Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 29 de novembro de 2014

DF - Mudanças no sistema do BRT entram em vigor neste sábado

Quarta, 19 Novembro 2014 17:18

Mudanças no sistema do BRT entram em vigor neste sábado

Foto:Mary Leal/Arquivo
  Johnny Braga, da Agência Brasília

Os usuários deverão usar o Expresso DF e a integração com outros ônibus para chegar a destinos como Cruzeiro e Paranoá
BRASÍLIA (19/11/14) - O Expresso DF Sul passará por mudanças a partir do próximo sábado (22). Todas as linhas que saem do Gama ou de Santa Maria, operadas pela Viação Pioneira, passarão a ser integradas ao BRT. Com isso, os passageiros deverão utilizar o Expresso DF e desembarcar na Estação Park Way ou Rodoviária do Plano Piloto para chegar a destinos como Cruzeiro, Paranoá e Guará (confira abaixo).

No mesmo dia, 100% dos ônibus do BRT entrarão em circulação e toda a frota do Gama será renovada, não existindo mais ônibus da frota antiga em operação. Dessa forma, mais de 50 veículos convencionais da antiga frota saem de circulação e 25 articulados – que serão remanejados entre as linhas – entram em operação.

Segundo o diretor-geral do DFTrans, Jair Tedeschi, com a medida, haverá aumento na frequência dos horários. "Hoje, quem sai do Gama para o Cruzeiro conta com seis saídas diárias, com a mudança existirão 50. Ou seja, haverá mais ônibus e maior comodidade para se deslocar para esta e outras regiões, no entanto, o usuário deve adquirir um dos cartões do SBA para fazer a integração e pagar apenas uma única tarifa", explicou.

ENTENDA – Quem sai do Gama ou Santa Maria para Cruzeiro, Sudoeste, Guará, Núcleo Bandeirante e W3 Norte e Sul deverá pegar uma das linhas alimentadoras e desembarcar nos terminais de integração do BRT. Desse ponto, poderão acessar os ônibus do Expresso DF até a Estação Park Way, onde deverão desembarcar e se deslocar até os abrigos nas margens da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), ao lado da estação, para pegar o outro veículo que os levarão até essas cidades.

As linhas com destino ao Paranoá, SIA e Lago Sul sairão do abrigo ao lado da Estação Park Way no sentido Gama/Santa Maria para o Plano Piloto. As demais do SAAN, SMU, Guará, Núcleo Bandeirante e Sudoeste sairão da parada que está no sentido inverso.

Os passageiros que seguem para a W3 Sul ou para o Setor de Indústrias Gráficas (SIG) contarão com linhas saindo direto dos terminais de integração para esses dois destinos nos horários de pico. Nos demais horários, essas linhas sairão do terminal do Park Way, não havendo necessidade de os usuários se deslocarem para os abrigos da Epia.

Haverá mudanças nas linhas com destino à W3 Norte, L2 Sul e Norte, Esplanada e Lago Norte. Os passageiros que seguirão rumo a esses destinos deverão desembarcar na Rodoviária do Plano Piloto e fazerem a integração em outros ônibus para seus destinos.

Os cartões do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) podem ser adquiridos nos postos do SBA, nos terminais do BRT, na Estação Park Way ou em qualquer BRB Conveniência. Com um dos cartões, o usuário pode utilizar até três ônibus, no tempo máximo de 2 horas, pagando o total de R$ 3.

Fonte: Agência Brasília
http://www.df.gov.br/conteudo-agencia-brasilia/item/17338-mudan%C3%A7as-no-sistema-do-brt-entram-em-vigor-neste-s%C3%A1bado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário