Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 17 de janeiro de 2010

TRANSLITORAL COMPRA APACHE VIP II

Translitoral entrega 15 novos ônibus adaptados

No dia 14 de janeiro, a Cidade de Guarujá ganhou um presente especial: a Translitoral incorporou 15 ônibus novos às linhas urbanas do município, todos adaptados ao transporte de passageiros com necessidades especiais, de um total de 40 previstos para o ano de 2010. Leia mais...

Com isso, 60% das viagens da frota operacional será realizada com ônibus adaptados. Com o projeto de renovação da frota no decorrer de 2010, a Rede de Transporte de Guarujá (RTG) terá ao final do ano, 80% das viagens realizadas com ônibus adaptados.



Acessibilidade - A empresa foi buscar no mercado nacional veículos que permitem a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência e de mobilidade reduzida ao transporte com mais conforto e segurança, antecipando em quatro anos a obrigatoriedade desse benefício, previsto na legislação brasileira, conforme especificações da Norma Brasileira 14022, que atendem dispositivos do Decreto Federal nº 5296, que trata da acessibilidade, dando condições para que portadores de necessidades especiais utilizem o serviço de transporte de maneira autônoma ou assistida.



Os veículos possuem box com cintos de segurança para cadeira de rodas e seus ocupantes, assentos preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, obesos e deficientes visuais, inclusive com espaço apropriado para acompanhamento de cão-guia. Os motoristas da Translitoral recebem treinamento adequado para atender pessoas com necessidades especiais, com ênfase à operação segura do elevador para embarque e desembarque de cadeirantes.



Tecnologia - Além da mais avançada tecnologia em chassis e carroceria, a Translitoral adquiriu os ônibus mais completos em equipamentos de segurança, dentre os quais o sistema “anjo da guarda”, da empresa Confiare de controle de velocidade (quando chove, o motorista aciona o limpador de pára-brisas e a velocidade é automaticamente reduzida, sem interferência direta do condutor) e controle de partida automático (os ônibus não partem quando qualquer uma das portas estiver aberta e as portas somente se abrem com o veículo parado), que oferecem segurança e conforto aos passageiros.



Outra novidade é que a iluminação do interior dos veículos e os letreiros eletrônicos dos novos ônibus são equipados com lâmpadas denominadas “LEDs”, na cor branca, que são feitas de semicondutores, do tamanho de grãos de areia, cobertas com lentes plásticas. Estas lâmpadas têm sido cada vez mais utilizadas na fabricação de semáforos de trânsito, na iluminação interna de automóveis e em uma série de outros equipamentos de sinalização. Seu sucesso deve-se ao fato de que elas duram mais e consomem menos energia do que as lâmpadas convencionais, e são ecologicamente corretas.



Motor eletrônico - Todos os 15 novos e modernos ônibus são dotados de motor eletrônico da marca Mercedes Benz, modelo OF 1418, conhecido como “motor ecológico” que, por ser eletrônico, reduz em até 80% a emissão de poluentes em relação ao motor diesel convencional.



Biodiesel - Desde o dia 1º de janeiro de 2010, o óleo diesel comercializado no País passou a conter obrigatoriamente, 5% de biodiesel, mistura denominada B5, que coloca o Brasil como uma das potências mundiais em energia renovável e menos poluente. A Translitoral já utiliza em sua frota este percentual de biodiesel, contribuindo também com a preservação do meio ambiente.

Texto e fotos

http://www.translitoral.com.br/noticia.asp?codigo=522&COD_MENU=92

http://guaruja.onibusfacil.com.br/tripplanner.jsp

Obs.:

Foto do 1015 é de Ronaldo F. Nasciemento, membro do Litoralbus
http://fotolog.terra.com.br/ronaldobussguaruja:201

Nenhum comentário:

Postar um comentário