Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Belo Horizonte - Frota do Sistema de Transporte Escolar na capital chega a 2.170 veículos com novos credenciamentos

Publicado em 11/01/2013 18:31:17

O ano letivo de 2013 começa com o incremento no serviço de transporte escolar em Belo Horizonte. Com o credenciamento, em outubro de 2012, de 352 novos profissionais, a capital chegará neste ano a uma frota de 2.170 veículos aptos a oferecer o serviço. Tanto os novos quanto os que já integram o Sistema de Transporte Escolar na capital ficam aptos a atuar desde que tenham passado pela vistoria semestral obrigatória.

Nesse período de férias escolares, a vistoria ocorre com mais intensidade. Neste mês, a média diária de atendimento na BHTrans, responsável pela vistoria, tem sido de 54 inspeções. O atendimento aos credenciados é feito mediante agendamento e para conseguir incluir os 352 novos credenciados antes do início das aulas, em fevereiro, equipes da BHTrans têm trabalhado em sistema de plantões aos sábados. Só no primeiro fim de semana de janeiro, foram 40 atendimentos. Até o fim deste mês, há vistorias agendadas para todos os sábados.

Entre os itens que passam por avaliação estão o sistema elétrico, de pneus, freios, direção, parte mecânica em geral, além dos equipamentos obrigatórios dos veículos como cinto de segurança para todos os passageiros e extintor de incêndio. As condições de circulação, a parte mecânica, o estado de conservação e o layout dos carros também são avaliados na vistoria.

O selo afixado no para-brisa dos veículos é a garantia que os pais têm de que o transportador escolar recebeu a Autorização de Tráfego para atuar por seis meses. Nela, consta ainda a data da próxima vistoria. A Autorização de Tráfego é um documento de porte obrigatório do condutor. Os veículos reprovados na vistoria devem passar por nova inspeção. O transportador credenciado que não providenciar a inspeção fica sujeito à multa de R$ 203,44.

A BHTrans gerencia o transporte escolar em Belo Horizonte desde 1992. Resultados importantes foram atingidos, principalmente em relação à segurança do serviço. Prova disso é que nunca foi registrado um acidente com vítimas por falha mecânica no Sistema Escolar.
Clandestinos

O transportador deve, obrigatoriamente, ser cadastrado na BHTrans. A simples presença da faixa amarela com a palavra “Escolar” não é garantia de transporte legal. Para ter certeza da situação do transportador, o usuário deve conferir se o veículo passou pela vistoria semestral, verificando se o selo está afixado no para-brisa e observando se o número do selo é o mesmo da Autorização de Tráfego.

Os pais podem fazer a consulta também através do telefone 156, da Prefeitura de Belo Horizonte, informando a placa do veículo. Informações também podem ser obtidas no portal www.bhtrans.pbh.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário