11/07/2012 16:41:00
Mais uma obra de mobilidade urbana está em andamento em Curitiba. Nesta
quarta-feira (11) a Prefeitura iniciou a reforma do Terminal Santa Cândida que
vai ganhar mais quatro mil metros de área construída, com novas
plataformas de embarque e desembarque e novas áreas de comércio e serviços.
A ampliação do Santa Cândida é uma das obras do Programa de Aceleração do
Crescimento (PAC) da Copa em Curitiba que prevê também a reforma da
Avenida das Torres e a construção da trincheira da rua Guabirotuba e do
viaduto estaiado, num investimento total de R$ 181 milhões.
A reforma do terminal - que ficará com 12,6 mil metros quadrados - está orçada
em R$ 11,3 milhões e vai permitir a ampliação da integração do transporte com
municípios vizinhos e a implantação do Expresso Ligeirão Norte que vai ligar o
terminal à Praça do Japão.
Com o início das obras, os biarticulados da linha Santa Cândida/Capão Raso,
no sentido Centro, vão parar na plataforma no sentido bairro, com mudanças
também nos pontos de parada dos alimentadores Maracanã (que agora pára
em frente ao ponto da linha Bairro Alto) e Banestado/California, que
pára atrás do ponto do Interbairros III.
Por enquanto, não há alteração em outros pontos de parada no terminal ou no
funcionamento das lojas e Armazém da Família que serão relocados em outra
etapa da obra. Nesta fase, está sendo retirado o pavimento na plataforma do
biarticulado no sentido Centro. A próxima etapa será a construção de muro de
arrimo necessário para ampliação do terminal.
Com a reforma, o Santa Cândida terá também uma nova área de comércio e
serviço, mais ampla e com mais conforto para usuários e lojistas. Esta nova
área vai ficar no subsolo, onde também funcionará o Armazém da Família
permitindo tráfego de carga e descarga de produtos fora da área de passagem
de ônibus. O terminal também vai ganhar novo paisagismo, e nova iluminação,
além de sistema de segurança com câmeras de monitoramento.
Ligeirão – A previsão é que o Expresso Ligeirão Norte circule a partir de meados
do ano que vem. A nova linha vai atender 50 mil passageiros por dia e fará o trajeto
entre o terminal e a Praça do Japão (11,5 quilômetros) em 25 minutos, 15 a menos do
que o tempo de viagem de quem se desloca pelo Expresso convencional (vermelho).
O intervalo entre a passagem dos ônibus será de três minutos.
As 32 estações do trajeto serão totalmente reformadas e as estações Passeio Público,
Central, Alferes Poli, Praça Osvaldo Cruz, Coronel Dulcídio e Bento Viana também
serão ampliadas.
O Ligeirão vai parar em apenas oito paradas - nos terminais Santa Cândida; Cabral e
Boa Vista e nas estações Passeio Publico; Central; Eufrásio Correia; Osvaldo Cruz e
Bento Viana/ Praça do Japão.
O novo Ligeirão será o terceiro da cidade. O sistema já foi implantado nos eixos
Boqueirão e Linha Verde atendendo cerca de 65 mil passageiros por dia. Os próximos
eixos a receber o Ligeirão serão Leste/Oeste, na linha Centenário/Campo Comprido
e Linha Verde Norte, com as linhas Atuba/Pinheirinho e Atuba/Carlos Gomes.
quarta-feira (11) a Prefeitura iniciou a reforma do Terminal Santa Cândida que
vai ganhar mais quatro mil metros de área construída, com novas
plataformas de embarque e desembarque e novas áreas de comércio e serviços.
A ampliação do Santa Cândida é uma das obras do Programa de Aceleração do
Crescimento (PAC) da Copa em Curitiba que prevê também a reforma da
Avenida das Torres e a construção da trincheira da rua Guabirotuba e do
viaduto estaiado, num investimento total de R$ 181 milhões.
A reforma do terminal - que ficará com 12,6 mil metros quadrados - está orçada
em R$ 11,3 milhões e vai permitir a ampliação da integração do transporte com
municípios vizinhos e a implantação do Expresso Ligeirão Norte que vai ligar o
terminal à Praça do Japão.
Com o início das obras, os biarticulados da linha Santa Cândida/Capão Raso,
no sentido Centro, vão parar na plataforma no sentido bairro, com mudanças
também nos pontos de parada dos alimentadores Maracanã (que agora pára
em frente ao ponto da linha Bairro Alto) e Banestado/California, que
pára atrás do ponto do Interbairros III.
Por enquanto, não há alteração em outros pontos de parada no terminal ou no
funcionamento das lojas e Armazém da Família que serão relocados em outra
etapa da obra. Nesta fase, está sendo retirado o pavimento na plataforma do
biarticulado no sentido Centro. A próxima etapa será a construção de muro de
arrimo necessário para ampliação do terminal.
Com a reforma, o Santa Cândida terá também uma nova área de comércio e
serviço, mais ampla e com mais conforto para usuários e lojistas. Esta nova
área vai ficar no subsolo, onde também funcionará o Armazém da Família
permitindo tráfego de carga e descarga de produtos fora da área de passagem
de ônibus. O terminal também vai ganhar novo paisagismo, e nova iluminação,
além de sistema de segurança com câmeras de monitoramento.
Ligeirão – A previsão é que o Expresso Ligeirão Norte circule a partir de meados
do ano que vem. A nova linha vai atender 50 mil passageiros por dia e fará o trajeto
entre o terminal e a Praça do Japão (11,5 quilômetros) em 25 minutos, 15 a menos do
que o tempo de viagem de quem se desloca pelo Expresso convencional (vermelho).
O intervalo entre a passagem dos ônibus será de três minutos.
As 32 estações do trajeto serão totalmente reformadas e as estações Passeio Público,
Central, Alferes Poli, Praça Osvaldo Cruz, Coronel Dulcídio e Bento Viana também
serão ampliadas.
O Ligeirão vai parar em apenas oito paradas - nos terminais Santa Cândida; Cabral e
Boa Vista e nas estações Passeio Publico; Central; Eufrásio Correia; Osvaldo Cruz e
Bento Viana/ Praça do Japão.
O novo Ligeirão será o terceiro da cidade. O sistema já foi implantado nos eixos
Boqueirão e Linha Verde atendendo cerca de 65 mil passageiros por dia. Os próximos
eixos a receber o Ligeirão serão Leste/Oeste, na linha Centenário/Campo Comprido
e Linha Verde Norte, com as linhas Atuba/Pinheirinho e Atuba/Carlos Gomes.
Fonte: Prefeitura de Curitiba
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