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quarta-feira, 13 de junho de 2012

Criação nacional, ônibus que não faz barulho nem polui espera por compradores

13/06/201216h49


Matheus Lombardi
Do UOL, no Rio




Foto 68 de 69 - Ônibus híbrido a hidrogênio da Coppe/UFRJ é movido à energia elétrica obtida da rede convencional e produzida pelo próprio motor do veículo Júlio César Guimarães/UOL
Um ônibus movido a hidrogênio até três vezes mais econômico que os modelos já utilizados no mundo, com tecnologia de ponta nacional, foi lançado nesta quarta-feira (13) na Rio+20. A Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável ocorre até o dia 22 de junho, no Rio de Janeiro.
O H2+2 é um veículo híbrido com três fontes de energia: a elétrica obtida da rede convencional, a elétrica produzida pelo próprio motor do veículo (por meio de uma pilha a combustível alimentada com hidrogênio), e pela regeração da energia cinética, das freadas e desaceleração do veículo.
Com uma autonomia de até 500 km com um único abastecimento, o veículo aguarda apenas por compradores.
“A tecnologia já está pronta para ser usada. É econômica e não faz barulho. É inexorável que é a energia do futuro”, disse o coordenador do laboratório de hidrogênio da Coppe/UFRJ, Paulo Emílio Miranda, responsável pelo desenvolvimento do projeto. As pesquisas com o ônibus à hidrogênio foram iniciadas em 2005 e já consumiram R$ 15 bilhões.
“Esse veículo quebra toda a estrutura da indústria atual. Ele é como um carro automático e mais elétrico que os veículos utilizados atualmente”, afirmou Miranda.
Criado para substituir os ônibus convencionais
A segunda versão do ônibus a hidrogênio tem custo de produção 30% menor do que a versão anterior. E, além da diminuição do barulho, o usuário poderá também carregar equipamentos eletrônicos em tomadas disponíveis no veículo.
Para o pesquisador do Coppe, é preciso criar leis que exijam a circulação de veículos menos poluentes para a tecnologia saia do papel e possa ser vista pelas ruas do país.
“Se tivermos uma legislação que exija a utilização de veículos não poluentes esse cenário pode mudar. O nosso sistema pode ser utilizado por várias empresas”, declarou.
O preço de mercado do veículo ainda não foi divulgado, mas o veículo é mais caro do que os convencionais. Porém, os benefícios ao meio ambiente e aos usuários é o trunfo dos pesquisadores para o sucesso comercial do projeto.
A Rio+20 é Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável,  ocorre de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. Não é uma reunião para discutir meio ambiente, mas sim como as esferas sociais e ambientais, além da econômica, também devem ser consideradas no desenvolvimento de um país.
Para tentar explicar melhor o que é Conferência, a ONG Oxfam fez um diagrama em rosquinha. Ele mostra que a vida humana existe entre um piso e um teto. O piso é a necessidade social de viver, de ter acesso a alimentação, água e conforto. Mas o teto é o quanto o ambiente pode fornecer, sem afetar as gerações futuras. Veja abaixo a imagem e confira o vídeo.

Repodução
Fonte: UOL

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