O B12R 8x2 vai atender mercado de turismo
Ao assumir oficialmente a presidência da Volvo Bus Latin America, o executivo Luis Carlos Pimenta foi incisivo: “fui chamado para um desafio, que é reerguer a área de ônibus no mercado brasileiro nos próximos três anos”. Para comprovar os objetivos, como sua primeira ação no cargo, ele apresentou o chassi B12R 8x2, o mais novo membro da linha rodoviária da marca sueca.
Desenvolvido na planta de Curitiba (PR), o veículo chega para preencher a lacuna da empresa no segmento de turismo, prometendo – segundo a Volvo – responder aos mais exigentes padrões das companhias do setor, com maior capacidade de transporte, mais conforto e segurança.
Segundo a montadora, o chassi foi produzido para atender as exigências de carga legal nos limites requeridos pela legislação, que rege o transporte de passageiros no mercado nacional. “Temos tradição no segmento de veículos rodoviários. O novo chassi é mais uma solução avançada para o setor de turismo, reunindo altas tecnologias”, frisa Pimenta.
Pelo preço que varia de R$ 320 a R$ 340 mil, o consumidor acrescentará a sua frota um modelo que traz como destaques o motor de 12 litros e 420 cavalos de potência, caixa de câmbio I-Shift, freio motor VEB, suspensão pneumática e tecnologia de estabilidade ESP (Eletronic Stability Program), item que pode ser adquirido opcionalmente.
Considerado pela fabricante como o chassi mais avançado do mercado da América Latina, o B12R pode receber carrocerias Double decker, que são os modelos de dois pisos.
“Essas características de encarroçamento são utilizadas na maioria das rotas turísticas, de fretamento e rodoviárias, na Argentina, Chile e Peru”, revela José Luis Gonçalves, novo gerente de ônibus rodoviários da Volvo Bus Latin America.
Menos peso
Outro destaque na configuração do novo chassi oi a aplicação de aço mais leve que possibilitou, segundo a fabricante, a eliminação de 500 quilos na composição, com relação aos produzidos por empresas concorrentes. O chassi ainda traz oito eixos de apoio e dois de tração, sendo os dois primeiros bidirecionais, condição que auxilia a dirigibilidade do ônibus.
De acordo com a demanda anual de 1.400 ônibus rodoviários por ano verificado na América Latina, com o lançamento, a Volvo nutre uma expectativa de trazer para o seu balanço de negócios aproximadamente 50% desse total nos próximos três anos.
“Em razão da alta procura por modelos desse segmento na região sulamericana, principalmente no Brasil, Argentina e Peru, esperamos crescer a ponto de atingir a liderança do mercado de ônibus”, revelou Pimenta.
Fonte: Webtranspo 09 de Agosto de 2010
http://www.webtranspo.com.br/passageiros/19170-volvo-lanca-novo-chassi-e-busca-lideranca
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