Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

MAN Latin America: pioneirismo em testes com diesel de cana

30.09.2013
 Constellation 24.280


De forma inovadora, a MAN Latin America desenvolve estudos com 100% de diesel de cana em motores Euro 5 em bancada dinamométrica, cujos componentes do trem de força são medidos a partir de uma análise estática simulando assim, diferentes condições de operação. Os primeiros resultados apontam dados extremamente satisfatórios: 15% de redução de emissões de NOx, 77% de reduções de emissões de material particulado e diminuição em 42% de opacidade (fumaça preta). Com mais de 500 horas de testes, itens como potência, torque, consumo e durabilidade mostram as vantagens deste biocombustível. O diesel é fornecido pela Amyris, referência mundial no desenvolvimento de diesel de cana.

A empresa trabalha agora para expandir o escopo da pesquisa com testes de campo. A primeira fase foi realizada em caminhões Constellation da Coca-Cola Andina Brasil. Foram testados quatro caminhões 17.190 e dois 24.280, todos movidos com 100% de diesel de cana, durante o mês de junho, no Rio de Janeiro. Os testes com motores Euro 5 resultaram em considerável queda na emissão dos principais poluentes veiculares causadores do efeito estufa, como gás carbônico, e aqueles que contribuem para degradação da qualidade do ar, como o material particulado.

Os testes renderam ainda destaque internacional à montadora. Também em parceria com a Amyris para avaliações em motores TDI (Turbocharged Direct Injection) nos Estados Unidos, a Volkswagen Alemanha reconhece a contribuição da MAN Latin America como decisiva para manter o Grupo Volkswagen na vanguarda mundial em prol da formatação de uma mobilidade mais sustentável.

A MAN Latin America deu início aos estudos com diesel de cana ainda com veículos Euro 3. O pontapé inicial foi dado com a Santa Brígida, empresa de transporte urbano de São Paulo, quando testou cinco Volksbus 17.260 V-Tronic, com mistura de 10% de diesel de cana e 90% de diesel metropolitano, entre dezembro de 2011 e fevereiro de 2013. Os veículos percorreram mais de 500 mil Km. O abastecimento foi realizado pela BR Distribuidora dentro da sede da empresa, também com diesel desenvolvido pela Amyris.

Para avaliação dos componentes, a MAN Latin America utilizou veículos originais de fábrica, o que salienta a adequação deste combustível aos motores da linha de produtos da montadora. O objetivo da empresa é realizar testes com diesel que não necessite readequação dos motores originais dos caminhões ou ônibus, e que possam maximizar o resultado operacional dos frotistas.


Fonte: MAN Latin America

Nenhum comentário:

Postar um comentário