Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Frota de ônibus em Santos ganha veículo 100% elétrico





Santos apresenta ônibus elétrico movido à bateria

Santos inova mais uma vez no setor de transporte público ao incorporar à sua frota um ônibus elétrico movido exclusivamente à bateria. O veículo tem emissão zero de poluentes, baixo nível de ruído e autonomia de 220km. Apresentado nesta terça-feira (22/08/2017), vai circular na linha 20, que liga o Centro ao Gonzaga (a qual desde de maio conta com outro modelo de tecnologia moderna, o ônibus híbrido - movido a óleo diesel e energia elétrica).

O elétrico à bateria, com capacidade para 45 passageiros, é o primeiro do gênero produzido no País, com chassi e carroceria nacionais para uso no transporte urbano, conforme o diretor nacional da BYD, Silvestre Sousa. A empresa formou parceria com a Volare para o desenvolvimento do projeto.

Para o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, a chegada do modelo é mais um avanço em termos de sustentabilidade e de modernização. “Santos é referência em transporte coletivo e vai continuar buscando novas tecnologias para maior conforto e segurança do usuário”.

Recarga 

O elétrico atraiu as atenções na Praça Mauá, no final da manhã desta terça-feira, também pelo visual. O veículo estampa pintura em tons variados de verde, layout com desenhos de árvores e adesivagem destacando suas características: “100% elétrico, mais ecológico, mais sustentável”.

Funciona com duas baterias, ambas instaladas no teto. A que alimenta o motor fica na parte traseira e a outra (menor), na dianteira. A recarga total ocorre em 3 a 4 horas (será feita durante a madrugada). Tem sistema de câmeras que, entre outras vantagens, vai permitir ao motorista visualizar o embarque e desembarque de passageiros.

Com piso rebaixado para acessibilidade, também dispõe de ar-condicionado e Wi-Fi.

Híbrido

Em circulação na linha 20 desde maio passado, o ônibus híbrido é movido por dois motores. Um elétrico e outro a diesel, que se alternam para o funcionando do coletivo, de acordo com a velocidade imprimida.  Parado ou até 20km, opera com energia elétrica e, a partir daí, com o motor a diesel. O modelo consome menos combustível, reduz a emissão de poluentes e também de ruído. Saiba mais sobre ele aqui



Fotos: Isabela Carrari (Diario Oficial de Santos) e Alexsander Ferraz/AT (Jorna A Tribuna)
Fonte: http://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/899184/santos-apresenta-nibus-el-trico-movido-bateria  

Divulagação e Postagem de João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus

Nenhum comentário:

Postar um comentário