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terça-feira, 20 de outubro de 2009

Litoralbus na BBF - ITAJAÍ 2961

Itajaí - Consórcio Cidade de Campinas

Ônibus Articulado com Elevador para PNE


Carroceria Neobus Mega Articulado (2009)

Chassi: VW 17.230 EOD Articulado (2009)

Símbolo da Pedreira Chapadão em Campinas/SP

Itajái 2961

Logos fixados na lateral do ônibus


Empresa: Itajaí - Consórcio Cidade Campinas
Cidade: Campinas-SP
Chassi: Volksbus 17-230 EOD Articulado (2009)
Carroceria: Neobus Mega Articulado Ano 2009
Prefixo: 2961 Placa: CUB 2461
Local: Campinas-SP
Data: 17/10/2009
Foto: João Manoel da Silva (JMSTC)

InterCamp

InterCamp é o novo Sistema de Transporte Público de Campinas, operado por ônibus e microônibus das empresas concessionárias do transporte coletivo e microônibus do serviço alternativo, que começou a ser implantado no início da gestão do prefeito Hélio de Oliveira Santos.

Foi criado a partir do desejo da administração municipal em tornar o transporte coletivo promotor de mudança radical nas condições de mobilidade e circulação das pessoas no acesso às oportunidades da cidade, com um serviço de excelência para todos.

Essa nova organização do transporte coletivo traz mudanças importantes. Em primeiro lugar, define um conceito para a rede de linhas, hierarquiza os serviços e estabelece um modelo de conexão e articulação entre eles. Tudo pensado de forma a garantir que a população possa utilizar as diversas opções oferecidas para alcançar os destinos desejados.

O novo Sistema está baseado nos seguintes conceitos: criação de um conjunto de linhas básicas, ditas estruturais por atenderem aos principais fluxos de viagens; ampla integração entre linhas em locais de contato dos trajetos propostos, de forma a permitir múltiplas possibilidades de combinação de viagens; eliminação de sobreposições concorrentes entre ônibus e microônibus do serviço alternativo.

Um segundo aspecto profundamente reformulado pelo InterCamp é o modelo tarifário. Com a implantação do Bilhete Único, o usuário utiliza quantos ônibus e/ou microônibus precisar no período de uma hora, de segunda a sábado, ou por até duas horas, aos domingos e feriados, pagando por isso apenas uma tarifa.

Este modelo, associado à racionalidade da oferta resultante da reformulação da rede de linhas, garante a redução dos gastos médios do usuário com o transporte coletivo, economia de dinheiro que acaba revertido em alimentação, vestuário ou atividades de lazer.

Outro elemento que integra o InterCamp é o investimento em infra-estrutura, refletido nas instalações para integração das linhas, tratamentos viários que permitam prioridade à circulação dos ônibus, modernização do sistema de sinalização semafórica, comunicação visual e segurança nos pontos e travessias.

As instalações para integração das linhas compreendem estações de transferência e os atuais Terminais Urbanos, que serão requalificados em função da nova rede, atendendo aos padrões universais de acessibilidade.

O tratamento viário inclui a execução de intervenções físicas e de tráfego, com a implantação de novos corredores exclusivos à esquerda nas vias de maior utilização pelo transporte coletivo; faixas exclusivas e preferenciais em vias de menor grau de uso e melhorias de sinalização, do pavimento e das condições de embarque e desembarque nos abrigos/pontos de parada.

Com essa intervenções, pretende-se proporcionar mais conforto e segurança ao usuário, melhorar o atendimento com a redução dos intervalos entre as viagens e tempo de deslocamento e melhorar a informação oferecida ao usuário.

A comunicação no novo Sistema

O InterCamp também apresenta novo padrão visual, que atende às necessidades de modernidade, mobilidade, acessibilidade e integração na área de transportes.

Estrategicamente, sua marca remete ao mapa do município e as cores utilizadas identificam as áreas de operação e destino das linhas. Faz parte também da comunicação visual do sistema a identidade de todo material de divulgação ao usuário para informá-lo sobre as mudanças operacionais.

Assim, cada área operacional pode ser identificada por uma cor específica, utilizada nos veículos, facilitando os deslocamentos dos usuários.

As quatro áreas estão divididas da seguinte maneira:


Área 1 (azul claro) - VB Transportes e Turismo
Regiões: Ouro Verde, Vila União e Corredor Amoreiras.

Área 2 (vermelha) - Consórcio Cidade Campinas - composto pelas empresas Expresso Campibus Ltda. e Itajaí Transporte Coletivo Ltda.
Regiões: Campo Grande, Padre Anchieta e o Corredor John Boyd Dunlop

Área 3 (verde) - Consórcio Urbcamp (VB Transportes e Turismo e Coletivos Padova Ltda.)
Regiões: Barão Geraldo, Sousas, Rod. Campinas-Mogi, Amarais e Corredor Abolição.

Área 4 (azul escuro) - Onicamp Transporte Coletivo Ltda
Regiões: Nova Europa, Santos Dumont e Aeroporto de Viracopos




Postagem de JMSTC

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