Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 3 de junho de 2012

Translitoral - coletivo consciente

Responsabilidade Ambiental

Em janeiro de 2012, o Departamento de Meio Ambiente foi oficialmente lançado na empresa para dar continuidade as atividades ambientais já realizadas, onde novas metas e projetos foram definidos para garantir a visão ambientalista que o grupo possui. Leia mais...

A empresa procura desenvolver procedimentos para minimizar e/ou evitar os possíveis impactos provenientes a sua atividade, o transporte, que em algumas situações tornam-se inevitáveis.
Atualmente a empresa possui procedimentos padrões para evitar a degradação ambiental, como:
Ø  Gerenciamento de resíduos;
Ø  Uso consciente da água;
Ø  Uso correto do combustível;
Ø  Controle de opacidade;
Ø  Investimento em motores menos poluentes;
Ø  Campanhas de conscientização aos colaboradores.

Gerenciamento de resíduos:
A empresa adotou em sua política interna o gerenciamento de todos os resíduos gerados na empresa, baseada na lei 12.305 de 02 de agosto de 2010, que trata sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as normas da ABNT e as resoluções do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente).
Atuando com responsabilidade, a empresa prioriza que cada resíduo gerado tenha um descarte final correto, realizando o gerenciamento interno e terceirizando empresas licenciadas junto aos órgãos ambientais responsáveis que possuam Certificado de Aprovação para Destinação de Resíduos Industriais (CADRI), para garantir que o descarte final seja feito conforme a legislação.
Além do gerenciamento de resíduos contaminados a empresa baseada na resolução nº275 do CONAMA, implantou uma política interna para coleta seletiva de todo material reciclável gerado na área administrativa e de manutenção, para colaborar com a redução da carga de resíduos nos aterros sanitários.
             Coleta Seletiva              Separação de lixo seco e úmido            Reciclagem de papel
Uso consciente da água:
Com a atividade de transporte constante a empresa definiu como de extrema importância a elaboração de medidas que venham a utilizar de forma consciente este bem tão precioso.
Desde 2008, a empresa possui uma estação de tratamento para reuso, para que toda a água utilizada na lavagem de veículos e peças seja reaproveitada. Além da economia a empresa contribui com a redução dos níveis de poluição da rede de esgoto.
A estação trata por um sistema físico-químico que separa todos os resíduos e contaminantes presentes na água utilizada, devolvendo essa água já limpa para ser reutilizada na higienização da frota. A caixa de Separação de Água e Óleo (SAO) através das placas coalescentes garante a eficácia do processo de retirada de óleo e graxas presentes na água. A estação trata mensalmente uma média de 1.500 m³ de água podendo ser reutilizada até oito vezes.
 
                    Funcionamento da estação                   Efluente antes e depois do tratamento
Além do reuso a empresa adotou procedimentos para o uso racional da água nos sanitários da empresa, instalando torneiras automáticas e arejadores econômicos que reduzem significadamente o desperdício.
  
 
Torneiras Automáticas                                   Arejadores Econômicos

Uso correto do combustível:
Atendendo a resolução 43/2008 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustível (ANT) os veículos da frota já estão abastecidos com o Diesel S-50 desde 1º de janeiro de 2011. O Diesel S-50 possui uma redução de 500 para 50 partes por milhão (PPM) de enxofre, ou seja, 90% menos em sua composição, visando à diminuição das emissões de poluentes pelos veículos a diesel.

Controle de opacidade:
A empresa é certificado por dois projetos ambientais, o Despoluir e o ConscientizAR, que ambos possuem como objetivo controlar a emissão de poluentes, visando contribuir com os esforços mundiais para a redução da emissão do CO², um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global.
Esta avaliação dos níveis de opacidade (fumaça preta) serve com um indicador do estado de conservação dos veículos a diesel, além de medir o desempenho ambiental do combustível em ciclo diesel.

Investimento em motores menos poluentes:
Atualmente a empresa adquiriu veículos que possuem o motor eletrônico da marca Mercedes Benz, modelo OF 1418, conhecido como “motor ecológico”, que reduz em 80% a emissão de poluentes em relação ao motor diesel convencional.

Campanhas de conscientização aos colaboradores:
Em parceria com a Planeta Soluções, empresa especializada em gestão para adotar medidas que visem à sustentabilidade ambiental, criou o projeto Tô Nessa, com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre aspectos ambientais, qualidade na prestação do serviço, cidadania e bem estar.
Esculturas de recicláveis               Doação solidária aos idosos                   Plantio de mudas
O departamento de meio ambiente também realiza palestras para a integração dos novos colaboradores, com o objetivo de entrosá-los sobre as políticas ambientais do grupo.

Metas e futuros projetos para 2012
O departamento de meio ambiente já esta realizando um novo cronograma de campanhas para dar continuidade ao Tô Nessa para que, o espírito sócio-ambiental despertado entre seus colaboradores se mantenha aceso.
A partir de janeiro de 2013 a empresa começará a utilizar o diesel S-10, ainda menos poluente que o diesel utilizado atualmente, colaborando ainda mais com o meio ambiente.
Além da mudança do diesel a empresa investirá em uma nova tecnologia chamada sistema SCR. Esse sistema presente no motor dos veículos a diesel se baseia no uso da Arla 32, uma solução de uréia em água desmineralizada que, junto com um catalisador, reduz drasticamente a emissão dos principais gases poluentes no meio ambiente.
Sistema SCR em funcionamento:
Os gazes do escape do motor vão em direção ao catalisador, onde recebe uma injeção do Arla 32. Dentro do catalisador ocorre uma reação química que reduz em 60% o dióxido de nitrogênio, principal poluente.
Apenas o gás nitrogênio e água, que já fazem parte do ar, são lançados na atmosfera.

Projeto Consciente Coletivo
O projeto tem como objetivo desenvolver campanhas que tragam benefícios para todos os envolvidos; melhorando assim o meio ambiente, o bem estar do colaborador, o trabalho em equipe, a sociedade, contribuir com a diminuição de resíduos - praticando o não desperdício e o reaproveitamento de recursos.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário