Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 29 de novembro de 2014

Boa Vista - Transporte coletivo terá 12 novos ônibus com acessibilidade

19 de novembro de 2014 • 10h54


Transporte coletivo terá 12 novos ônibus com acessibilidade
(Eduardo Andrade)
A inclusão da pessoa com deficiência e a qualificação do transporte público 
fazem parte do plano de governo da prefeita Teresa Surita

 Os usuários do sistema de transporte coletivo de Boa Vista terão mais qualidade e conforto a partir desta terça-feira, 18. A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), recebeu 12 ônibus 0/km, com plataforma de acessibilidade para cadeirantes. A inclusão da pessoa com deficiência e a qualificação do transporte público fazem parte do plano de governo da prefeita Teresa Surita.  

Para a prefeita, essa é uma grande conquista nesses dois anos de gestão. “Ano passado fizemos uma renovação da frota e substituímos ônibus antigos por ônibus mais novos, com uma média de quatro anos de uso. Estamos recebendo hoje 12 novos ônibus, aumentando a condição de acessibilidade para as pessoas com deficiência. Tínhamos ano passado 43% da frota acessível, hoje temos 79%. É um grande avanço e a população vai se beneficiar muito com isso”, destacou Teresa, ao informar que a meta é atingir 100% da frota de ônibus com acessibilidade na capital.

O presidente da Emhur, Edgard Magalhães, explicou a importância em atrair cada vez mais pessoas a utilizarem o transporte coletivo. “O ônibus é mais ecológico, polui menos, diminui a circulação de carros, pois transporta 50 pessoas de uma vez, e tem custo de manutenção menor. É tudo o que as cidades precisam, ter um sistema de transporte coletivo de qualidade, seguro e confortável para a população”, frisou.

A cadeirante Maria Bernarda Oliveira, de 79 anos, participou da entrega dos veículos e ficou feliz em ver que estão investindo no transporte público na capital. “Sempre que preciso utilizo o meio de transporte coletivo, por isso fiquei muito satisfeita com os novos ônibus. Fiz o teste e me passou muita segurança na hora de subir no ônibus. Fiquei bem confortável”, declarou.

Veículos - Todos os ônibus são 0/km com capacidade entre 43 e 50 passageiros sentados, poltronas estofadas, iluminação de led, chassis Mercedes Bens com uso de Diesel S10 com Arla, com menos poluentes que os modelos convencionais. Eles serão distribuídos em 10 linhas diferentes, considerando as linhas com maior quantidade de passageiros. As empresas responsáveis pela aquisição dos ônibus e operação das linhas em Boa Vista são a Viação Cidade de Boa Vista e Cidade Boa Vista Transportes Urbanos.

Novas linhas - Desde o ano passado o número de ônibus em circulação na cidade aumentou em cinco veículos. Novas linhas foram criadas para atender os bairros Nova Cidade, Silvio Botelho, Caranã e Centenário, além de mais uma linha direta na Ataíde Teive.

Foram ampliadas as linhas do Cidade Satélite e do Pérolas do Rio Branco para servir aos novos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, assim como melhorado os itinerários para atender  ao bairro Operário, UFRR, Monte das Oliveiras  e Pátio Roraima Shopping. Os bairros Cauamé, Jóquei Clube, Caranã e Araceli Souto Maior passaram a contar com ônibus também aos domingos. Agora todos os bairros possuem ônibus aos domingos.

Fonte: Prefeitura de Boa Vista
http://www.boavista.rr.gov.br/noticia/1857/Transporte_coletivo_ter%C3%A1_12_novos_%C3%B4nibus_com_acessibilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário