sem áudio. A programação é dividida da seguinte forma: 40% do tempo para notícias, 15% para informações prestadas pela Prefeitura e 15% para informações prestadas pela Urbs. Com a mídia embarcada, se um determinado ônibus precisar mudar de rota ou não puder parar em uma estação, em função de acidente ou obra, por exemplo, o usuário será informado durante a viagem.
A mídia embarcada abre espaço também para veiculação de utilidade pública, informando por exemplo, sobre campanhas de vacinação, previsão de tempo, ruas em obras etc.
O restante do tempo (30%) será destinado a publicidade, explorada pela empresa Midiaplan, vencedora de licitação feita no ano passado e responsável pelo investimento e manutenção – o que significa que não há custos para o município. O investimento inicial previsto é de R$ 54,9 milhões.
Terminais
O contrato prevê implantação de mídia embarcada com monitores de alta tecnologia dentro de no máximo três anos em cerca de 1.500 dos 1.920 ônibus da frota operante da Rede Integrada de Transporte. Dentro de um ano, o mesmo sistema, agora com telas de 32 e 42 polegadas, será instalado nos 21 terminais urbanos e no Terminal Guadalupe.
A estimativa de receita feita pela Midiaplan prevê que já no primeiro ano de operação, R$ 2,7 milhões serão destinados ao transporte coletivo. Para o final do ano que vem, a previsão é chegar a R$ 14,2 milhões.
Ainda em processo de implantação, o sistema por enquanto oferece notícias e informações, ficando a venda do espaço publicitário para etapas seguintes, quando for maior o número de TVs ligadas nos ônibus e também nos terminais.
A Rede Integrada de Transporte (RIT) conta com uma frota operante de 1.920 ônibus e atende Curitiba e 13 municípios da Região Metropolitana. Por dia, são 2,3 milhões de passageiros transportados, 21 mil viagens e 490 mil quilômetros percorridos. A Rede conta com 82 quilômetros de vias exclusivas para os ônibus (canaletas), 30 terminais de transporte, 364 estações tubo e cerca de 9,5 mil pontos de paradas.
Filme
Esta semana, a Prefeitura divulga seu primeiro filme no sistema de mídia embarcada. É um vídeo que convida a população a participar dos eventos de Carnaval em Curitiba (veja no link abaixo).
Terminais
O contrato prevê implantação de mídia embarcada com monitores de alta tecnologia dentro de no máximo três anos em cerca de 1.500 dos 1.920 ônibus da frota operante da Rede Integrada de Transporte. Dentro de um ano, o mesmo sistema, agora com telas de 32 e 42 polegadas, será instalado nos 21 terminais urbanos e no Terminal Guadalupe.
A estimativa de receita feita pela Midiaplan prevê que já no primeiro ano de operação, R$ 2,7 milhões serão destinados ao transporte coletivo. Para o final do ano que vem, a previsão é chegar a R$ 14,2 milhões.
Ainda em processo de implantação, o sistema por enquanto oferece notícias e informações, ficando a venda do espaço publicitário para etapas seguintes, quando for maior o número de TVs ligadas nos ônibus e também nos terminais.
A Rede Integrada de Transporte (RIT) conta com uma frota operante de 1.920 ônibus e atende Curitiba e 13 municípios da Região Metropolitana. Por dia, são 2,3 milhões de passageiros transportados, 21 mil viagens e 490 mil quilômetros percorridos. A Rede conta com 82 quilômetros de vias exclusivas para os ônibus (canaletas), 30 terminais de transporte, 364 estações tubo e cerca de 9,5 mil pontos de paradas.
Filme
Esta semana, a Prefeitura divulga seu primeiro filme no sistema de mídia embarcada. É um vídeo que convida a população a participar dos eventos de Carnaval em Curitiba (veja no link abaixo).
Com o mote “Carnaval de Curitiba são vários – escolha o seu”, o vídeo mostra opções disponíveis para o público no período. Entre elas, o desfile de blocos e escolas de samba (que acontece no sábado à noite), bailes populares e o Psycho Carnival.
Fonte: Prefeitura de Curitiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário