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sábado, 15 de novembro de 2014

Pesquisa de transporte público de Praia Grande entra em nova fase


13/11/2014 | Jaqueline de Marco
Relatório final deve ser entregue até janeiro de 2015
 
A pesquisa Origem-Destino (OD) do transporte municipal de Praia Grande, iniciada em maio, teve sua etapa de entrevistas domiciliares finalizada no início do mês de novembro. No total, aproximadamente 3 mil residências foram visitadas por agentes comunitários de saúde, que foram treinados para realizar a atividade em diversos pontos da Cidade. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Transportes (Setransp). O produto final do trabalho (pesquisas domiciliar, embarcada e de opinião) será um novo Plano Municipal de Transportes, que integrará o Plano de Mobilidade Urbana de Praia Grande, que está sendo elaborado sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento.

Na fase atual do trabalho, representantes da empresa vencedora do processo licitatório para a realização da pesquisa estão tabulando os dados e realizarão a aferição da rede e o levantamento de resultados para apresentar propostas de melhorias do sistema em cenários a curto, médio e longo prazos. A previsão é que na primeira quinzena de janeiro um primeiro relatório de diagnóstico seja entregue à Setransp.

A pesquisa domiciliar é uma das etapas da Pesquisa OD. O trabalho incluiu também a Pesquisa de Frequência de Ocupação Visual (com pesquisadores analisando de fora dos ônibus a lotação dos veículos), Pesquisa de Imagem (entrevista com usuários nas ruas e terminais sobre assuntos relacionados ao tema como perfil dos motoristas, tarifa, entre outros), Pesquisa Embarque/Desembarque (com o pesquisador dentro do veículo pontuando quantas pessoas entram e deixam o ônibus a cada ponto), Pesquisa de Velocidade (tempo que leva para chegar ao ponto final), Pesquisa OD Embarcada (entrevistas com usuários dentro do ônibus) e, por fim, a OD domiciliar.

A secretária de Transportes, Raquel Chini, destacou que Praia Grande busca constantemente o aprimoramento da qualidade do serviço prestado. “A Cidade tem realizado diversas ações em busca de um transporte de qualidade, que respeite o cidadão e que se preocupe com o Meio Ambiente. O resultado melhorará a logística e planejamento do transporte público em Praia Grande, que poderá incluir alterações de itinerário, remanejamento de ônibus entre outras ações”, afirmou.

Domiciliar - Durante o treinamento, os agentes de saúde receberam orientações de funcionários da empresa vencedora do processo licitatório sobre como deveriam ser a abordagem e também indicações sobre o preenchimento dos questionários. Dentre as informações que foram coletadas nesta etapa estavam rotina de viagem utilizando o transporte público coletivo, trajeto e linhas mais utilizadas.

A pesquisa foi agregada por setores censitários, ou seja, por locais visitados durante o Censo, do IBGE, para que as informações sejam as mais próximas da realidade. E mais de 17 mil residências receberam cartas comunicando a possível visita e trabalho do pesquisador.
Chini explicou a contratação dos agentes comunitários de saúde para realizar o serviço. “Estes profissionais foram contratados pela empresa e realizaram as pesquisas após a jornada de trabalho. Foi dada a oportunidade de participação deles no processo, pois como trabalham diretamente com a comunidade eles têm uma melhor receptividade e, consequentemente, obtiveram melhores informações”.

Para tirar dúvidas sobre o serviço, o munícipe pode entrar em contato com a Setransp através do telefone 3491-6064 ou pelo email setransp@praiagrande.sp.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande
http://www.praiagrande.sp.gov.br/

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