Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Botucatu - Sistema de transporte coletivo compartilhado inicia em março com quase 100% da frota 0km

02/02/2012 - Igor Medeiros









A Secretaria Municipal de Transporte (Semutran) anunciou que o novo sistema de transporte público coletivo e urbano de Botucatu, a ser compartilhado por duas empresas, já tem uma data previamente agendada para início das operações: 18 de março [domingo]. A Stadtbus irá operar o lote1 [linha amarela], que atenderá as linhas dos bairros. Já Viação Sant’Anna, que passará a atender o lote 2 [linha azul], terá as linhas que abrangerão a Cohab, Unesp, Rodoviária, Rubião Júnior e Monte Mor.
Uma ótima novidade, que beneficiará diretamente a população botucatuense, é que logo no começo dos serviços quase 100% da frota que estará em circulação será zero quilometro, direto da fábrica para as ruas da Cidade. O contrato assinado com ambas as empresas estipula que a idade da frota em operação no Município seja de no máximo dez anos.
Nesta quinta-feira [2], a Viação Sant’Anna, novo nome fantasia da antiga Auto Ônibus de Botucatu, apresentou no Largo da Catedral oito de um total de 18 novos ônibus com chassis da Volkswagen, modelo Apache Vip, fabricados pela empresa botucatuense Induscar Caio. Com capacidade para transportar confortavelmente 64 pessoas [32 sentadas e outras 32 em pé], os novos veículos da Viação Sant’Anna contarão com elevador e espaço exclusivo a deficientes físicos, idosos e inclusive pessoas obesas.
“Essas mudanças vêm de encontro com o novo momento da empresa, que é de renovação. Investimos nesses 18 ônibus pouco mais R$ 4,5 milhões que já estarão em circulação antes mesmo do início do novo sistema com objetivo de garantir ao nosso usuário mais eficiência e qualidade no serviço prestado”, argumenta Henri Paulo de Oliveira Bento, gerente da Sant’Anna, que disponibilizará mais oito ônibus seminovos, com apenas dois anos de uso.
Em novembro do ano passado, no período de assinatura de contrato com o Poder Público, Gefferson Paulo Tolotti, sócio proprietário da Stadtbus, adiantou que a frota da empresa que atuará em Botucatu também será totalmente nova e com acessibilidade aos deficientes.
Fiscalização por GPS - A intenção das duas empresas também é de investir em tecnologia. Ainda neste ano todos os ônibus deverão contar com aparelhos GPS para o monitoramento do sistema de transporte. Assim, possíveis atrasos, quebra de veículo ou mudança na rota da linha poderão ser fiscalizadas em tempo real pela Semutran.
“Essas melhorias previstas em edital estão sendo entendidas pelas duas empresas como algo vital para o bom funcionamento do sistema de transporte, que começará do zero e deverá gerar maior confiabilidade à população”, afirma o secretário municipal de Transporte, Vicente Ferraudo.
Muitos dos investimentos que abastecerão o sistema de transporte público sairão do Fundo de Apoio ao Transporte Coletivo [FATC] que deverá receber uma receita média entre R$ 60 a R$ 70 mil mensais, provenientes do percentual estabelecido na concessão de cada empresa. Os recursos captados pelas outorgas serão geridos por uma Comissão Municipal. Ela irá participar da gestão e fiscalização do sistema de transporte público de Botucatu, que recebe diariamente cerca de 27 mil passageiros.


Fonte: Prefeitura de Botucatu

Nenhum comentário:

Postar um comentário