Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Estado assina convênio para implantação do VLT na Baixada Santista

De A Tribuna On-line

14 de outubro de 2010

Créditos: Vanessa Rodrigues

O governador Alberto Goldman esteve em Santos, no Parque Municipal Roberto Mario Santini, na manhã desta quinta-feira, onde firmou um acordo entre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e as prefeituras de Santos e São Vicente para a implantação do Sistema Integrado Metropolitano (SIM).

O projeto consiste na concessão de todo o transporte intermunicipal da Baixada Santista. O vencedor da licitação irá modernizar a frota atual de 352 ônibus e reestruturar as linhas metropolitanas, incluindo a implantação de um tronco estruturador operado em Metrô Leve (VLT). As linhas metropolitanas transportam em média 220 mil passageiros por dia. Com a implantação do VLT, a previsão é que o fluxo do sistema seja de 45 mil passageiros por dia.


O edital de licitação será lançado entre sábado e segunda-feira. A previsão é de que, até o final deste ano, a empresa responsável pela construção e operação da primeira etapa do Metrô Leve seja escolhida. A assinatura do contrato com a empresa vencedora está prevista para o primeiro semestre de 2011, e o início da operação da primeira fase em 2013.


De acordo com o governador Alberto Goldman, Santos é a primeira região que efetivamente começa a ter caráter metropolitano no que diz respeito à mobilidade. "As regiões de São Paulo e Campinas ainda estão longe disso". Já o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, lembrou que mais de R$ 20 milhões serão investidos durante os três anos da obra. "Com o sistema em vigor, os números de ônibus da Avenida Francisco Glicério serão reduzidos".


Reurbanização


As prefeituras assumirão as obras complementares e de reurbanização decorrentes da implantação da infraestrutura do novo modelo, entre elas, pavimentação, drenagem, paisagismo e sinalização vertical e horizontal. Além disso, devem elaborar, juntamente com a EMTU, o plano integrado de transporte coletivo, adotando as providências necessárias para propiciar a integração física e tarifária entre a rede de transporte local e o Sistema Integrado Metropolitano - SIM.



O Sistema Integrado Metropolitano tem como objetivo reestruturar o sistema de transporte público na Baixada Santista, que será operado por meio de concessão patrocinada. A EMTU/SP realizará licitação e o vencedor terá que reorganizar as linhas de ônibus intermunicipais, modernizar a frota e implantar um tronco estruturador em Metrô Leve (VLT), que será integrado às linhas de ônibus intermunicipais e municipais, proporcionando mobilidade à população de toda a Região Metropolitana da Baixada Santista (Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Peruíbe, Bertioga, Cubatão, Mongaguá e Itanhaém).


Nenhum comentário:

Postar um comentário