Os ônibus articulados Mercedes-Benz são os primeiros a entrar
em operação no sistema BRT Transoeste da cidade do Rio de Janeiro,
inaugurado hoje (06). O trecho inicial, com extensão de aproximadamente
40 quilômetros e cerca de 30 estações interliga o Terminal Alvorada na
Barra da Tijuca ao Terminal Santa Cruz.
O Transoeste deverá ser concluído totalmente no segundo semestre
deste ano, indo da Barra até Santa Cruz a Campo Grande. Serão 53
estações BRT, interligando sete bairros. Com 56 quilômetros, esse
sistema viário, pretende diminuir em 50% o tempo gasto no trajeto,
beneficiando cerca de 220 mil pessoas diariamente.
A Mercedes-Benz realizou a venda de 91 chassis de ônibus articulados O
500 MA para uso no sistema Transoeste. Foram 49 unidades para a Auto
Viação Jabour (com carroçaria Viale BRT da Marcopolo) e 42 para o
Expresso Pégaso (carroçaria Mega BRT Neobus).
Os veículos vão entrar em
operação, gradativamente, até o segundo semestre. Chamado de “Ligeirão”,
esses novos ônibus articulados têm capacidade de transporte para até
145 passageiros.
Veículo da nova linha de ônibus da Mercedes-Benz, o O 500 MA conta com a tecnologia BlueTec 5, atendendo ao PROCONVE P-7.
“A maioria das cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de
2014 e das Olimpíadas de 2016 optou pelo sistema BRT. Elas se apoiam em
vantagens como custos de implantação até dez vezes menores e um prazo
até 2/3 menor em comparação com outros modais, como trem e metrô, para
transportar a mesma quantidade de passageiros”, diz Gustavo Nogueira,
gerente de Marketing BRT da área de Marketing de Produto – Ônibus da
Mercedes-Benz do Brasil.
Fotos: Mercedes Benz e Fetranspor
Montagem de João Manoel (Litoralbus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário