Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Santos - Prefeito determina fim da dupla função dos motoristas em 90 dias

23/01/2013


Em três meses, os motoristas das linhas municipais de ônibus de Santos vão se dedicar exclusivamente à condução dos veículos, deixando de exercer cumulativamente o trabalho de cobradores. 

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa determinou nesta quarta-feira (23) o fim da dupla função e a elaboração do Plano de Melhorias do Transporte (PMT), que inclui cronograma com prazos para renovação da frota, instalação de ar condicionado nos ônibus, piso baixo para facilitar o acesso nos coletivos e sistema sonoro para deficientes visuais. As medidas entram em vigor a partir do dia 23 de abril.

Por volta das 6h, o prefeito esteve na Praça Jerônimo La Terza, no Rádio Clube, e conversou com motoristas e passageiros sobre as novas medidas. Em seguida, foi de ônibus até o Terminal de Passageiros, no Valongo, onde concedeu entrevista coletiva à imprensa. Paulo Alexandre informou que o reajuste da tarifa não está na pauta de negociação com a Viação Piracicabana, empresa concessionária do transporte municipal.

“Não existe nenhuma a possibilidade de discussão do aumento no valor da passagem sem que antes seja eliminada de uma vez a dupla função dos motoristas, com a apresentação do Plano de Melhorias do Transporte”, ressaltou o prefeito. 

Como será feito – Para que os passageiros tenham mais facilidade na aquisição da passagem, a concessionária vai triplicar o número de locais para a venda das passagens. Hoje, a empresa mantém oito postos próprios e 32 Pontos de Vendas Terceirizados (PVT) para o comércio de bilhetes, cartões múltiplos e recarga. “No mínimo, a concessionária deverá disponibilizar, até o dia 30 de março, 104 pontos de venda, distribuídos em todas as regiões da cidade”, informou o prefeito.

Outra novidade será a compra do cartão pela internet. Na segunda quinzena de fevereiro, o munícipe poderá fazer o cadastro pelo site e solicitar o cartão, que será enviado pelos correios ao endereço indicado de três a cinco dias úteis. “O primeiro cartão será gratuito, sem qualquer custo ao passageiro”. 

A partir de 1º de março, também será possível efetuar a compra dos créditos do cartão transporte por boleto bancário ou cartão de crédito, via internet. O uso do telefone para aquisição das passagens é outra proposta em estudo e que poderá ser implantada pela concessionária nesse período.

Mídia - Paulo Alexandre confirmou que a concessionária realizará ampla campanha nos meios de comunicação para divulgar e esclarecer as novas medidas. O trabalho terá o apoio da Prefeitura de Santos e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). 

“O fim da dupla função dos motoristas e a melhoria do ônibus são compromissos que assumimos publicamente e iremos implantar já no primeiro ano de governo com o apoio da sociedade, especialmente dos que diariamente utilizam o transporte público da cidade”, destacou o prefeito. "Esta medida irá contribuir para a fluidez do trânsito, além de ser uma questão de segurança, pois o dinheiro vai parar de circular nos ônibus", finalizou.

Fonte: Prefeitura de Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário