Primeira linha de São Paulo foi inaugurada pela CMTC em 1958; micros tinham 20 lugares.
"Chegou o primeiro micro-ônibus de uma frota de 200 que começarão a circular no próximo mês na cidade", noticiou o Estado no dia 14 de maio de 1958.
A Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), estatal extinta nos anos 1990, trouxe os primeiros micros do Rio de Janeiro com o objetivo de melhorar e agilizar o transporte público na cidade. Como se vê na foto, era um 'onibuzinho' montado num caminhão Mercedes-Benz. Acomodava 20 passageiros sentados. Não era permitido transportar ninguém em pé.
O micro tinha apenas uma porta. "Não há no micro-ônibus o sistema de cobrança usado nos demais veículos da empresa, pois o próprio motorista se encarrega de fornecer fichas aos passageiros, para serem depositadas na caixa", detalhou a reportagem. A passagem custava 10 cruzeiros, na época mais cara que o ônibus, bonde e trólebus.
Inauguração. A viagem inaugural da linha, que ligava Santo Amaro ao centro, foi realizada no dia 5 de junho com dez micro-ônibus. Em alguns trechos, os veículos chegaram a atingir uma velocidade de 90 km/h. Estiveram presentes à cerimônia o prefeito Ademar de Barros e vários diretores da empresa. "No seu discurso, proferido do alto de um palanque armado em cima de um caminhão, o sr. prefeito afirmou a sua intenção de instalar o maior número de linhas de micro-ônibus nos diferentes bairros da cidade". A segunda linha, sentido Tucuruvi, começou a operar no mês de julho.
Texto: Rose Saconi (Jornal O Estado de São Paulo)
Foto: Acervo/Estadão
Fonte: http://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,fotos-historicas-o-primeiro-micro-onibus,11297,0.htm
Divulgação e Postagem: João Manoel da Silva (Equipe Litoralbus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário