Cinara Lima, da Agência Brasília
Quase 60 linhas de ônibus farão a integração entre as cidades de Ceilândia e Taguatinga ao Plano Piloto e outras regiões administrativas
Pela primeira vez na história do Distrito Federal, os ônibus coletivos vão operar de forma integrada. Ao todo, 57 linhas de ônibus farão a integração entre Taguatinga e Ceilândia ao Plano Piloto, Guará I e II, Octogonal, Núcleo Bandeirante e Rodoviária Interestadual. A medida que beneficiará cerca de 40 mil passageiros vai entrar em funcionamento no dia 21 de janeiro, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h; aos sábados, de 8h à meia-noite; e aos domingos e feriados das 6h à meia-noite. A expectativa é que a partir de março a integração seja estendida aos horários de pico.
O governador em exercício, Tadeu Filippelli, ressaltou, na tarde desta quinta-feira (10), as vantagens trazidas para o cidadão. "Este é o primeiro momento da integração do transporte público do GDF, de ônibus para ônibus. É um esforço que envolve quatro empresas privadas e se traduz em economia de tempo e dinheiro para os trabalhadores, rapidez e a busca da racionalização no transporte. É um marco na história do transporte público", destacou.
A medida antecipa o que está previsto na licitação do novo Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC), que permitirá a renovação da frota e a integração de todo o sistema. "Chegamos a 43% da frota contratada. Será um alento muito grande quando os ônibus estiverem a serviço da cidadania. Terminaremos o ano de 2013 com a melhor frota de transporte coletivo do Brasil, com veículos não poluentes", afirmou o secretário de Transporte, José Walter Vazquez. "Concluindo o processo licitatório, estaremos com 85% da frota 0km", completou.
Economia – O sistema funcionará com 50 linhas vindas de Ceilândia, Taguatinga Norte e Sul. Elas serão integradas, no centro de Taguatinga (onde acontecerão as trocas de ônibus), a outras sete novas linhas (sendo três delas expressas). As novas linhas seguirão para a Rodoviária do Plano Piloto; W3 Sul e Norte; Circular; Setor de Oficinas (SOF) Sul e Rodoviária Interestadual; Guará I e II e Núcleo Bandeirante.
Ao saírem de Taguatinga Centro, os veículos seguirão pela faixa exclusiva e pelas vias marginais da EPTG. "Os ônibus sairão do centro de Taguatinga em uma frequência muito maior do que a atual. O usuário economiza uma média de 20 minutos em cada viagem a partir do momento em que ele passa a contar com mais opções de linha. É ganho de tempo e economia no bolso", afirmou o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella.
Hoje, o usuário que precisa pegar dois ônibus paga, em geral, R$ 2 pelo menor trecho e R$ no percurso mais longo. Com a integração, ele pagará R$ 3 pelas duas viagens, desde que não demore mais do que duas horas para desembarcar do primeiro coletivo e embarcar no segundo. " Ou seja, a integração não pode exceder duas horas. Do contrário será cobrado outra tarifa", explicou Campanella. A integração só vale entre uma linha circular e uma das novas linhas de ligação. Os ônibus que fazem parte do novo sistema serão identificados no painel frontal dos veículos. À medida que o sistema for avaliado, a integração será ampliada, inclusive nos horários de pico.
Cartão – Na próxima segunda-feira (14), os cartões com os créditos das viagens integradas começarão a ser vendidos. Eles poderão ser adquiridos e recarregados nos postos do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA/DFTrans) ou nas lojas de conveniência do BRB. O cartão poderá ser usado no metrô e em qualquer linha de ônibus do transporte público. Quem já possui algum dos cartões, como o estudantil ou o vale-transporte, não precisa trocar: eles funcionarão normalmente.
Relação das linhas de integração
Linha
|
Itinerário
|
0.570 Semiexpressa pela faixa exclusiva da EPTG
|
Taguatinga Centro/Rodoviária do Plano Piloto (Integração) via Eixo Sul
|
0.571 Semiexpressa
pela faixa exclusiva da EPTG
|
Taguatinga Centro/SIG/W3 Sul (Integração)
|
0.572Semiexpressa pela faixa exclusiva da EPTG
|
Taguatinga Centro/SIG/W3 Norte (Integração) via Setor de Indústrias Gráficas
|
0.573
Vias marginais da EPTG
|
Circular EPTG Via Marginal (Integração). Parte de Taguatinga Centro, segue pela via marginal sul da EPTG, retorna próximo à sede da Polícia Civil, segue de volta a Taguatinga Centro pela marginal norte da EPTG.
|
573.1
Via marginal sul da EPTG
|
Taguatinga Centro/Park Shopping – Rodoviária Interestadual (Integração)
|
0.574
Via marginal sul da EPTG
|
Taguatinga Centro/Guará/Núcleo Bandeirante (Integração). Parte de Taguatinga, segue pela EPTG, entra no Guará I e Guará II, vai para o Pistão Sul e daí para Taguatinga Centro.
|
0.575
Via marginal norte da EPTG
|
Taguatinga Centro/Núcleo Bandeirante - Guará (Integração). Sai de Taguatinga, segue pelo Pistão Sul, passa pela EPNB, entra no Guará II e Guará I, volta pela EPTG vai até Taguatinga Centro
|
Sistema Integrado
Data de início: 21/1/2013
Horário: De 2 a 6ª feira, das 8h às 17h
Sábado, das 8h à meia-noite
Domingos e feriados, das 6h à meia-noite
Tempo máximo de integração: duas horas
Tarifa: R$ 3
Mais informações no site www.dftrans.df.gov.br e pelo telefone156, opção 4
Fonte: Agência Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário