Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 15 de novembro de 2014

São Paulo - Pontos de ônibus ganharão painéis com informações sobre linhas e itinerários

18:15 12/11/2014


Decreto 55.673, publicado nesta quarta-feira (12) no Diário Oficial da Cidade, regulamenta a Lei 15.962, que obriga pontos de ônibus a terem painéis com informações sobre as linhas e itinerários


Todos os cerca de 19 mil pontos de parada para ônibus da cidade, formados por abrigos tradicionais ou por totens, ganharão um painel de apoio ao usuário, contendo informações como o nome, o número e o destino das linhas que passam por eles. A expectativa, de acordo com a SPObras, é que os adesivos comecem a ser instalados no início do próximo ano pela concessionária Ótima, que responde pela instalação e manutenção dos pontos, depois que a SPTrans enviar as informações.

A melhoria está prevista na Lei 15.962 de janeiro deste ano, que foi regulamentada nesta quarta-feira (12) pelo prefeito Fernando Haddad, por meio do Decreto 55.673, publicado no Diário Oficial da Cidade. Além das informações sobre o itinerário, os painéis terão de informar a categoria das linhas e identificar as diferenciadas, como noturnas e circulares.

Nos pontos finais, geralmente nos terminais urbanos, será obrigatório ainda informar os dias de operação das linhas, o horário programado para as primeiras e últimas partidas, além da frequência média dos ônibus. Nesses locais, também será obrigatória a implementação de um sistema que permita a consulta do resumo operacional de cada linha por meio de equipamento eletrônico, como um QR Code ou código de barras.

Desde junho deste ano, os pontos de ônibus da cidade já vinham recebendo adesivos com os chamados QR Codes, que ao ser fotografado por smartphones pode ser decodificado, proporcionando o acesso de informações atualizadas sobre ações que estão sendo realizadas no local. Até o fim de setembro, 20 pontos já ofereciam a tecnologia e a meta é instalar 250 por mês em São Paulo. Para utilizar este sistema é necessário que o usuário tenha em seu celular um aplicativo que decifre o código. O site da SPTrans também permite ao usuário consultar informações sobre linhas e itinerários.

Além disso, todos os 15 mil veículos que operam no sistema de transporte público municipal são equipados com GPS, equipamento que permite o acompanhamento em tempo real dos coletivos. No site Olho Vivo, desenvolvido pela SPTrans, é possível visualizar um mapa do trajeto de alguns veículos e as suas posições em tempo real.

O contrato entre a Prefeitura de São Paulo e a concessionária Ótima, assinado em 2012, prevê que até o fim de 2015, deverão ser instalados 6.500 novos abrigos de ônibus, além da troca de 12,5 mil totens. Até o fim de outubro, tinham sido instalados cerca de 3.900 novos abrigos. A empresa tem a concessão do mobiliário urbano por um período de 25 anos.

Fonte: Prefeitura de São Paulo
http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/4981

Nenhum comentário:

Postar um comentário