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domingo, 13 de outubro de 2013

Ônibus elétrico chinês vai operar por 15 dias em Salvador




Ônibus elétrico chinês vai circular por 15 dias em Salvador

Veículo é produzido pela BYD. Linha contemplada será Estação Lapa/Aeroporto

A linha Estação Lapa/Aeroporto, do sistema municipal de Salvador, vai contar nos próximos dias com dois ônibus movidos totalmente à eletricidade, por aproximadamente duas semanas.
Os veículos são fabricados pela BYD, uma das maiores empresas chinesas que atua neste mercado.
As baterias precisam ser recarregadas na garagem e têm autonomia de tráfego de 200 quilômetros.
Durante o 3º Encontro de Secretários de Meio Ambiente das Capitais, o representante da pasta em Salvador, disse que a tarifa será de R$ 2,00 e a verba vai ser destinada as Osid – Obras Sociais Irmã Dulce.
De acordo com o secretário, Ivanilson Gomes, o uso de ônibus com tecnologias alternativas ao petróleo é um dos objetivos da administração local, já que estes veículos, além de poluírem menos, são mais silenciosos e confortáveis.
O valor deste ônibus é de cerca de R$ 800 mil. Um convencional pode ter custo de aquisição em média de R$ 350 mil a R$ 500 mil.
Mas os ganhos ambientais, com a redução da quantidade de internações hospitalares geradas pela poluição, e a vida útil destes ônibus que pode ser até duas vezes maior, deixam o uso de ônibus elétricos vantajoso, de acordo com especialistas.
Os veículos elétricos já operam em países como China, Cingapura, Taiwan, Itália, Holanda, Alemanha e Estados Unidos. Já o Brasil possui duas empresas que fabricam em território nacional ônibus menos poluentes. Em Curitiba, a Volvo faz o elétrico-híbrido, que possui dois motores, uma elétrico e outro a combustão, e em São Bernardo do Campo,. a Eletra fabrica sistemas de ônibus híbridos e de trólebus, inclusive trólebus com marcha autônoma, sistema que permite com que este tipo de veículo circule por alguns quilômetros sem a dependência da rede aérea.
Os ônibus elétricos híbridos podem reduzir em até 90% a emissão de alguns poluentes e em cerca de 35% o consumo de combustível.
Já os trólebus e ônibus puramente elétricos a baterias não emitem poluentes na operação e dispensam combustíveis.
Empresas brasileiras já planejam ônibus elétricos puros somente com baterias, com recarregamento mais fácil e rápido, na garagem e também nos terminais.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.




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